collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Medir Agua que está no Poço por filjoa
[Ontem às 20:58]


URGENTE - display de 7 segmentos com backpack por helderjsd
[20 de Setembro de 2017, 12:30]


Preços e fabricantes de pcb por Sérgio_Sena
[19 de Setembro de 2017, 10:20]


Palavras Cruzadas por Njay
[19 de Setembro de 2017, 02:24]


Isaac Asimov - I, Robot por senso
[18 de Setembro de 2017, 03:41]


Apresentação por TigPT
[17 de Setembro de 2017, 07:31]


ic SL440 da Plessey? por senso
[16 de Setembro de 2017, 13:11]


Compra Colectiva RS-Amidata por brunus
[15 de Setembro de 2017, 22:31]


Ideias para construir um quadrúpede simples por zordlyon
[15 de Setembro de 2017, 10:18]


Preparar bancada de testes por jm_araujo
[14 de Setembro de 2017, 10:24]

Autor Tópico: Dúvidas sobre pasta de soldar  (Lida 3502 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Dúvidas sobre pasta de soldar
« em: 18 de Julho de 2014, 02:12 »
Boas. Gostaria de esclarecer aqui umas dúvidas/obter umas dicas sobre a utilização de pasta de soldar (para usar com máquina de ar quente). Tenho andado a tentar soldar alguns componentes SMD e a coisa não tem corrido muito bem. Uma parte da solda derrete como esperado, mas outros bocados formam bastantes bolinhas mais pequenas que ficam dispersas.
Pela pesquisa que fiz, penso que seja pelo facto de que já a pasta já era velha (já tinha expirado à um ano :s ). Quando comprei não tinha ideia que a shelf life daquilo fosse tão pequena (6 meses no caso da minha).

Explicada a situação, as coisas que gostaria de saber são as seguintes:
- Confirma-se que a minha pasta está estragada? E não há nada a fazer a não ser deitar fora?
- Que tipo de pasta recomendam para comprar (e onde), considerando que não uso grandes quantidades de cada vez?
- Qual a melhor maneira para armazenar antes/depois de abrir a embalagem? Frigorífico é a melhor opção?

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2014, 03:44 »
As pastas passadas costumam funcionar bem na primeira solda, mas na ressoldagem não trabalham bem  :-\

Tens realmente de usar pasta para estas tuas soldas? Tenho feito soldas em SMD com solda comum e um bom ferro de ponta fina há vários anos e até hoje não tive problemas  ;D  (PIC, 0805 etc)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.726
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2014, 09:07 »
Eu comprei a chipquick e ate agora estama correr bem, tive o mesmo problema que tu ha pouco tempo e do que li deve se guardar no frigorifico e retirar unas 3 ou 4 horas antes para ficar à temperatura ambiente :)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.124
  • NERD!
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2014, 11:53 »
E convém mexer bem antes de usar, porque o chumbo é denso e pode separar e ir ao fundo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2014, 12:37 »
Mete-lhe mais fluxo, tiras um bocado á parte, digamos que o que vais usar, e mistura-lhe mais fluxo em pasta, não é o ideal, mas sempre ajuda.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #5 em: 18 de Julho de 2014, 13:06 »
As pastas passadas costumam funcionar bem na primeira solda, mas na ressoldagem não trabalham bem  :-\
Desculpa não percebi muito bem o que querias dizer com esta frase... Queres dizer se é preciso corrigir alguma coisa?

Tens realmente de usar pasta para estas tuas soldas? Tenho feito soldas em SMD com solda comum e um bom ferro de ponta fina há vários anos e até hoje não tive problemas  ;D  (PIC, 0805 etc)
Era mais por o processo ser mais rápido. A primeira PCB desde circuito que usei para testar foi feita com ferro de soldar normal e não tive stresses, só que levei bastante mais tempo do que levei usando a pasta (tirando o detalhe da solda ter falhado  ::) ). Eu não monto pcbs assim tão frequentemente, mas às vezes faco coisas em quantidades. Algures nos próximos dois meses deverei montar umas 40 pcbs, e aqui já ia render bastante :)

Eu comprei a chipquick e ate agora estama correr bem, tive o mesmo problema que tu ha pouco tempo e do que li deve se guardar no frigorifico e retirar unas 3 ou 4 horas antes para ficar à temperatura ambiente :)
Ah usas daquela que derrete a baixas temperaturas? Eu tenho cá daquela solda da chipquick para dessoldar componentes, nem sabia que tb tinham pasta. E já agora onde é que compras?

E convém mexer bem antes de usar, porque o chumbo é denso e pode separar e ir ao fundo.
Esta parte já é mais complicada, porque tenho daquelas que vem numa seringa. É melhor usar antes as que vem numa caixinha?

