• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Balão de Água

Started by almamater, 26 de November de 2020, 16:50

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

almamater

Olá,

Na família sempre existiram estes 'balões' ligados a furos\bombas de água mas nunca me questionei como funcionam mesmo na prática.

Tenho a ideia de que ficam cheios de água+ar e desligam\ligam a bomba automaticamente e sempre que necessário.

Recentemente uns familiares instalaram isto:


Intrigou-me apenas o alerta que está colado junto às características do mesmo:


Este alerta será apenas para a 'fibra' com que é feito e apenas isso ou terá algum risco para a saúde (se bebermos daquela água) uma vez que a água passa por dentro?

senso

Proposta 65, é vendido na California e lá TUDO leva com esses autocolantes, porque tecnicamente TUDO te pode provocar cancro..
Avr fanboy

jm_araujo

#2
É isso que diz senso, deve ser por causa da fibra.

https://www.hidraulicart.pt/autoclaves/
Os balões em sí não ligam/desligam nada. Isso é tarefa do pressostato que não costuma estar longe.
Tem um balão interior que enche de agua em borracha, a água não entra em contacto com o depósito.
Bem regulados na pressão mínima que faz ligar o motor estão cheios de ar. Ajusta-se aliviando a pressão toda da água (desliga-se o motor e abre-se uma torneira) e enche-se com um compressor ou bomba manual a uma pressão um bocado abaixo desse mínimo,  numa válvula que costumam ter para o efeito. : https://www.hidraulicart.pt/substituir-membrana-autoclave-wellmate/

Ao ligar o motor, vai pressurizar e encher o balão água e comprimir o ar. Esse ar comprimido server de acumulador de pressão para evitar que o motor esteja sempre a ligar e desligar sempre que se abre uma torneira.

Eu tinha um desses em casa, mas fartei-me da pressão sempre a variar e troquei por um controlador automático torna desnecessário o balão, mas depende do motor que se tem se dá para usar. (fala no link acima)


almamater

Boa! Não fazia ideia que havia um outro balão de borracha dentro dele.

Obrigado pela explicação!

A Proposta 65  :o é então do material com que é efeito por fora.