collapse

* Posts Recentes

Fonte Alim. Oscila\Defeito por Njay
[Hoje às 14:14]


ATtiny, com enfase no sufixo... por metRo_
[Hoje às 09:34]


O meu plano para produzir fotograficamente circuito impresso por SerraCabo
[Hoje às 00:41]


Medidor de indutâncias por SerraCabo
[Ontem às 15:53]


O Java vai 'ter' que ser comprado por SerraCabo
[Ontem às 15:46]


Dicas para arranjo de Fio\Ficha por jm_araujo
[19 de Julho de 2018, 08:31]


Primeira fonte de bancada por Njay
[19 de Julho de 2018, 00:38]


Guardar componentes em gavetas ou em caixa de armazenamento por edeweld
[18 de Julho de 2018, 11:57]


Empresas para fabricar e assemblar PCB por edeweld
[17 de Julho de 2018, 23:03]


Comprar solda decente por Njay
[17 de Julho de 2018, 11:47]

Autor Tópico: Mobile Programming (iOS/Android)  (Lida 1137 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Mobile Programming (iOS/Android)
« em: 07 de Junho de 2012, 15:27 »
Olá,

Estou a averiguar e a tentar perceber como é que se faz actualmente o desenvolvimento de programas para dispositivos móveis (iOS/Android) e por isso abro este tópico.

Existem frameworks fiáveis e de boa qualidade (bom suporte de APIs) que permitam desenvolvimento cross-platform para iOs e Android?

Estou especialmente interessado na parte da comunicação entre dispositivos móveis e hardware externo.
No caso do Android existe por exemplo o Android Acessory Kit. Qual o suporte fisico (USB, bluetooth, etc) suportado por esse protocolo? E quais as vantagens de usar o Android Acessory Kit em vez de usar directamente classes que permitam receber os dados "raw" através de USB, bluetooth, etc. Pelo que percebi até agora as mais usadas são talvez a RFCOMM e BluetoothSocket.




Online TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.310
    • Tiago Rodrigues
Re: Mobile Programming (iOS/Android)
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2012, 15:43 »
Para iOS as frameworks que existem cross plataform estão muito limitadas e a apple pretende acabar com elas alegando que apis privadas não podem ser utilizadas em apps para cliente final, contudo por vezes consegues aprovação das mesmas.

As mais poderosas e com boa manutenção são:

http://www.appcelerator.com/
http://phonegap.com/

Contudo se queres acesso ao hardware tens que utilizar apis nativas que não estão acessíveis por estas frameworks por questões de compatibilidade cross plataform.

Phonegap permite-te chamar blocos de código nativos a partir da framework genérica podendo assim teres funções IO que são implementadas depois à parte para cada plataforma e teres interfaces feitas de forma genérica para todas as plataformas.

Queres um conselho, não utilizes frameworks privadas que mais cedo ou mais tarde vais dar com limitações que vais ter que as deixar de lado e perder todo o trabalho e conhecimento adquirido quer por requisitos para a tua App quer por obrigações da Apple.