collapse

* Posts Recentes

Robot Extreme - Lisboa Games Week 2019 por guilhermexbot
[Hoje às 15:21]


tecnologias web para servidor num MCU por jm_araujo
[09 de Outubro de 2019, 14:47]


Limitador de corrente simples por jm_araujo
[08 de Outubro de 2019, 10:29]


Assemblagem de PCBs - JLCPCB por jm_araujo
[06 de Outubro de 2019, 13:46]


"Arduino vs PIC" por jm_araujo
[06 de Outubro de 2019, 13:42]


UTC555D vs NE555N ? por jm_araujo
[03 de Outubro de 2019, 17:57]


Caixa de música por Alhiados
[02 de Outubro de 2019, 00:30]


Trituradora/Destruidora de cartão em tiras por m90mine
[01 de Outubro de 2019, 21:30]


Perfil 30x30 400mm? por brunus
[30 de Setembro de 2019, 23:35]


Carregador Solar para Baterias - EBay por almamater
[20 de Setembro de 2019, 21:57]

Autor Tópico: Set de abrir roscas  (Lida 6286 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.575
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #15 em: 08 de Agosto de 2016, 00:07 »
Ai, vocês são um bocado rançosos, levam tudo prá malicia ou prá ofensa..  ::) ou às tantas sou eu muito polémico e efusivo nos comentários (desculpem é sem querer  :-\)

Estavas a rir-te porque comprei um set quando já tinha um set que mal usava... mais uma vez, não leste bem o que escrevi. Mas é irrelevante, adiante.
rir mas nao estava a gozar.. sim tb compro coisas a dobrar mesmo quando um gaijo nem sequer vai dar uso a elas

Não entendeste o que eu escrevi. Se voltares a ler com atenção irás perceber. No entanto a sua prática nao é aconselhável do ponto de vista mecânico.

Se o vosso problema é abrir roscas pesquisem por Taptite ;)
nao ofendi a tua inteligencia, por isso n tinha que ofender a minha..sim li, nao entendi e por isso perguntei.. just it.

Posso-te perguntar quantos machos ja partiste?  8)

Os taptite sao parafusos especiais, muito usados na industria automovel porque pra alem de darem menos problemas no aparfusamento sao ideias para sistemas onde o desgaste/desaperto pode ocorrer por vibração. Assim como ha os parafusos, ha tb porcas que são elipticas e nao de roscado cilindrico.
Agora relativamente à roscas, desconheço o que "taptite" se refere no assunto da roscagem.. é alguma marca de parafusos auto-roscantes é isso?
« Última modificação: 08 de Agosto de 2016, 00:14 por Hugu »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Set de abrir roscas
« Responder #16 em: 08 de Agosto de 2016, 00:19 »
Hugu nao ofendi ninguem mas mais claro que aquilo também não dá para ser. Já tive dezenas de machos partidos para resolver. Não executo o trabalho em si mas cabe a mim dar as directrizes e acompanhar a situação.

Vibrações resolvem-se com binários de aperto adequados não é com taptites nem coisas afins. A vantagem desses parafusos é que são auto roscantes de rosca métrica. Eliminas a operação do macho pelo caminho. É por essa razão que são usados na indústria - 1s muitas vezes são muitos segundos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.575
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #17 em: 08 de Agosto de 2016, 02:56 »
Hugu nao ofendi ninguem mas mais claro que aquilo também não dá para ser. Já tive dezenas de machos partidos para resolver. Não executo o trabalho em si mas cabe a mim dar as directrizes e acompanhar a situação.
pois, tb nao sei que tipo de trabalho tens ou que orientas e qual é a importancia das roscagens na tua empresa, por isso tudo depende da importancia que existe na rosca que vamos abrir e como.
Onde estou, a roscagem nao é um processo importante nem era o meu trabalho, sao daquelas coisas que uma pessoa de vez em quando faz quando necessário e em biscatices. Tb n sou nenhum especialista na àrea, por isso essas situações menos protocolares num processo de abrir rosca, por isso admiti os varios erros que se devem evitar num processo mecânico, mas conheço os procedimentos e varios sistemas.

