collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[03 de Julho de 2025, 19:35]


Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]


Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]


Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]


Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]


Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]


Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]


JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]


Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]


Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Sanguino  (Lida 37370 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #90 em: 29 de Março de 2012, 02:22 »
só por curiosidade o reset está ligado vcc através duma resistencia  quando tentas correr o blink ou está ligado ao ground??

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #91 em: 29 de Março de 2012, 02:34 »
O arduino é que continua sem dar...

Mas ja sei gravar ficheiros por avrdude, por isso posso-me desenrascar. eheheh
Muito obrigado pela vossa ajuda.

Ainda bem que nao desisti. Acabei por aprender a mexer no avrdude, fiz o inicio do tutorial do senso, decorei os circuitos e pinos do 644p que me fartei de montar, percebi p que eram fuse e lock bits... mais ou menos :P

Abraços pessoal...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #92 em: 29 de Março de 2012, 02:42 »
ao vcc
« Última modificação: 29 de Março de 2012, 02:45 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sanguino
« Responder #93 em: 29 de Março de 2012, 03:31 »
Os lock bits são para bloquear a flash para que não possas ler de volta o que lá está, por exemplo para protecção de um producto comercial, não lhe mexas.
Se for preciso alguma coisa, estou disponivel para te ajudar, e se bloqueares o chip manda-me que eu tenho um Dragon e ele faz programação com alta voltagem que permite meter tudo como vem de fábrica.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #94 em: 29 de Março de 2012, 11:28 »
Muito obrigado senso. Por enquanto acho que ta tudo bem, menos a parte do arduino.

Agora surgem-me é novos problemas, porque queria flashar a interface para o atmega se conectar ao labview, mas so tenho em ficheiros *.pde
Da para converter para *.hex?

Ainda por cima aquilo sao 3 ficheiros dentro de um, nao sei explicar...
Ta em anexo se alguem me poder ajudar.
Se coseguir la meter a interface ta resolvido o problema, que é so disso que preciso pa cnc.

O codigo ate nao é grande...

Nao sei se terei de fazer algumas alterações. Porque no 3º "ficheiro" diz la que sao funções para o arduino uno.
« Última modificação: 29 de Março de 2012, 11:37 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sanguino
« Responder #95 em: 29 de Março de 2012, 13:08 »
Compilas no IDE do Arduino, mas quando carregas no botão de compilar carrega no shuft que ele mostra a pasta onde esta a guardar o .hex, vais lá e copias para outro sitio e depois e avrdude com ele.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #96 em: 29 de Março de 2012, 19:47 »
Fixe assim é muito mais facil de localizar o ficheiro. Alias ja ca os tenho. Vem é do tipo *.cpp.hex

Isso ha problema?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #97 em: 29 de Março de 2012, 20:15 »
Bem mas tenho problemas quando compilo para a board sanguino. Se for para Uno ou Mega 2560 funciona, como a NI diz...

Da estes erros:

Código: [Seleccione]
LVIFA_Base.cpp: In function 'void processCommand(unsigned char*)':
LabVIEWInterface:90: error: 'tone' was not declared in this scope
LabVIEWInterface:94: error: 'noTone' was not declared in this scope

Alguma ideia?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sanguino
« Responder #98 em: 29 de Março de 2012, 22:27 »
Não estou a ver o que é que o NI tem a ver com o código que está no micro-controlador, explica-te melhor.
Avr fanboy

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #99 em: 29 de Março de 2012, 23:10 »
Na pasta do sanguino que está no arduino ou seja (arduino-0023/hardware/Sanguino/cores/arduino/) está um ficheiro chamado pins_arduino.h troca por este.
Código: [Seleccione]
/*
  pins_arduino.h - Pin definition functions for Arduino
  Part of Arduino - http://www.arduino.cc/

  Copyright (c) 2007 David A. Mellis

  This library is free software; you can redistribute it and/or
  modify it under the terms of the GNU Lesser General Public
  License as published by the Free Software Foundation; either
  version 2.1 of the License, or (at your option) any later version.

