collapse

* Posts Recentes

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

+ LASERs por dropes
[30 de Maio de 2025, 23:11]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€  (Lida 121833 vezes)

Offline amando96

• Mini Robot
  • *
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #75 em: 30 de Abril de 2009, 19:20 »
Com OPAMP, acho que consegue gerar o sinal no led, mas como vais calcular uma distancia?

eu quero para detectar a presença de luz IV a piscar a 33Hz, nao para detectar distancias :)

Offline anunakin

• Mini Robot
  • *
  • The Linux has you!
« Responder #76 em: 30 de Abril de 2009, 23:49 »
Com OPAMP, acho que consegue gerar o sinal no led, mas como vais calcular uma distancia?

eu quero para detectar a presença de luz IV a piscar a 33Hz, nao para detectar distancias :)

Ah sim! mas OpAmp, é indicado para gerar ocilações correto? sendo assim detectar o sinal de 33KHz e acender um led por exemplo seria mais facil com um microcontrolador ou fazer um circuito com um sensor digital com porta AND por exemplo passando 5V numa entrada e o pino data do sensor na outra entra da porta AND ... depois disso na saida da AND vai o led ... e a outra perna do led no VSS...
Marcus Fazzi

Offline amando96

• Mini Robot
  • *
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
« Responder #77 em: 01 de Maio de 2009, 12:07 »
pois... :S

um comparador! não queria dizer OPAMP  :-[

mas um comparador não tem OPAMPS dentro? :S é pá basta ficar parados 3 dias e já esqueci tudo xD

pois o meu primeiro instinto foi pegar no arduino  ::) mas tem de ser uma coisa robusta, porque o que eu estou a tentar fazer são travões de bicicleta wireless  ;D, o mais certo será usar um Atmel, e fazer depois um tipo breaduino, com o tamanho adequado as minhas necessidades

e depois para ser proporcional :S

Offline anunakin

• Mini Robot
  • *
  • The Linux has you!
« Responder #78 em: 05 de Maio de 2009, 04:02 »
Encontrei uma explicação do PWM da Sony, protocolo SIRC: http://www.sbprojects.com/knowledge/ir/sirc.htm
Se observarem é uma onda quadrada de 38 a 50KHz (depende do modelo do sensor) como portadora de um PWM

Assim para que o PWM do Arduino funcione com esses sensores que possuem filtro de freqüência... temos de muda a freqüência do PWM do arduino...
Aqui como mudar a freq. do PWM: http://usethearduino.blogspot.com/2008/11/changing-pwm-frequency-on-arduino.html
Marcus Fazzi

Offline DanBar

• Mini Robot
  • *
    • iCAR Lusorobotica Blog
« Responder #79 em: 05 de Maio de 2009, 11:03 »
Boa  ;)
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline anunakin

• Mini Robot
  • *
  • The Linux has you!
« Responder #80 em: 06 de Maio de 2009, 21:31 »
Alguém fez algo para detectar distancias? penso que a maneira mais acertada é contar quantos pulsos são captados no sensor, num dado intervalo de tempo, contudo como já foi citado aqui no fórum essa quantidade varia muito dependendo da superficie analizada (cor, textura, material).

Pensei em adicionar um botão de setup, para por o arduino numa distancia conhecida de uma superfície e coletar os dados e a partir disto ir medindo as outras distancias... bom fico pensando como que o sensor da sharp faz isso? alguém sabe se eles medem distancias erradas para superficies negras?
Marcus Fazzi

Offline Rebel

• Mini Robot
  • *
    • Raspberry Pi
« Responder #81 em: 07 de Maio de 2009, 12:08 »
Estive a fazer uns testes com o sensor IR TSOP1736 e depois de algumas cabeçadas consegui por aquilo a funcionar, apesar de o alcance ser baixo devido a estar a usar uma resistência de 1K no emissor IR. Tenho dois emisores (direito e esquerdo) e um receptor (central) e estava tudo a funcionar direito até que ontem levei o meu PJBot para a sala para aumentar a potência dos emissores. Liguei o gajo e começo a receber detecções aleatórias no sensor. Verifiquei as ligações e estava tudo ok. Desliguei as luzes fluorescente e o problema manteve-se. Hummm......
Até que em desespero desliguei o TV LCD e ...... passou a funcionar direito. Hoje andei a pesquisar e descobri que existe bastante gente a queixar-se de interferências entre os LCD's e outros equipamentos com controlos IR.

