collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84097 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fluid Clock
« Responder #120 em: 26 de Abril de 2015, 12:12 »
mais uma possivel tentativa: https://www.sparkfun.com/products/12787

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Fluid Clock
« Responder #121 em: 26 de Abril de 2015, 13:10 »
boas

se me for permitido um comentario acho que a "borboleta" helice deve ser o mais leve possivel apoiada em um veio com pontas conicas.

depois com um imã devia ser facil obter a leitura.

se precisar de ajuda de fresadora, torno, impressora 3d, etc, diga.

abraço

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #122 em: 26 de Abril de 2015, 13:12 »
mais uma possivel tentativa: https://www.sparkfun.com/products/12787
Interessante mas sem aplicabilidade... detectar o movimento de um fluido é diferente de detectar movimentos de sólidos.
@jm_araujo deu-me a ideia de usar um rato óptico e também não funcionou  :-\

Ontem estive a sondar a medição de fluxo por ultra-sons (método não intrusivo), pareceu-me engraçado e possivelmente teria de recorrer a um micro dedicado, a frequência dos ultra-sons anda próximo de 1MHz e transdutores para isso são caros.

ps: @velhogordo, ja te respondo que tenho de ir almoçar  ;D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #123 em: 26 de Abril de 2015, 15:11 »
Desculpa se fui menos correcto, não te avaliei, apenas não gostei do desprezo que deste do desenrolar deste tópico e que a discussão estava sem sentido quando estou a tentar resolver vários problemas que vão aparecendo.
Se não tivesse problemas também não os colocava aqui ;)
n estou a desprezar o projecto, só acho que estás a seguir caminhos que a meu ver só trazem mais problemas no qual está-te a fazer perder tempo e recursos. A meu ver se seguisses outro caminho/metodo, irias ter metade dos problemas.. senao tb n perdia tempo a postar! :P (ou entao ainda n percebi bem a essencia/objectivo do projecto).

E qto às soluçoes "industriais" nao é verdade que sejam mais caras...ainda ontem estive a pesquisar por caudalimetros, e vi coisas muito parecidas e até electronicas pra medir pequenos caudais, que nao custavam mais de 15€...aposto que gastaste mais dinheiro a fazer esse teu caseiro..

Qto ao caudalimetro (existem de varias tecnologias em medir caudais...mecanico, sensor optico, ultrassons, sensor electromagnetico), mas devias fazer um destes e nao aquele que fizeste pois nao funciona com a variaçao de caudal em cada momento do rotor..:
link
link
(mas se nao usares vedantes nos eixos, n te vai funcionar la mto bem..)
« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 15:39 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #124 em: 26 de Abril de 2015, 15:56 »
boas
se me for permitido um comentario acho que a "borboleta" helice deve ser o mais leve possivel apoiada em um veio com pontas conicas.
depois com um imã devia ser facil obter a leitura.
Borboleta, eis o termo correcto.
Dessa forma não iria ter a precisão de leitura necessária, pois um íman só tem 2 polos e se a borboleta der uma volta só terei 2 valores em vez de 90 obtidos pelo encoder do rato que tinha feito.

Citar
se precisar de ajuda de fresadora, torno, impressora 3d, etc, diga.
abraço
Agradecido, é bom saber que há pessoas neste fórum disponíveis a ajudar  :)

n estou a desprezar o projecto, só acho que estás a seguir caminhos que a meu ver só trazem mais problemas no qual está-te a fazer perder tempo e recursos. A meu ver se seguisses outro caminho/metodo, irias ter metade dos problemas.. senao tb n perdia tempo a postar! :P (ou entao ainda n percebi bem a essencia/objectivo do projecto).
Não procuro fazer coisas fáceis, apenas algo que ainda ninguém fez, tenho em mente mais 2 projectos, para mim são desafios que me dão pica e incentivo para continuar a inventar ;)

Se for ver este relógio é das formas mais estúpidas que alguém se ia lembrar para dar horas, qualquer pessoa daqui pode pegar num arduino, colocar um shield com LCD + RTC + uns Switchs e está feito, esqueci-me, tem de se copiar o código para que funcione, daaa :P

Citar
E qto às soluçoes "industriais" nao é verdade que sejam mais caras...ainda ontem estive a pesquisar por caudalimetros, e vi coisas muito parecidas e até electronicas pra medir pequenos caudais, que nao custavam mais de 15€...aposto que gastaste mais dinheiro a fazer esse teu caseiro..
Meu caseiro custou-me 1.15€ + gasolina para 5Km, achas mesmo que tem preço o que aprendi?  :)
Onde viste medidores de caudal por esse valor, andei à procura e era tudo entre 80 a 115€ ?!
Também encontrei mais barato mas a medição era de 1L a 5L / min.

last edit: @hugu, teus links estão a dar erro
« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 16:00 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #125 em: 26 de Abril de 2015, 16:08 »
Usas um encoder magnético da AMS, com um iman que em vez  de ter um campo axial tem um campo magnético radial.
Tens vários sabores de 8 a 12 bits, assim não precisas de ter veios passantes pela caixa e não tens problemas de fugas de liquidos.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #126 em: 26 de Abril de 2015, 16:53 »
Usas um encoder magnético da AMS, com um iman que em vez  de ter um campo axial tem um campo magnético radial.
Tens vários sabores de 8 a 12 bits, assim não precisas de ter veios passantes pela caixa e não tens problemas de fugas de liquidos.

