• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Detecção de Obstáculos por IV

Started by Rui, 26 de August de 2009, 00:09

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Rui

Estou a pensar comprar alguns componentes entre os quais um sensor de distância por infravermelhos.
Tenho lido muita coisa sobre os sensores da Sharp mas custam cerca de 10$.

Usando este emissor e detector vendido pela sparkfun (https://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=241) qua custa apenas 1.95$ qual será a distância máxima a que consigo detectar objectos?
Será que as mudanças na luz ambiente afectarão os resultados?

Estive a pesquisar bastante e a ler uns quantos tutoriais, incluindo este tutorial escrito pelo tr3s. Reparei que ele faz piscar a LED IV a uma determinada frequência e depois de ter andado a pesquisar reparei que muitos sensores apenas recebem sinais a uma determinada frequência, 38Khz por exemplo mas este sensor da sparkfun (datasheet) não fala de frequência nenhuma :S

Será que não é necessário fazer a led piscar devido ao sensor apenas ser sensível a um comprimento de onda de 940nm?

Cumprimentos,
Rui

Capeleiro

Também já comprei alguns componentes para um sensor de distâncias, e deixa-me dizer que não custou mais 80 cêntimos o emissor e o receptor. (Publicidade à parte, foi na Aliatron, procura por fototransístor e fotodíodo, que na realidade é um simples LED IV)

Pela experiência que tenho, esses sensores são bastante influenciados pela luz. Com muita claridade, a luz de fora "ofusca" o sensor e ele fica bem menos sensível. Já no escuro a sensibilidade aumenta. Ah, também é importante saber que numa superfície preta a sensibilidade é muito menor, porque o preto não reflecte tão bem a luz. Só por exemplo, utilizei um sensor parecido num carrinho que detectava o branco a 20 ou 30 cm, mas o preto a 5 ou 10cm...

Eu não sei dar a explicação teórica, mas o certo é que com o fototransístor não precisei de fazer o LED piscar, porque ele funciona basicamente como um LDR, mas sensível à luz IV e neste caso 940nm mais ou menos.

A distância não sei dizer qual é exactamente porque ainda não fiz esses testes, mas por esse preço podes comprar uns e testar que mal eles não hão de funcionar...  ;D

maurosmartins

Olá Rui, eu tb já fiz uns sensores de proximidade usando IR. Mas para os tornares mais imunes a interferencias externas, deves faze-los piscar :D

Eu usei em vez do fototransistor unicamente um receptor TSOP1738 e assim sendo a frequência a que o LED IR tem de piscar é de 38KHz! existem mtos esquemas na net que costumam envolver um NE555.

experimenta pesquisar no site ROBOT ROOM que tem boa informação!

Cumprimentos, Mauro.

Rui

Obrigado pelas respostas, vou ver se encomendo um par de emissores e receptores para a proxima semana mas acho que vou mandar vir um sensor da sharp também não vá isto correr mal hehe.