Citar
Vibrações resolvem-se com binários de aperto adequados não é com taptites nem coisas afins. A vantagem desses parafusos é que são auto roscantes de rosca métrica. Eliminas a operação do macho pelo caminho. É por essa razão que são usados na indústria - 1s muitas vezes são muitos segundos.
Sim entendo, mas nao sao ferramentas de abrir roscas, e sao uma alternativa especifia à fixaçao que nunca cobre toda as situaçoes onde a roscagem existe. Assim como a roscagem é uma das varias soluçoes mecanicas que se usam para unir peças. Pois nao é possivel usar auto-roscantes em todos os materias ou em todas as situaçoes. E ainda para mais é um produto patenteado duma empresa, logo devem ser baratinhos devem (para insdustria cada centimo a mais, sao muitos milhares de centimos no final do turno :P)
Tb sei disso, até porque trabalho para industria automovel e os produtos que levam aperto por parafusos, os mesmos teem de ser apertados com maquinas calibradas para os respectivos binario e quando ao apertam um parafuso e o binario nao for alcançado a peça é rejeitada da linha de montagem. (la nao se usam desses parafusos, que me apercebesse, mas usavam porcas diferentes, nota-se a olhos vistos que n sao porcas normais, sao ovalizadas e o parafuso nem sequer enrosca nelas à mão.)

Mas pesquisando esses taptites no youtube vê-se quais os pontos que eles focam nesses parafusos...parafusos ovais e rosca crescente, garantem melhores apertos, logo mais robustos para sistemas onde a vibração é um ponto critico, mesmo para sistemas/produtos onde a resistencia à vibração é um ponto muito critico e esses parafusos ovais garantem melhor resistencia aos binarios de aperto sem colocar os filetes do roscado toda a tensao e fragilidade do aperto e tb sao parafusos que se apertam com maior facilidade basta ver o video do taptite vs parafuso normal (sem auto-roscagem)
E claro, na industria cada segundo sao muitos segundos gastos ao fim de muitas milhares de peças (basta ver os videos promocionais deles para verem onde focam os extras desses parafusos) e pronto, sao tb auto-roscantes em situaçoes onde a rosca é feita por deformação e nao por desgaste de material e essa situação criar ou nao fragilidades na matriz onde é feita a roscagem ser ou nao adequada para se usa-los.
Tb ja vi pessoas a usarem parafusos normais a enroscar em aluminio sem terem rosca previamente feita, muito ao estilo auto-roscante. Claro que abrem o furo um pouco mais largo e a rosca é so metade duma rosca normal e por isso acaba por ser um auto-roscantes com parafusos normais. Mas com esse aperto nao garatem um aperto tao forte que numa rosca normal, pois os filetes dos roscados ficam mais frageis. Mas é como tudo..se for pra segurar uma simples placa de identificação, tb nao interessa garantir apertos tao grandes :P
« Última modificação: 09 de Agosto de 2016, 22:59 por Hugu »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 796
    • Serra Cabo
Re: Set de abrir roscas
« Responder #18 em: 08 de Agosto de 2016, 11:01 »
Mas não é preciso os 3 passos para todos os tipos de materiais.

No que respeita à conicidade, há dois tipos de machos.

Tenho aqui uns que nem o 1º nem o 2º macho finalizam, de alguma forma, a rosca, porque o 2º é uma espécie de continuação do cónico do primeiro. A profundidade geral da rosca (não me refiro à ponta mas ao diâmetro) só é atingida no terceiro macho pelo que obriga, sistematicamente, a usarem-se os 3 machos (a não ser que se trate de material muito macio). São os da marca PEDO.

Os restantes são todos do tipo clássico e, caso o material não tenha mais de, por exemplo, 10mm, e a rosca atravesse todo o material, basta usar-se o 1º.

Os machos que a que chamo do tipo clássico são feitos de forma a conseguir-se acabar a rosca em material pouco grosso e os dois outros machos servem para acabar a rosca caso o material seja mais grosso ou o furo seja cego (não tenha saída).

Vejam a imagem em anexo.

Já parti dois machos. O 1º ainda lá está, o 2º foi extraído com muita praga e invectivando a totalidade da árvore genealógica do morto.

Tenho um par de colecções de machos em caixinhas mais ou menos giras :) . Alguns trabalhem bem, outros nem se percebe para que servem.

Atenção que essas caixas são, geralmente, aço carbono. Trabalham mas reformam-se precocemente. Não os metam em aço inox tipo 316 e tenham cuidado com o inox 304. Há outros aços igualmente arrevesados para esses machos.

Abraço
SC.



Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 796
    • Serra Cabo
Re: Set de abrir roscas
« Responder #19 em: 08 de Agosto de 2016, 11:14 »
Já agora, a generalidade das tabelas de dimensão do furo para abrir rosca, é a chamada tabela a 75%. Tal significa que a rosca não ficará aberta a 100% porque a broca fará um furo ligeiramente grande demais.

