collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[03 de Julho de 2025, 19:35]

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Votação

Do you Liked it?

No.
0 (0%)
YES.
1 (100%)

Votos totais: 1

Autor Tópico: PLC open source com RTC e USB  (Lida 52474 vezes)

Offline jp_

• Mini Robot
  • *
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #45 em: 15 de Abril de 2010, 23:49 »
olá robertofonte,

Sim acho que está na altura de voltar a pegar neste projecto.
Tenho adiado mas ainda bem que te juntas.
gostava que desses opinião e pesquisa sobre ladder pic e inteira-te do que o compilador é capaz.

Tenho uma questão.

Qual o Ic a usar para implementar comunicação RS485?
concorda com o uso de um bootlloader
ex: este
http://www.etc.ugal.ro/cchiculita/software/picbootloader.htm

jp_

Offline flyfox

• Mini Robot
  • *
  • Man Over the machine!
« Responder #46 em: 16 de Abril de 2010, 11:50 »
ola a todos, tenho visto o vosso empenho neste projecto e conheço uma solução k pode ajudar um touch screen k tambem é um plc com um relogio de tempo real é programado com duas linguagens de programação ladder e basic, falo do Cutouch da Comfile http://www.cubloc.com/product/03_01ct1721c.php

Offline jp_

• Mini Robot
  • *
« Responder #47 em: 16 de Abril de 2010, 15:27 »
olá flyfox,

Certamente que é a uma coisas dessas, "parecida" com as mesmas funcionalidades a diferença é: - open source. Não estamos aqui à procura de um produto comercial, eu sei que eles existem, mas sim criar um e que fique livre para quem o quiser implementar.
Nesse sentido não consegui ver o que ajuda o link que enviaste, não encontrei informação de como o implementar nem como  foi implementado.
O objectivo é criar, desenvolver um circuito e software de código aberto para poder ser usado por outros que se interessem pelo assunto.

Talvez possas acrescentar algo mais no sentido de nos explicar como funciona o  Cutouch da Comfile para verificar-mos se podemos aproveitar alguma coisa como ideia para implementação.

jp_
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 18:51 por jp_ »

Offline Sextafeira

• Mini Robot
  • *
« Responder #48 em: 18 de Julho de 2010, 03:50 »
Boas

Existe outro tipo de linguagem para programar plc é o "grafcet", essas linguagem podem variar de marca para marca.

Vou deixar a minha opinião relativamente a este tópico, não pensem que não quero ajudar ou estou a dizer mal do tópico, simples a minha opnião,quando por exemplo nos usamos os plc para controlar um maquina o plc , deve ter um interface sempre on para que possa-mos ver o funcionamento na maquina, ex: um computador com um programa feito em visual baisc, esse programa esta constantemente a fazer leitura de tudo dependendo da maquina claro (temperaturas, rpm motor, torque do motor, fusivel queimado, quase é permitido ver...).

Dentro o plc pode conter pouco programa, porque quem pode controlar o plc pode ser o programa em visual basic, eu falo em visual basic porque é  um linguagem que me safo melhor, porque no curso em que estava fazia só interfaces com visual basic.

Vou ficar de olho no tópico e ajudo no que precisarem.

Cumprimentos

Offline jp_

• Mini Robot
  • *
« Responder #49 em: 19 de Julho de 2010, 11:23 »
Olá Sextafeira, Antes de mais obrigado por partilhares as tuas ideias.

deve ter um interface sempre on para que possa-mos ver o funcionamento na maquina, ex: um computador com um programa feito em visual baisc, esse programa esta constantemente a fazer leitura de tudo dependendo da maquina claro (temperaturas, rpm motor, torque do motor, fusivel queimado, quase é permitido ver...).

Esta é umas das ideias que eu pretendia implementar. Este interface que referes deveria estar no bootloader de forma que mesmo que o PLC não tivesse programa nos envia-se o estado das entradas e saídas assim como a sua configuração. Por sua vez o programa no PC servia de monitorização de estados e configurações, com a possiblidade de ser personalizado em função de cada aplicação.

Dentro o plc pode conter pouco programa, porque quem pode controlar o plc pode ser o programa em visual basic, eu falo em visual basic porque é  um linguagem que me safo melhor
Já relactivamente a ser o PC a controlar o PLC não estou de acordo, o PLC deve ser autonomo e mesmo quando interligarmos vários PLC pendurados numa rede RS485(por exemplo) cada um tem que ter a sua lógica e apenas reportar os seus estados, isto não quer dizer que não aceite ordens pela rede mas o seu programa interno é quem dicide. O princípio de control distribuido deve de estar presente.

