collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida sobre componentes  (Lida 10633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rafa805

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Duvida sobre componentes
« em: 23 de Julho de 2014, 16:22 »
Boa tarde a todos,

Ora a minha questão é a seguinte, tenho aqui 3 componentes, 2 deles consigo encontrar o datasheet, mas o terceiro nao encontro nada, e não consigo encontrar nenhum dos 3 á venda em lado nenhum. Estes 3 componentes são de uma placa de um ferro de engomar com caldeira, e não queria comprar a placa porque faz parte de um conjunto que fica por perto de 50 euros, penso que é um desperdicio se conseguir reparar a placa. Ora os componentes são: Um relé de 48VDC com a referência HJR-3FF-S-H; um Triac de referência 0103MA; e um STR com a referência BT1G8G. Se me conseguirem ajudar ficava muito agradecido.

Cumprimentos.
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 16:31 por rafa805 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2014, 16:56 »
o que é um str?..
n será isto? http://www.utsource.net/MSC2295-BT1G.html

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2014, 16:59 »
Fotos perto e bem focadas, e um jeitinho no português.
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2014, 17:02 »
Esse transístor de RF não me parece que tenha lugar numa caldeira, mas também não sei o que é um STR, não me lembro de ver nunca a sigla.

Quanto ao TRIAC, é ver que carga está a controlar e escolher um com a capacidade de corrente apropriada.

Quanto ao relé, de certeza que queimou? É uma situação rara. Só se os contactos derreteram, e aí tens de descobrir o que levou a essa situação antes de o substituir.

Offline rafa805

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2014, 17:12 »
Assim que tiver oportunidade coloco as fotografias, e peço desculpa pelo Português mas fiquei com a ideia que tinha elaborado um texto eloquente. Quando ao STR eu como não tenho muita experiência não conhecia mas pensei que fosse um termo conhecido. Quanto ao relé não tenho a certeza se queimou, mas foi através dum site espanhol que li sobre estes 3 componentes como sendo os causadores da avaria em questão, sendo assim tentei logo procurá-los para os substituir.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #5 em: 23 de Julho de 2014, 17:17 »
Não terás trocado SCR por STR?

Não se reparam avarias substituindo componentes à toa.
Foi só porque os espanhois disseram, ou já abriste a caldeira e viste se tem alguma coisa queimada, se o cabo de energia não está partido, se a resistência está boa, o fusíveis térmicos estão em bom estado, os interruptores funcionam, etc, etc, etc?

Conta-nos que diagnósticos efetuaste para chegar à conclusão que é desses componentes.
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 17:21 por jm_araujo »

Offline rafa805

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #6 em: 23 de Julho de 2014, 17:28 »
Eu confiei nesta decisão porque já eliminei tudo o resto. O cabo da alimentação estava partido mas já foi substituido, o micro switch que está no próprio ferro onde se carrega para sair vapor estava estragado e também já o substitui, mas no fim quando testei o ferro vi que fazia pouco vapor, e cheguei a conclusão que isso se deve ao facto de que assim que ligo o cabo da alimentação à corrente a electroválvula abre imediatamente, ou seja nao abre só quando eu carrego no botão do vapor. Tudo o resto já testei, a resistência, a electrovalcula, e a bomba que alimenta a caldeira estão bons, pelo que não há qualquer outra razão para a avaria, foi ai que procurei na internet e vi que a causa eram estes componentes.

E já confirmei e realmente confundi-me, o que aqui está escrito realmente é SCR.

Seguem as fotografias:
http://oi58.tinypic.com/r73wcn.jpg
http://oi59.tinypic.com/rcot9l.jpg
http://oi57.tinypic.com/8vxb9d.jpg
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 17:39 por rafa805 »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #7 em: 23 de Julho de 2014, 18:52 »
As fotos não estão a abrir.

Não faz sentido que estejam os 3 queimados. SCR, triac e relés são elementos de controlo de potência. Num ferro de caldeira um deve controlar a resistência da caldeira (votava no rele), outro válvula de vapor  e o ultimo a resistência do ferro.
Tens de seguir o circuito e ver a qual deles é que está ligada à válvula de vapor.
Mas primeiro confirma se ligaste o micro switch corretamente, e sendo um ferro com tantos problemas, se a válvula está a fechar corretamente quando está desligada. Basta desligar-lhe um dos fios e ligar a caldeira a ver se o vapor para de sair.

E manda o link de onde tiraste essa informação, pode dar uma ajuda.
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 19:11 por jm_araujo »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #8 em: 23 de Julho de 2014, 19:15 »
mas no fim quando testei o ferro vi que fazia pouco vapor, e cheguei a conclusão que isso se deve ao facto de que assim que ligo o cabo da alimentação à corrente a electroválvula abre imediatamente, ou seja nao abre só quando eu carrego no botão do vapor.