A vantagem de tal coisa é a seguinte. As roscas a 75% têm 90% da resistência e permitem ser abertas aplicando ao macho metade da força.

Ora, eu parece-me (não tenho a certeza) que os machos marca PEDO (os tais 'estranhos' que cá tenho, suponho que seja apenas um dos modelos da marca), estão configurados para facilitar o processo de abertura de roscas a 100%.

Não esquecer a cada volta do macho andar meia volta para trás para partir a apara que se forma lá dentro. Se o furo for cego (sem saída) convêm retirar-se o macho duas ou 3 vezes para se ir limpando o furo (ar comprimido). Há sempre que se estar atento ao aumento da prisão. à mais pequena desconfiança, retirar o macho para limpar. Excesso de distracção pode levar o macho a encravar :( , depois nem para a frente nem para trás.

Abraço
SC.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.547
  • NERD!
Re: Set de abrir roscas
« Responder #20 em: 08 de Agosto de 2016, 12:05 »
Uma dica muito boa que apanhei num canal Youtube:
Não é preciso tabelas para furos de roscas métricas: o furo é igual ao diâmetro da rosca menos o passo da mesma. Por exemplo para um parafuso M10x1,5  o furo é de 8.5mm(10-1,5). Quando vi fiquei na dúvida, mas fui confirmar a várias tabelas e bate certo.

Quanto a tirar machos partidos, não é nada fácil e há quem ganhe a vida com esse trabalho:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLcAKxmImFJqm4wFVcENRfi8m68nIesg_1

Ou então com algum humor à mistura:
 ;D   ;D



Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Set de abrir roscas
« Responder #21 em: 08 de Agosto de 2016, 12:19 »
Hugu tens uma sangalhada de termos e conceitos aí. Se quiseres acreditar no marketing é contigo mas eu já testei e tirei as minhas conclusões. Têm preços acessíveis sim.

Os esforços de tracção aplicados a um parafuso concentram-se sempre nos filetes de rosca senão aquilo não estava lá a fazer a nada.

Eu gosto muito de utilizar as normas e tal como o jm_araujo falou, existem regras que permitem saber os furos a fazer. Já faço isto há tanto tempo que ja decorei os furos que vão do M5 ao M12  :o
Se quiserem um bom suporte técnico a um bom preço, comprem o livro de Desenho Técnico do Simões Morais. Já tenho o meu há quase 10 anos e continua a fazer um bom trabalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.575
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #22 em: 10 de Agosto de 2016, 00:15 »
Hugu tens uma sangalhada de termos e conceitos aí. Se quiseres acreditar no marketing é contigo mas eu já testei e tirei as minhas conclusões. Têm preços acessíveis sim.
Nao disse que deixada de acreditar ou nao nesses produtos, so disse que sao produtos especiais, e as questoes levantadas aqui foi como fazer roscas, que machos usam e que truques vocês usam para situaçoes em que se partem os machos dentro dos furos..tu é que vieste para aqui com os taptites.. (até pensei que seria alguma empresa que fabricasse machos e ensinassem uns bons truques..mas afinal sao auto-roscantes.. e como ha os taptites ha tb os sheettracs e outra dezena deles. Gostava de ver esses auto-roscantes a apertarem peças aço tratados, nitretados ou ligas de outros metais mais duros..).
E salgalhada foi a tua descrição para a soluçao dos machos partidos, tanto que pelo entendi, a tua pratica (ou pedes para mandar fazer..) é o que na giria se fala em colocar tacos/tampões..pois bem, se é essa a vossa prática, colocar remendos em peças onde a rosca corre mal, então é uma boa pratica mecânica?.. (pois, tb n sei que se produz na tua empresa ou a que clientes vendem os vossos produtos..)
..ainda para mais remendar com um parafuso e abrir depois a rosca nesse mesmo parafuso.. tb nao é preciso skill, é preciso boas ferramentas/brocas/fresas, porque só o furar o furo com o macho la dentro, e depois furar e abrir rosca no proprio parafuso que vais meter como taco, deve ser trabalho para umas boas horas e com muitas brocas destruidas.. (e no aluminio? ja era uma salada de frutas, nao? lol)
(mais valia encher com solda..nao era preciso inventar muito..e se consegues abrir roscas em parafusos, tb n deves ter problema em abrir em soldas lol)
Por acaso nunca ouviste falar em redutores de rosca? Para quem usa parafusos especiais, e depois anda a inventar roscas dentro de parafusos, é meio coiso..para isso era meter redutores de rosca (não sei se conhecem por esse nome..em inglês nao me lembra agora como se chamam)