Se poderes ajudar agradeço, preciso de ajuda com o software que pode ser em VB para ler da porta serie o estado das diversas variaveis do PIC, e transpor esses valores para uma plataforma gráfica.

jp_

Offline Sextafeira

• Mini Robot
  • *
« Responder #50 em: 21 de Julho de 2010, 14:01 »
Boas

Sim claro eles tem de ter um lógica , o que queria dizer era não ter um programa completo algumas coisa o pc é que controla.

O programa para a porta serie posso fazer na boa, para ler e escrever. Vou ver se arranjo um pic ou algo assim, para poder fazer o programa e ir testando, porque numa trabalhei com um pic de verdade dei algumas coisas na escola sobre o 8051 e mal sei trabalhar com aquilo.

Cumps

Offline jp_

• Mini Robot
  • *
« Responder #51 em: 21 de Julho de 2010, 15:09 »
Olá Sextafeira,

Se vais tentar arranjar um pic, pede samples e podes começar pelo 16f886 ou 16f887 são compatíveis com o compilador ladder pic
http://www.cq.cx/ladder.pl
programador para carregar o bootloader
http://www.olimex.com/dev/pic-pg1.html
tinybootloader
http://www.etc.ugal.ro/cchiculita/software/picbootloader.htm

pedes samples de max 232 na texas e montas o circuito numa bredboard, pronto depois destes passos estás pronto para começar a comunicar PC <=> PIC.
Olha podes envia-rme uma funçao em VB2008 para comunicar com a porta serie rs232.
Bom trabalho.
jp_

Offline Sextafeira

• Mini Robot
  • *
« Responder #52 em: 21 de Julho de 2010, 20:29 »
Boas

Desde ja obrigado pela ajuda relativa aos pic's : )

Vou deixar aqui um link que já tem um programa feito e muito mais completo em vb2008.
http://www.innovatic.dk/knowledg/SerialCOM/SerialCOM.htm podes fazer o download do programa no fim da pagina. :)

Cumps

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues

Offline andre_f_carvalho

• Mini Robot
  • *
    • Pro - andrefcarvalho
« Responder #54 em: 31 de Agosto de 2010, 01:52 »
Boas

Existe outro tipo de linguagem para programar plc é o "grafcet", essas linguagem podem variar de marca para marca.

Vou deixar a minha opinião relativamente a este tópico, não pensem que não quero ajudar ou estou a dizer mal do tópico, simples a minha opnião,quando por exemplo nos usamos os plc para controlar um maquina o plc , deve ter um interface sempre on para que possa-mos ver o funcionamento na maquina, ex: um computador com um programa feito em visual baisc, esse programa esta constantemente a fazer leitura de tudo dependendo da maquina claro (temperaturas, rpm motor, torque do motor, fusivel queimado, quase é permitido ver...).

Dentro o plc pode conter pouco programa, porque quem pode controlar o plc pode ser o programa em visual basic, eu falo em visual basic porque é  um linguagem que me safo melhor, porque no curso em que estava fazia só interfaces com visual basic.

Vou ficar de olho no tópico e ajudo no que precisarem.

Cumprimentos

boas,

pelo que aprendi na programação do plc e coisa e tal "grafcet" n se pode definir com uma linguagem de programação, e sim como uma forma de simplificar o programa propriamente dito do plc.
o "grafcet" é quase escrever o programa em modo de cascata

cump

Offline CLPDUINO

• Mini Robot
  • *
« Responder #55 em: 21 de Julho de 2011, 15:54 »
CLPDUINO
Gostaria de agradecer ao arduino (arduino projeto)  e o plcopen editor (beremiz projeto)

Site:  http://www.beremiz.org/

Site: http://www.arduino.cc/

A partir destes grandes projetos eu desenvolvi o clpduino é filho de arduino e plcopen editor.

Criei a partir do código livre do plcopen editor  o software  para programar o clpduino.  A partir do hardware do arduino  criei o hardware  do clpduino , filho de gigantes open source nasceu  filho brasileiro com o nome clpduino. 

Mas um open source para ajudar o mundo.

Foto do ide :

CLPDUINO

8  Entradas digitais (para sensores e chaves de comutação, etc)

8  Saída digital a rele (para ligar lâmpadas motores etc. )  pode ser expandido até 5 módulos com 8 saídas cada, a transistor.