Mete-lhe mais fluxo, tiras um bocado á parte, digamos que o que vais usar, e mistura-lhe mais fluxo em pasta, não é o ideal, mas sempre ajuda.
Bem já que aquilo já não tá a funcionar de qualquer modo, mais vale mesmo esvaziar a seringa e experimentar. :) Já agora, o fluxo em pasta é melhor? E qual/onde recomendas comprar? Eu uso um que é mais líquido, aquilo parece quase água.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #6 em: 18 de Julho de 2014, 13:11 »
Se metes fluxo liquido na pasta de solda, deixas de ter pasta de solda..
A chipquik tem pasta de solda, normalissima, sem ser ligas de baixa temperatura, como sempre, Mouser, ou directamente do fabricante, no site deles.

Já agora, que pasta de solda tens?
De marca? Com ou sem chumbo? Que liga é?
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #7 em: 18 de Julho de 2014, 13:29 »
Se metes fluxo liquido na pasta de solda, deixas de ter pasta de solda..
Errmmm sim sorry eu não fiz bem a pergunta, quando perguntei qual fluxo recomendavam estava a falar mais para utilização geral, não para este caso específico.

Já agora, que pasta de solda tens?
De marca? Com ou sem chumbo? Que liga é?
A que eu tenho é da Cookson Electronics, ALPHA CL-78.
62% Estanho, 36% Chumbo e 2% de Prata
É uma seringa destas:
http://www.servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=12725&category_id=229&keyword=pasta

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.123
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #8 em: 18 de Julho de 2014, 15:07 »
Uma parte da solda derrete como esperado, mas outros bocados formam bastantes bolinhas mais pequenas que ficam dispersas.

Ha mais dois possiveis problemas que posso imaginar.
Se nao ta sa usar stencil para aplicar a pasta, a pasta que ficar fora dos pads e nao conseguir "derreter para o pad", vai-se espalhar e formar bolinhas fora do pad.

Outro possivel problema pode ser o profile de temperatura. Consegues saber a curva? É um forno "home made"? Segundo o que leio, a parte do soaking / reflow é muito importante. se nao for de acordo com os parametros da solta e secar o suficiente o fluxo, caso haja uma subida demasiado grande de temperatura pode fazer "explodir" e causar essas bolas.

Podias ir reportando os teus resultados e colocar fotos?

Thanks!

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #9 em: 18 de Julho de 2014, 15:18 »
Não estou a usar stencil, nem forno, estou a usar uma pistola de ar quente. Segui uns vídeos de tutoriais na net para tentar ver a melhor maneira de fazer a coisa. Não tenho como medir as temperaturas exactas a que está a placa, mas já tentei com várias settings diferentes e o resultado é sempre o mesmo.

Tambem já fiz um teste que vi noutro vídeo para verificar se a pasta estava boa. O teste era colocar uns mm de pasta numa superficie não aderente a solda, aquecer e se estivesse tudo bem, deveria formar uma única bola de solda grande, no meu caso isso não aconteceu (formou uma grande mas muitas outras mais pequeninas).

Não sei se conseguirei tirar uma foto em que se consiga perceber, mas tentarei mais logo. :)

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #10 em: 19 de Julho de 2014, 02:09 »
Tá aqui a foto da desgraça. No chip do meio vê-se uma grande quantidade. Mesmo com muito calor (suficiente para começar a danificar a board há muitas bolas que não se misturam).
« Última modificação: 19 de Julho de 2014, 02:11 por tarquinio »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #11 em: 19 de Julho de 2014, 02:29 »
Pelo que li à uns tempos, há pasta de solda de má qualidade chinesa em que isso acontece, porque ao derreter devia aderir ao cobre e terminais, sem ser necessário sequer limpar o fluxo.

Ao ver a foto que colocaste até existem curtos com espaçamentos grandes, isso é bem improvável de acontecer com solda de boa qualidade.

Sempre podes fazer o teste desta página:
http://lowpowerlab.com/blog/2013/06/19/from-china-with-love-bad-solder-paste/

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #12 em: 19 de Julho de 2014, 13:58 »
Pois o teste que eu fiz foi igual a esse desse link. Mas no meu caso penso que o problema tenha sido mesmo a pasta já ter expirado à bastante tempo, e não propriamente a qualidade. Quando comprei a pasta era para ficar ali arrumada e usar quando fosse preciso, não fazia idéia que tivesse uma duração tão curta. :s

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #13 em: 19 de Julho de 2014, 15:29 »
Ainda bem que avisas dos prazos da pasta de solda, desconhecia completamente que tivessem prazos.
Isso ainda é carote, já estive para comprar mas não tenho forma de a derreter, era mais para grandes quantidades de SMDs, num dos casos foram 700 e teve de ser tudo à pata...

Obrigado pela partilha  :)
« Última modificação: 19 de Julho de 2014, 15:30 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.390
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvidas sobre pasta de soldar
« Responder #14 em: 19 de Julho de 2014, 15:57 »
Sem stencil, a não ser que sejam packages com power pads no centro, não vejo a vantagem.
Avr fanboy