Alguém sabia disto?

Algumas ideias para resolver o problema?

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #82 em: 07 de Maio de 2009, 13:38 »
Pelo que parece, isto tem a ver com a frequência de refresh do ecrã, terás que alterar as frequências ou tentar fazer um filtro de ruído por software...

Offline Reonarudo

• Mini Robot
  • *
  • Nano Soldering Master
Leonardo Marques

Offline anunakin

• Mini Robot
  • *
  • The Linux has you!
« Responder #84 em: 08 de Maio de 2009, 02:58 »
Consegui fazer o sensor de distancia usei um led IV comum destes de controle remoto, e um fototransistor IV digital (1 não recebe nada, 0 recebe algo) e além disto esse possui filtro deixando passar apenas IV modulado em PWM na freqüência de 40~50KHz... e não sofre com interferência de luz solar ou lâmpadas florescentes. 

Até agora estou conseguindo bons resultados entre 15cm e 60cm...

Variando-se a resistência no led emissor (estou usando 57ohm), pode-se medir distancias menores, ainda tenho de fazer mais ajustes, PS... não usei o transistor BC547 lá do esquema...  ;)

Estava a ler o datasheet do GP2D120 e vi que o sensor da SHARP, sofre dos mesmos "defeitos" do que estamos a construir, como obter resultados errôneos para superfícies escuras,

Estou trabalhando com distancias entre 15cm e 60cm pois não tenho equipamento para fazer algo mais preciso para distancias maiores... abaixo de 15cm o comportamento do sinal IV é totalmente diferente, e estava pensando em fazer um "if" nesse ponto... fiz uma planilha aqui com várias medições... estou usando a técnica de emitir X pulsos e ver quantos retornam, creio que a SHARP faz o mesmo ... não tem nada de triangulação como li em alguns sites por ai... se fosse isso não haveria esta observação no datasheet....
NOTES:
1. Measurements made with Kodak R-27 Gray Card, using the white side, (90% reflectivity).
2. L = Distance to reflective object.
fonte: http://www.superrobotica.com/download/sharp/gp2d120.pdf

Marcus Fazzi

Offline dsantos

• Mini Robot
  • *
« Responder #85 em: 08 de Maio de 2009, 08:41 »
muito bom ;D ;D
eu sei que estou aqui a pouco tempo mas, men sou tem fã... :D :D :D

Offline anunakin

• Mini Robot
  • *
  • The Linux has you!
« Responder #86 em: 11 de Maio de 2009, 04:48 »
Já postaram o trabalho nosso na Playground... foi postado recentemente... dia 2 de maio!
http://www.arduino.cc/playground/Main/PanasonicIrSensor

Eita vi que tem outros sensores da SHARP que parecem que fazem uma triangulação sim, .... li os datasheets ... e tem uns modelos com um Y, no codenome que têm um led emissor com movimento....
Marcus Fazzi

Offline tr3s

• Administrator
  • Mini Robot
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
« Responder #87 em: 12 de Maio de 2009, 12:27 »
Estive uns dias "fora" mas pelo que tou a ler, isto tem estado muito activo!

Pois, como sabem toda a luz tem componentes no espectro Infravermelho, luz visivel, Ultra-violeta, etc. Agora, as tvs, devido à sua taxa de "refrescamento" pode estar a gerar sinais que interfiram com o sensor. Já houve algumas propostas de solução para este problema e é só testar.
Muito bom trabalho para todos, estão de parabéns.  ;D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline dio123

• Mini Robot
  • *
« Responder #88 em: 27 de Julho de 2009, 19:36 »
Bem consegui arranjar o led, receptor ,que tirei de um dvd, o transistor nao consegui arranjar o 547 e disseram-me que 548 era igual. Então peguei no 548 e exprimentei mas nao funciona.
Revi as ligação 3 vezes, e está ligado como nas imagens, e reparei que o receptor aquece bue.

Já consegui fazer com que ele mande mensagem para o pc a dizer iceberg mas nao para de dizer.
O receptor deixa aquece muito, ao ponto da folha de papel começar a deixar fumo
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 19:47 por dio123 »

Offline tr3s

• Administrator
  • Mini Robot
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
« Responder #89 em: 27 de Julho de 2009, 20:09 »
Dio123 tem cuidado, certamente que estás a fazer alguma coisa mal!
Tr3s
Daniel Gonçalves