Citar
Os esforços de tracção aplicados a um parafuso concentram-se sempre nos filetes de rosca senão aquilo não estava lá a fazer a nada.
mentira, ou melhor, é só parte da verdade.. e ninguem disse que nao era

Citar
Eu gosto muito de utilizar as normas e tal como o jm_araujo falou, existem regras que permitem saber os furos a fazer. Já faço isto há tanto tempo que ja decorei os furos que vão do M5 ao M12  :o
Se quiserem um bom suporte técnico a um bom preço, comprem o livro de Desenho Técnico do Simões Morais. Já tenho o meu há quase 10 anos e continua a fazer um bom trabalho.
E acho bem que se sigam as regras, é por isso que as há que é para realizar um bom trabalho...eu so falei de situações que vejo, de boas e más praticas, e de trabalhos onde esse processo é altamente controlado, rigoroso ou industrial ou entao simples biscatices.

E da mesma maneira que ha regras para os tamanhos dos respectivos furos onde vao ser abertos as roscas, tb ha as regras na profundidade dos furos cegos e do comprimento minimo da respectiva rosca.. como disse o serracabo, n se deve abrir rosca em movimento continuo, deve-se ir recuando na rosca pra ir limpando e quebrar as limalhas, mas se formos ver como fazem as roscas em maquinas automaticas, aquilo é sempre prá frente.

Só falando dos machos para abertura de rosca à mão, o facto de haver kits com 3 conjuntos para mesma rosca nao é só para facilitar a abertura da rosca e abrir a rosca por passos, é tambem para melhor centramento do macho no furo e termos uma rosca bem centrada, porque quem se ja aventurou em abrir logo a rosca como o 3º macho, mesmo em aluminio, ja lhe terá acontecido ficarem com o macho preso porque a rosca ficou descentrada do furo e a rosca começa a desbastar mais dum lado que do outro e chega a ponto onde nao dá mais porque o macho simplesmente deixa de conseguir continuar a abrir rosca no furo mesmo que seja furo passante.
Ok, ha machos especiais, com desenho proprio onde tenta juntar as funçoes dos 3 machos em um só, com filetes de corte graduais e com ponta conica mais acentudas.. nos dias de hoje ha muitos produtos especiais para casos especiais.

Tb tenho/sigo o livro do simoes morais desde o meu 10º ano do secundario e depois tambem tive o prof simoes morais como meu docente na faculdade, por isso eu conheço as regras e as boas praticas mecânicas.. tb tenho um carro rapido e de vez em quando..  ::)

O tamanho da broca a usar, depende do tipo de rosca que é (metrico, whitworth ou gás, trapzoidal, redonda, americana NPT, acme, ..) e do tipo de passo..porque ha passos finos, normais ou grosso.. por isso que ha tabelas para tipo de rosca e passo. A formula do tamanho da broca joga com a altura do filete, mas como a altura do filete tem uma relação com o passo, esta que varia na sua relaçao.. por isso as varias tabelas..
Para o metrico arredonda-se para D=M-p
Tb quando dá diametros 14.7 ou 23.1mm para a broca, ninguem vai fazer furos desse diam porque simplesmente n existem brocas com esse diametro.. por isso nao é uma má conduta usar uma broca fora da tabela..

Qto ao remover machos, sem destruir o material base ou "penhorar" o mesmo furo/rosca, eu costumo usar uma porca normal de parafusos... Sovietico, se quiseres aprender, posso-te ensinar e assim escusas de "andar" remendar peças! :P

p.s.: os tais redutores de rosca (ok, estes sao para madeira, mas tb existe para construçoes metálicas):
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 00:59 por Hugu »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Set de abrir roscas
« Responder #23 em: 10 de Agosto de 2016, 12:02 »
Equanto nao souberes ter uma discussao saudável sem misturar alhos com bugalhos não vais receber nenhuma resposta minha  8)

E não me irias ensinar muita coisa acredita.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.575
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #24 em: 10 de Agosto de 2016, 13:35 »
Equanto nao souberes ter uma discussao saudável sem misturar alhos com bugalhos não vais receber nenhuma resposta minha  8)

E não me irias ensinar muita coisa acredita.
tanto se me dá se queres ou nao responder..
(nao sabia que perguntar ofendia)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 14:27 por Hugu »