• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Substituir um 78xx por um switching regulator ?

Started by vasco, 12 de October de 2018, 21:12

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

vasco

Tenho visto nos últimos tempos alguns anúncios sobre gingarelhos que são substituições diretas para os reguladores de 3 pinos. Alguns até têm aproximadamente o mesmo tamanho mas a maior parte deles são mais volumosos.
E lembro-me que já há uns 3 anos havia um gajo no facebook que dizia que substituía o 7805 do zx spectrum por um Traco Power e conseguia eliminar completamente o dissipador.

Pergunto se isto tem pernas para andar, estive a ver a datasheet do Morsun K7805-2000R3 mas não sei avaliar se 180mVp-p a 20 MHz (worst case) é ou não um impedimento para a maior parte das situações.
Também parecem ser mais piquinhas relativamente aos condensadores de filtro que nos 78xx são metidos mais ou menos com base naquilo que se tem à mão, ou no que cabe na placa e aqui parece que têm que ter valores mais exatos.

Em situações como a do zx spectrum em que as fontes supostamente de 9V eram tão boas que normalmente davam 14V e ás vezes 16V ter um regulador que não aquecesse tanto seria uma bênção e  provavelmente evitariam a maior parte das avarias. Tenho andado com vontade de tirar o meu do armário, mudar os condensadores e por o gajo a trabalhar outra vez... ;-) [note to self: NÃO ESQUECER - CENTER NEGATIVE !!!! ]

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

senso

#1
Usa uma coisa de uma marca respeitável e tens zero problemas, tens alternativas da TI, Meanwell, CUI, Traco Power, Murata, e outras, tens desenhos pelo github com uns da Micrel que dão para 1A.

Por exemplo:
1A:
https://eu.mouser.com/ProductDetail/CUI/VXO7805-1000?qs=sGAEpiMZZMt6Q9lZSPl3RQsOIly2NLEk53El5LuyzWZFplqELT%252bS%252bQ%3d%3dA

1.5A:

https://eu.mouser.com/ProductDetail/Murata-Power-Solutions/OKI-78SR-5-15-W36-C?qs=sGAEpiMZZMt6Q9lZSPl3RZClZUSM9XSr2SmbQFgJuaU%3d

O OKI com uma carga de 1A e Vin de 36v tem 34mV de ripple.

Olhando para a datasheet, é tirar os ceramicos á volta do 7805(caso existam) e montar um par de eletroliticos de aluminio, tipo estes:

https://eu.mouser.com/ProductDetail/Wurth-Electronics/860010473011?qs=sGAEpiMZZMtZ1n0r9vR22emd73sC8nR%2f%252btHTMenRhuu3zzhnBnSd9w%3d%3d
Avr fanboy

beirao

Nunca utilizei um módulo desses para substituir um LDO, mas também já tinha lido sobre isso.
Assim de repente, diria que depende muito da aplicação que queres: os módulos comutados são bem mais caros que um LDO banal, mas se precisares de dissipar potência pode ser uma solução. Por outro lado, em termos de espaço da PCB, talvez tenhas de colocar uns bons eletrolíticos para não teres ripple, o que pode ser uma desvantagem. Como disse, depende da tua aplicação!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

vasco

Já vi uns no ebay que parecem ter o mesmo tamanho que um 78xx, mas têm um aspeto meio xuleco, não sei mesmo se arriscava por em alguma coisa mais importante.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

senso

Os que deixei o link são do tamanho de um 7805 em encapsulamento TO-220, quanto muito ligeiramente mais espessos, mas é tipicamente uma dimensão não critica.
Avr fanboy

vasco

Quote from: senso on 15 de October de 2018, 22:25
Os que deixei o link são do tamanho de um 7805 em encapsulamento TO-220, quanto muito ligeiramente mais espessos, mas é tipicamente uma dimensão não critica.

Desculpa, mas o link da Mouser abre simplesmente uma página genérica, deve ter um token de sessão no link.

Os que me referia da ebay são (por exemplo) estes: https://www.ebay.com/itm/272451377177
E este até é um que nem tem muito mau aspecto.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

senso

Não tem token, mas está chato o primeiro link..

Referencias:

580-OKI78SR5/1.5W36C

490-VXO7805-1000

Condensador:
710-860010473011
Avr fanboy

vasco

Sim, esses têm melhor aspeto... :-)

Já alguém experimentou numa aplicação real substituir um 78xx por uma coisa destas ? (independentemente da qualidade).

Mesmo os do ebay ainda custam substancialmente mais caro que os 78xx.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.