Qual valvula abre quando ligas a corrente, a valvula de vapor ou a valvula de enchimento da caldeira?
Tive um problema com uma caldeira, que deitava pouco vapor quando se carregava no interuptor do ferro, mas o motivo era que a caldeira tinha pouco espaço para o vapor, pois o controle de nivel estava com problemas e ia enchendo mais que o nescessario e cada vez ia ficando com menos vapor.
PDI

Offline rafa805

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2014, 00:48 »
O micro switch está ligado correctamente, e a válvula quando o equipamento está desligado ela está fechada, já tinha visto isso.

A válvula que abre imediatamente é a do vapor. Pois eu pensei nisso, mas sendo assim o problema seria o contrário, seria o de puxar pouca água e não fazer vapor suficiente. Como é que posso tirar isto a limpo do controlo de nivel? Ligo 2 pontas de teste no multimetro e o que devo esperar? O que devo medir?

O que li foi isto, apesar de o meu espanhol não ser o ideal penso que fiquei com a ideia certa:
http://linea-blanca.yoreparo.com/electrodomesticos/1151565.html

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2014, 08:47 »
O espanhol tá mesmo fraco.
No texto não falam de nenhum SCR, descartam o triac e o rele como problema, e apontam a solução para o transístor que controla o rele, mas sem confiança que seja esse o problema.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 09:04 por jm_araujo »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2014, 10:35 »
Devias expor o sintoma/ problema do ferro e dizer o que já testaste.

Antes mais nada o rele não tem nada haver com a electrovavula mas sim com a temperatura /perssão da caldeira. Se vires quando desactiva/activa o rele nao tem nada haver com a electrovavula, e podes ver isso com a electrovavula desligada.

1- A electrovavula tem um fio sempre com 220v e ou só  tem para ligar a electrovavula. Desligas os fios da  electrovavula e ligas  ao multimetro para ver quando chega os 220v. Ligas o ferro e ve se continua a chegar 220v(que é o teu problema certo?)

2- Se estiver a chegar os 220v só tens 2 ipoteses, ao ferro ou pcb. Vais aos fios do ferro e só há um fio que trás 220v quando clicas no microswitch. Ve se esse fio tem sempre 220v, o que nao deve ter.

3-o problema estará na pcb, então segues o fio do que tras 220v e vais seguindo as pistas na pcb e dará o SRC.

Os tenho lido na net que os ferros da rowenta tem alguns problemas vindos do proprio microcontrolador PIC.



 

Offline rafa805

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2014, 19:32 »
O meu problema é o ferro nao fazer vapor suficiente, e eu deduzi que fosse da electrovalvula abrir assim que ligo a corrente porque pensei que não se criassem as condiçoes ideais de temperatura para que se criasse mais vapor. Quanto aos componentes é como já disse, associei ao meu problema simplesmente pelo que li no tal site Espanhol mas pelos visto percebi mal. Agora na parte do ferro está tudo a funcionar correctamente, o micro switch so tem corrente quando carrego no botão para solicitar vapor, e na caldeira em si, eu testei a electrovalvula que funciona na perfeição quando ligada directamente a corrente, a bomba que abastece a caldeira está a puxar água na perfeição também, portanto sinceramente não sei onde está o problema. Poderá ser dos termostatos (penso que sejam) que estão ligados á resistência, que desliguem a resistência antes de tempo e que nao a deixem ganhar temperatura suficiente para que se crie mais vapor? No entanto, o ferro também acusa nivel de água baixo muito rapidamente, e quanto a isso nao consigo perceber se fará parte do mesmo problema e se é mais um indicador daquilo que realmente se passa. Outra coisa que experimentei foi com 2 pinças de teste ligadas ao controlo de nivel (presumo que seja o controlo de nivel), liguei o ferro como se fosse funcionar normalmente e vi que não há presença de qualquer sinal ali, não seria normal que houvesse um sinal ali quando a água chega aquele nivel para solicitar que a caldeira seja abastecida?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #13 em: 24 de Julho de 2014, 20:11 »
@rafa805: se queres os comps eu arranjo-tos. cotacta-me via pm!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Duvida sobre componentes
« Responder #14 em: 24 de Julho de 2014, 22:05 »
Nesse caso exprimenta encher manualmente a caldeira desligada e volta a ligar a ver se continua acusar nivel baixo.

Depois a falta de vapor normalmente é calcário, primeiro com o ferro ligado desligas o tudo do vapor e com um frasco de vinagre deita para dentro do tubo até começar a  sair  pelo ferro.

2º fazes uma mistura de intensa de  vinagre com agua e mete na caldeira,  enche menos de metade da caldeira,  ligas abanas a caldeira para o vinagre chegar a todo o lado quando o ferro estiver ok, desligas  abanas outra vez.
Meter o ferro numa posição onde o  rosca de meter agua do ferro fique para baixo,  e deixas assim até o dia a seguir.
No dia a seguir evitar de mexer  muito no ferro, desenrosca e deixas a agua escorrer toda. Depois metes agua abanas e esvazia. Enches a caldeira até meio e ve se o vapor funciona.