collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico por vasco
[Hoje às 01:09]


A Paixão da Física Walter Lewin , Warren Goldstein por Njay
[Ontem às 11:45]


Gerar CPL file a partir dos Gerbers? por Hugu
[Ontem às 00:22]


Díodo schottky por SerraCabo
[17 de Agosto de 2017, 21:51]


Ajuda num relógio para termoacumulador por dennis_boy
[17 de Agosto de 2017, 00:07]


Aspiração para CNC por LVirtual
[14 de Agosto de 2017, 17:34]


Ligar motor de drive de DVD por jm_araujo
[14 de Agosto de 2017, 09:25]


Nos primordios da automaçao... por LVirtual
[13 de Agosto de 2017, 10:00]


Placa desconhecida em brinquedo por SerraCabo
[12 de Agosto de 2017, 23:46]


Inquérito sobre a interação humano-robot por Ana Pires
[12 de Agosto de 2017, 20:53]

Autor Tópico: Mobile Programming (iOS/Android)  (Lida 989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 793
Mobile Programming (iOS/Android)
« em: 07 de Junho de 2012, 15:27 »
Olá,

Estou a averiguar e a tentar perceber como é que se faz actualmente o desenvolvimento de programas para dispositivos móveis (iOS/Android) e por isso abro este tópico.

Existem frameworks fiáveis e de boa qualidade (bom suporte de APIs) que permitam desenvolvimento cross-platform para iOs e Android?

Estou especialmente interessado na parte da comunicação entre dispositivos móveis e hardware externo.
No caso do Android existe por exemplo o Android Acessory Kit. Qual o suporte fisico (USB, bluetooth, etc) suportado por esse protocolo? E quais as vantagens de usar o Android Acessory Kit em vez de usar directamente classes que permitam receber os dados "raw" através de USB, bluetooth, etc. Pelo que percebi até agora as mais usadas são talvez a RFCOMM e BluetoothSocket.




Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.215
    • Tiago Rodrigues
Re: Mobile Programming (iOS/Android)
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2012, 15:43 »
Para iOS as frameworks que existem cross plataform estão muito limitadas e a apple pretende acabar com elas alegando que apis privadas não podem ser utilizadas em apps para cliente final, contudo por vezes consegues aprovação das mesmas.

As mais poderosas e com boa manutenção são:

http://www.appcelerator.com/
http://phonegap.com/

Contudo se queres acesso ao hardware tens que utilizar apis nativas que não estão acessíveis por estas frameworks por questões de compatibilidade cross plataform.

Phonegap permite-te chamar blocos de código nativos a partir da framework genérica podendo assim teres funções IO que são implementadas depois à parte para cada plataforma e teres interfaces feitas de forma genérica para todas as plataformas.

Queres um conselho, não utilizes frameworks privadas que mais cedo ou mais tarde vais dar com limitações que vais ter que as deixar de lado e perder todo o trabalho e conhecimento adquirido quer por requisitos para a tua App quer por obrigações da Apple.