Com um campo radial é possível ter-se uma definição assim tão alta, estou impressionado...
Entretanto só encontro os ICs para o efeito, quanto às rodas nada, peço desculpa, fim do mês não consigo ver fotos.
Demorei 20min. a colocar a última foto aqui de 300kB
Ainda vou pesquisar como deve ser sobre esse assunto, achei interessante.

new edit: http://www.digikey.com/product-highlights/us/en/ams-as5161-as5262-magnetic-position-sensors/3214
AS5161=0.09º AS5262=0.02º corresponde a 18000 valores por cada 360º
AS5161=7.35€ + iman que não encontro de momento
Encoders magnéticos: (+-30€) http://www.digikey.pt/product-search/en?FV=fff4001e%2Cfff80033&k=magnetic&mnonly=0&newproducts=0&ColumnSort=1000011&page=1&stock=0&pbfree=0&rohs=0&quantity=&ptm=0&fid=0&pageSize=25

se me for permitido um comentario acho que a "borboleta" helice deve ser o mais leve possivel apoiada em um veio com pontas conicas.

Depois de ter respondido não ser uma solução praticável, pus-me a pensar... Atrito
Então se fresar duas placas de acrílico, colocar o encoder do rato no meio com umas palhetas a toda a volta suportado por um veio de pontas cónicas, terei o encoder totalmente estanque e os LEDs do lado de fora.

Neste caso não derreto ou colo nada, apenas necessitaria de duas placas acrílicas, fresar é simples e a união por parafusos com latex (proveniente de luvas) no meio para vedar (espessura total de 10mm).  :)
Tempo de fabrico: 3..4h
« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 17:30 por dropes »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #127 em: 29 de Abril de 2015, 12:30 »
Os chineses até têm algumas coisas úteis (depois de derretidas)  :P
Very wrong  >:(



Ok, não estava a funcionar e desmontei-o, também já tenho numa nova versão em desenvolvimento, já fiz os desenhos e vou passar à prática, sem derreter nada, apenas com placas presas com parafusos e látex entre elas.

Uma curiosidade, por acaso alguém já tentou trabalhar com látex, é que cortar com tesoura tudo bem, com x-acto é difícil agora abrir furos através de tubos afiados é extremamente difícil, tenho de colocar em cima de uma tábua de madeira e martelar com força, o tubo entra dentro da madeira com o látex pelo meio e este fica intacto.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fluid Clock
« Responder #128 em: 29 de Abril de 2015, 15:32 »
Nunca trabalhei com latex, mas se precisasse de furar tentaria utilizar uma daquelas brocas específicas para "borracha". Presumo que conheças as brocas a que me refiro (se não posso procurar uma imagem/link).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fluid Clock
« Responder #129 em: 29 de Abril de 2015, 15:49 »
Esses materiais elásticos costumam ficar mais fáceis de trabalhar (mais duros) se forem ao congelador :P
Vi até há dias um vídeo de quem tentava cortar borracha numa CNC usando alcool a temperaturas sub 0º  para flooding.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fluid Clock
« Responder #130 em: 29 de Abril de 2015, 19:16 »
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #131 em: 29 de Abril de 2015, 19:17 »
Uma grama de silicone resolviam o problema do latex.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #132 em: 29 de Abril de 2015, 23:14 »
Nunca trabalhei com latex, mas se precisasse de furar tentaria utilizar uma daquelas brocas específicas para "borracha". Presumo que conheças as brocas a que me refiro (se não posso procurar uma imagem/link).
Por acaso não conheço brocas para borracha, o furo é de 28mm, se colocar algo a rodar em cima do látex, este enrola-se.

Esses materiais elásticos costumam ficar mais fáceis de trabalhar (mais duros) se forem ao congelador :P
Vi até há dias um vídeo de quem tentava cortar borracha numa CNC usando alcool a temperaturas sub 0º  para flooding.
Estou a aproveitar luvas para vedar, tinha de fazer o corte dentro do congelador :P
Não acho estranho fresar borracha mesmo à temperatura ambiente, agora lixar à mão é para esquecer que fica uma porcaria.

Para furar a borracha tenta com um vazador e um martelo sobre uma madeira lisa.
https://www.google.pt/search?q=vazador&biw=981&bih=700&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=pR9BVdG_OoG5UeXEgCg&ved=0CB4QsAQ
Tenho um kit desses mas são de diâmetro pequeno, o furo que necessito agora é de 28mm, o medidor que tinha feio anteriormente cortei com um tubo metálico limado numa ponta para ficar cortante, se a madeira for dura por vezes funciona...

Uma grama de silicone resolviam o problema do latex.
Pois resolvia, mas apareciam outros problemas, quero que possa ser aberto em qualquer momento... acho que o acrílico não gosta muito de silicone, cola quente coloquei de parte porque não fica uniforme e também não posso aquecer depois de aplicar, mesmo com pistola ou o acrílico deforma-se.
Tenho bastante borracha de pneus, infelizmente têm uma espessura razoável (1mm) e agora queria evitar qualquer folga.


One Day Work


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #133 em: 29 de Abril de 2015, 23:23 »
O acrilico não vai causar demasiada difração da luz emitida pelo led?
Acrilico e RTV sei que se dão bem, e silicone provavelmente tambem.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #134 em: 29 de Abril de 2015, 23:39 »
Sim, vão ser vários furos iluminados em simultâneo devido à espessura do acrílico (4.5mm), entretanto o recetor IR fica quase encostado à roda do encoder, vou colocar um cd transparente para diminuir esse problema (1mm).
Se não funcionar coloco antes uma folha de plástico preto (espessura 0.5mm) com uma ranhura.

Duas coisas que estou a ter em atenção agora são as folgas e a estanquidade, espero que seja desta ;)