collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Ajuda com TRIAC por senso
[Ontem às 18:00]


TV LG White Screen por almamater
[15 de Novembro de 2017, 08:37]


Pergunta sobre prototipagem ( Pesquisa ) por luisjustin
[14 de Novembro de 2017, 23:22]


Medir Agua que está no Poço por Njay
[14 de Novembro de 2017, 13:28]


Amplificador audio por beirao
[12 de Novembro de 2017, 23:43]


Power_OK Enermax por edeweld
[12 de Novembro de 2017, 17:15]


Driver motor por beirao
[11 de Novembro de 2017, 17:40]


Preciso de uma fonte de corrente constante ? por samc
[09 de Novembro de 2017, 14:18]


Pressoestato 0-10V por artur36
[07 de Novembro de 2017, 23:22]


Ideias para construir um quadrúpede simples por Njay
[07 de Novembro de 2017, 18:39]

Autor Tópico: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?  (Lida 1365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« em: 19 de Fevereiro de 2015, 01:45 »
Boas.

Ando aqui a fazer uma PCB para testar um step-down e tou com dúvidas em relação a como fazer o copper fill à volta do do heatsink (do U1)... Devo manter a coisa como está na imagem? Ou juntar completamente o heatsink ao resto do ground plane? Há alguma desvantagem em fazer isso? Às vezes vejo placas em que há tipo um quadrado de ground plane à volta do heatsink (sem separação), mas depois esse quadrado está +- separado do resto do ground plane. Isto será para evitar que o calor vá até outras peças? Ou tem a ver com algum tipo de interferências que possa haver?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.134
    • Tróniquices
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #1 em: 19 de Fevereiro de 2015, 02:27 »
Parece ser um thermal relief (alivio térmico). Serve para ser mais fácil soldar a esse pad ou zona, porque qdo tens um plano enorme de cobre o calor dissipa-se rapidamente e precisas de um bruta ferro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.400
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #2 em: 19 de Fevereiro de 2015, 09:07 »
Eu deixava os thermals, plano de massa em baixo, e metia umas 20 vias á volta do pad do regulador, não é em cima, é á volta.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.926
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2015, 09:27 »

fonte: http://www.electronics-lab.com/blog/?p=2862

No teu layout tens de afastar os electrolíticos o mais possível da fonte de calor.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 09:29 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.400
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2015, 09:33 »
E devia levar um par de 22uF X7R 1206 á entrada e á saida do regulador se ele não se importar com baixo ESR.
Avr fanboy

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro de 2015, 11:27 »
Boas,
Tens duas maneiras de fazer isso, ou crias/editas o componente e crias a zona de heat-sink como se fosse um pino que mais tarde ligas ao GND, e dás-lhe o formato como na imagem ou como desejares, isto acho que será a melhor maneira, depois podes decidir que tipo de ligações queres ao pad, com mais connecções ou não.
A segunda maneira seria fazeres um poligono com o formato desejado, tens que ligar esse poligono a uma nova net, tipo GND_heat que por sua vez liga directamente ao GND principal.
Isto é bom pelas razões que o Njay mencionou e tambem como disse o senso as vias á volta ajudam a teres uma boa connectividade no GND, aliás nas minhas placas uso e abuso de vias no GND pela placa toda.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #6 em: 19 de Fevereiro de 2015, 13:08 »
Boas.

A minha dúvida não tem a ver com como fazer a coisa no programa, é apenas qual o resultado final para que devo apontar. :) Este footprint já foi desenhado por mim, é exactamente o que está na datasheet do componente. Estava era a pensar alargá-lo para ficar mais tipo a imagem que o dropes enviou. Não iria usar thermal relief, até porque isto vai ser soldado num forno.

Na figura que o dropes mandou mostra +- o que eu tava a tentar explicar... Tem aquele pad grande para o dissipador, mas depois não tem copper fill no resto da parte de cima. Julgava que a idéia era ter sempre ground plane onde fosse possível. Nestas zonas não se pôe porque? É para não trazer mais calor até aos condensadores?

E já agora outra coisa... Isto é suposto vir a ser parte de uma placa maior. Já tenho visto nalguns sitios dizerem que devia haver um ponto único de passagem de corrente entre o circuito de step-up/down (a seguir ao condensador de saída) e o resto dos componentes da placa. Isto significava ter um corte no ground plane para fazer esta separação. Isto é uma cena relevante com que me deva preocupar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.400
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer copper fill à volta de heatsinks?
« Responder #7 em: 19 de Fevereiro de 2015, 13:55 »
Depende do que tens no resto do circuito, podes isolar o plano de massa do componente e ligar ao resto com uma ferrite por exemplo, mas tipicamente é um corte.
Tipo isto:


Cuidado com footprints das datasheets, podem não ser o mais indicado, até porque tens footprints para vários tipos de solda e de processo de solda.
Avr fanboy