  This library is distributed in the hope that it will be useful,
  but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
  MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.  See the GNU
  Lesser General Public License for more details.

  You should have received a copy of the GNU Lesser General
  Public License along with this library; if not, write to the
  Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place, Suite 330,
  Boston, MA  02111-1307  USA

  $Id: wiring.h 249 2007-02-03 16:52:51Z mellis $
*/

#ifndef Pins_Arduino_h
#define Pins_Arduino_h

#include <avr/pgmspace.h>

#define NOT_A_PIN 0
#define NOT_A_PORT 0

#define NOT_ON_TIMER 0
#define TIMER0A 1
#define TIMER0B 2
#define TIMER1A 3
#define TIMER1B 4
#define TIMER2  5
#define TIMER2A 6
#define TIMER2B 7

extern const uint8_t PROGMEM port_to_mode_PGM[];
extern const uint8_t PROGMEM port_to_input_PGM[];
extern const uint8_t PROGMEM port_to_output_PGM[];

extern const uint8_t PROGMEM digital_pin_to_port_PGM[];
extern const uint8_t PROGMEM digital_pin_to_bit_PGM[];
extern const uint8_t PROGMEM digital_pin_to_bit_mask_PGM[];

extern const uint8_t PROGMEM digital_pin_to_timer_PGM[];


const static uint8_t SS   = 4;
const static uint8_t MOSI = 5;
const static uint8_t MISO = 6;
const static uint8_t SCK  = 7;

// Get the bit location within the hardware port of the given virtual pin.
// This comes from the pins_*.c file for the active board configuration.
//
// These perform slightly better as macros compared to inline functions
//
#define digitalPinToPort(P) ( pgm_read_byte( digital_pin_to_port_PGM + (P) ) )
#define digitalPinToBitMask(P) ( pgm_read_byte( digital_pin_to_bit_mask_PGM + (P) ) )
#define digitalPinToTimer(P) ( pgm_read_byte( digital_pin_to_timer_PGM + (P) ) )
#define analogInPinToBit(P) (P)
#define portOutputRegister(P) ( (volatile uint8_t *)( pgm_read_byte( port_to_output_PGM + (P))) )
#define portInputRegister(P) ( (volatile uint8_t *)( pgm_read_byte( port_to_input_PGM + (P))) )
#define portModeRegister(P) ( (volatile uint8_t *)( pgm_read_byte( port_to_mode_PGM + (P))) )

#endif

e no sketch labVIEWInterface acrescenta

Código: [Seleccione]
void tone(uint8_t _pin, unsigned int frequency, unsigned long duration);
void noTone(uint8_t _pin);

Aqui deu.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #100 em: 29 de Março de 2012, 23:53 »
Eia muito obrigado, vou tentar...

Senso a NI é que programou esta interface. É para programar-mos no atmega, para podermos utilizar o labview com o arduino...
E eles dizem que a testaram no uno e no mega2560 e funcionou e sao as placas que recomendam.

Como gravo um ficheiro *.h ?

« Última modificação: 29 de Março de 2012, 23:57 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #101 em: 30 de Março de 2012, 00:05 »
Como gravo um ficheiro *.h ?
Windows ?  ;D
Boa pergunta.

Em linux basta criar um file com este nome nome_do_ficheiro.h

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #102 em: 30 de Março de 2012, 00:07 »
Será que se copiar po bloco de notas e gravar com essa extensao ele aceita? :P

EDIT:
Pelos vistos sim :D
« Última modificação: 30 de Março de 2012, 00:09 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #103 em: 30 de Março de 2012, 00:15 »
  Não sei. Mas podes abrir com o notepad o ficheiro que vai ser mudado apagas tudo de lá e metes o que está em cima postado para lá.

Mas espera que alguem que use windows te diga ou então vai ao google.
Windows é um campo em que eu não posso dar o meu conhecimento porque não o tenho.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Sanguino
« Responder #104 em: 30 de Março de 2012, 00:16 »
Claro que sim! Tens é de especificar a extensão .h quando o vais gravar.

Os ficheiros .H são ficheiros de texto (ascii) normais!