4  Entrada analógica 0. .5V  (Pode ser usado para ler sensores de temperatura ou potenciômetro,etc.)

3  Saída PWM 0..5v (pode virar saída analógica se colocar resistor + capacitor), serve para controle de velocidade  para inversores de freqüência , ou controle de motores de passo,etc.)

1  Porta serial RS-232 (para programação e monitoração, e uso da IHM ou Supervisórios)

A programação é feita em Ladder com o software (CLPDUINO) ou em linguagem arduino (ARDUINO)

É possível controlar pequenas máquinas e monitorar sensores com ele.

Também é possível a integração com o HMI G3 Supervisórios

Tensão de alimentação 12 DC + - 10%.

Tensão suportada pelas entradas digitais 12 a 26 DC.

A IHM serve para interface de ajuste, por exemplo ajuste de tempo, ligar uma lâmpada, etc.

Tenho a placa CLPDUINO pronta para venda se alguém quiser comprar ela custa R$300,00 sei que o preço esta meio alto mas estou lutando para melhorar isso, e ficar com um preço melhor.

Tenho também a IHM para ela custa R$200,00 tem um display serial com bornes para 9 botões to lutando para melhorar o custo, espero logo ter um preço melhor .

Uma opção de criar o módulo de entrada e saída para o arduino padrão que pode ser feita pela maioria das pessoas que tenha uma noção de eletrônica , o diagrama se encontra no rodapé.   

Email : flavioleivafilho@hotmail.com

Foto do clpduino :

Este software que esta o link tem muita coisa que estou fazendo ainda não esta perfeito mais já compila e envia bem, gostaria de pedir paciência logo estará  melhor o software, tem erros de português eu peço desculpa pelos erros. Mais  muita coisa estou revisando e criando o manual do software  e melhorias por favor  se encontrar erros mande para meu e-mail para poder consertar.  Agradeço a todos que acreditam na idéia de um mundo melhor e livre (open source)

Link do software CLPDUINO: http://www.megaupload.com/?d=6HXG8IFJ   *Novo (agora e possível usar todos os pinos do arduino mega)

HMI G3 PARA CLPDUINO :https://sites.google.com/site/hmig3escada/baixar/HMIG3%2BTELAS%2BCLPDUINO.zip?attredirects=0&d=1

Vídeo do YouTube

No rodapé se encontra o anexo de um diagrama para criar o módulo de entrada para o arduino in-clpduino.zip (só entrada digital)

No rodapé se encontra o anexo de um diagrama para criar o módulo de entrada digital e analógica para o arduino in-clpduino-in-analog.zip  (entrada digital+ analógica)

No rodapé se encontra o anexo de um diagrama para criar o módulo de Saída digital  para o arduino out-clpduino.zip (saida digital)

No rodapé se encontra o anexo de um diagrama + placa de saída e entrada para arduino in-out-clpduino.zip (entrada + saída digital) tem que testar antes de usar!

Anexos (4)
in-clpduino-in-analog.zip - em 25/05/2011 12:49 por ANTONIO FLAVIO DE SOUZA LEIVA FILHO LEIVA (versão 1)
75 KB Download
in-clpduino.zip - em 25/05/2011 12:10 por ANTONIO FLAVIO DE SOUZA LEIVA FILHO LEIVA (versão 1)
44 KB Download
in-out-clpduino.zip - em 26/05/2011 19:21 por ANTONIO FLAVIO DE SOUZA LEIVA FILHO LEIVA (versão 1)
276 KB Download
out-clpduino.zip - em 25/05/2011 16:41 por ANTONIO FLAVIO DE SOUZA LEIVA FILHO LEIVA (versão 1)

Link do meu site: http://sites.google.com/site/hmig3escada/Home/clpduino

Offline andre_f_carvalho

• Mini Robot
  • *
    • Pro - andrefcarvalho
« Responder #56 em: 21 de Julho de 2011, 23:05 »
basicamente isso é programar um arduino na forma como estivessemos a programar um automato ?

Offline CLPDUINO

• Mini Robot
  • *
« Responder #57 em: 21 de Julho de 2011, 23:17 »
Sim o arduino e trasformado em um PLC o CLP que e polular no brasil.

Offline CLPDUINO

• Mini Robot
  • *
« Responder #58 em: 21 de Julho de 2011, 23:20 »
Ha ele tambem acopla um comunicação para ser controlado pelo supervisorio HMI G3

Offline andre_f_carvalho

• Mini Robot
  • *
    • Pro - andrefcarvalho
« Responder #59 em: 21 de Julho de 2011, 23:27 »
boa!! :D