collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Feira de electricidade e eletrónica por artur36
[Ontem às 23:07]


Power_OK Enermax por almamater
[Ontem às 12:10]


Recomendação de um opamp para um DAC r2r por jm_araujo
[23 de Novembro de 2017, 10:48]


RN42 e TP-Link MR3020 por doiga
[22 de Novembro de 2017, 19:22]


Ajuda Projecto IR / RF por senso
[22 de Novembro de 2017, 13:15]


Ideias para construir um quadrúpede simples por dropes
[21 de Novembro de 2017, 22:43]


Ajuda com TRIAC por senso
[17 de Novembro de 2017, 18:00]


TV LG White Screen por almamater
[15 de Novembro de 2017, 08:37]


Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa ) por luisjustin
[14 de Novembro de 2017, 23:22]


Medir Agua que está no Poço por Njay
[14 de Novembro de 2017, 13:28]

Autor Tópico: Robô salvador de vidas  (Lida 682 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Robô salvador de vidas
« em: 01 de Fevereiro de 2012, 01:54 »
Olá amigos!

Venho aqui pedir ajuda para desenvolver um projeto para competir na Feira Estadual de Robótica do meu estado aqui no Brasil.

O projeto consiste no seguinte:

É um veículo dotado de uma garra que se moverá dentro de uma arena onde estarão espalhadas diversas latas de refrigerante, umas enroladas com papel preto e outras com papel braco. O objetivo do veículo é sair vagando pela arena se desviando das latas "pretas" e se aproximando das "brancas" a fim de pegá-las e levá-las para o ponto de partida. Isso tudo tentando simular um salvamento de possíveis vítimas de incêndio.

Fazer com que o veículo se mova, identifique as latas, bem como as suas cores, eu já consigo fazer bem, a minha maior dificuldade é fazer com que ele se localize na arena.

Como sabemos, um plano bidimensional tem sempre dois eixos, x e y, e eu preciso que esse veículo tenha condição de saber em que ponto (x,y) ele está localizado e para qual ponto ele precisa ir,isso na hora de retornar com a "vítima" para o local seguro, esse local seguro, seria o ponto definido como (0,0).

Então, a medida que o veículo se movimenta, teremos valores diferentes para as coordenadas x e y, quando ele encontrar uma "vítima" ele saberá o ponto em que está e retornará para o ponto (0,0) para deixá-la em segurança.

Eu acho que pra fazer com que o veículo saiba em que posição do plano ele está e se está virado para frente, para trás ou para um dos lados será preciso a utilização de encoderes nas rodas, e aí onde estão a maioria dos meus problemas. Eu preciso de um código fonte que pegue os valores lidos pelos encoderes e que determine a posição em relação aos eixos x e y e ainda se está virado pra frente ou para trás ou para um dos lado.

Pessoal, acho que expliquei de forma razoável o objetivo do meu projeto, ficarei muito grato se alguém poder me ajudar, pois pesquisei no google e só obtive respostas envolvendo GPS, e como a arena vai ter apenas alguns metros quadrados de área, fica inviável o uso de GPS, já que a precisão dos mais acessíveis a nós é de alguns metros.

Att, Junior Frota
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)