collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[03 de Julho de 2025, 19:35]

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Smalluino - O teu primeiro robô V1.0  (Lida 194314 vezes)

Offline metRo_

• Administrator
  • Mini Robot
Re: Smalluino - O teu primeiro robô V1.0
« Responder #60 em: 27 de Janeiro de 2010, 14:17 »
O díodo provoca falhas de informação? Tu supões isto ou tens a certeza?! :s O que entendes por falhas de informação?

Offline kikokiko

• Mini Robot
  • *
« Responder #61 em: 27 de Janeiro de 2010, 16:12 »
Pelo menos quando pus os seRvos a andar um andava E passado um segundo parava e voltava a andar ... agora nao sei se é do seRvo porque pus os dois a andar separadamente e nao parecia acontecer nada de anormal.

Offline kikokiko

• Mini Robot
  • *
« Responder #62 em: 27 de Janeiro de 2010, 16:32 »
E outro sintoma comunica mal com o pc e sobreaquece as resistências

Offline tcustodio

• Mini Robot
  • *
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
« Responder #63 em: 27 de Janeiro de 2010, 22:42 »
@ kikokiko: então agora outra questão:

tens 4x 1.2v a alimentar o arduino. Estás a fazer esses 4.8v entrarem pelo pino "Vin" ou pela tomada de alimentação do arduino!? é que pelas fotografias que disponibilizaste, vejo que estás a usar a tomada.

pergunto isto pois o díodo só pode estar com problemas se fizeres passar corrente por ele, e para isso tens que estar a usar a tomada. Mas a tomada encaminha a corrente das pilhas pelo díodo para um regulador de tensão de 5v (tensão a que funciona o arduino). Mas o regulador de tensão, para funcionar minimamente bem, tem que ser alimentado com 6v (para regular para 5v).

para além de que o díodo em questão tem uma quebra de tensão de 0.3v (ou seja, só forneces 4.5v ao regulador de tensão)

Se usares o pino "Vin" a corrente já não passa pelo díodo, mas mesmo assim 4.8v não é o suficiente para o regulador de tensão dar ao resto do arduino 5v constantes, por isso é que tens isso aos solavancos, daí teres problemas de comunicação e os dois servos não se aguentarem em simultâneo.

solução: liga os 4.8v ao pino "5v"...
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 22:47 por tcustodio »
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #64 em: 28 de Janeiro de 2010, 00:39 »
O teu problema é que o circuito regulador de 5V do arduino não aguenta a corrente que ambos os servos puxam. Provavelmente esse díodo é de 1A, e quando um servo (qualquer um, mesmo outras marcas) está a rodar devagar ou em carga, puxa picos grandes de corrente (nos servos que tens vai na boa a 0.8A; por isso também não é muito aconselhável alimentar servos pela porta USB). 0.8A + 0.8A + qq-coisa-do-arduino > 1.2A.

Isso de não conseguires pôr os 2 a rodar ao mesmo tempo, se não for do diodo/ciruito regulador (a passar tanta corrente pelo diodo, se ele for mesmo de 1A a "perda" de tensão nesse díodo deve é capaz de ser maior que 1V), é das pilhas que também não aguentam "o tranco" (se forem re-carregáveis, tá na hora de re-carregar). Ainda outro efeito que pode acontecer nesta situação é o arduino fazer reset quando os servos "arrancam".

Em principio bastará mudar esse díodo para recuperar o arduino, desde que nada mais se tenha estragado (o regulador de tensão, o 7805, tem protecção térmica: quando passa muita corrente ele aquece, quando aquece muito ele desliga até arrefecer e depois volta a ligar, etc).

p.s.: Colocaste os condensadores que te enviei? Se não os tens, ate pode ser que colocá-los resolva o problema (o de não funcionarem em simultâneo); se os tens, podes fazer o teste de os tirar e verificar como tudo fica ainda pior :)
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 00:49 por Njay »

Offline kikokiko

• Mini Robot
  • *
« Responder #65 em: 28 de Janeiro de 2010, 19:33 »
Ok vou testar isso tudo agora só uma pergunta como mudo o díodo ou melhor onde compro?

Offline NooBot

• Mini Robot
  • *
« Responder #66 em: 28 de Janeiro de 2010, 20:52 »
amigo podes arranjar diodos em quase todos os equipamentos electronicos, desde televisoes, leitores dvd a mesmo comandos de carros remotos ;)

Offline kikokiko

• Mini Robot
  • *
« Responder #67 em: 28 de Janeiro de 2010, 21:17 »
Sim eu sei mas parece que este é quadrado... não um normal, Aliás se me dessem as suas características dele era melhor.

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #68 em: 29 de Janeiro de 2010, 20:51 »
Qualquer diodo normal de 1A serve, mesmo que não seja quadrado. Dificilmente encontrarás um diodo igual à venda (até sou capaz de cá ter qualquer coisa, mas acho que não te justifica o gasto), mas podes substituir por um 1N4001 a 1N4007, ou mesmo um 1N5817 a 1N5819, se conseguires de alguma forma soldá-lo lá.
Em último caso, se ligares ambos os pinos também vai funcionar, só que perdes a protecção contra ligação de alimentação invertida (ligar o + da fonte de alimentação ao - e vice-versa); se só alimentas o Arduino por USB não corres o perigo de trocar os fios da alimentação. Isto, claro, se é mesmo desse díodo que estamos a falar (não vi), e de qualquer forma estás sempre por tua própria conta e risco.

Actualização: Reparei que disseste que "comunica mal com o PC e sobre aquece as resistências", o que é isso exactamente? Só o diodo pifado não causa esse tipo de problema.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 20:58 por Njay »

Offline kikokiko

• Mini Robot
  • *
« Responder #69 em: 29 de Janeiro de 2010, 20:58 »
Para tirar as dúvidas, o componente é este:

É arduino Duemilanove e tem a saída usb para cima (isto para posicionar o arduino).

Outra dúvida é, onde ligo os conensadores que me enviaste? ???

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #70 em: 29 de Janeiro de 2010, 21:05 »
Eu não tenho nenhum arduino kiko, por isso não sei, mas parece estar junto à ficha de alimentação externa por isso deve ser mesmo.

Ah, e claro, muito importante, segue o conselho que já aqui te deram de ligar os servos directamente às pilhas, que assim não stressas o arduino. E recarrega-as.

Os condensadores é para ligar na alimentação dos servos, 1 condensador em cada servo, o - do condensador no - do servo e o + no +, é apenas isto. Se conseguires de alguma forma ligá-los ao pé das fichas dos servos, é o ideal.

Offline t0am

• Mini Robot
  • *
« Responder #71 em: 31 de Janeiro de 2010, 14:34 »
bem, tou a pensar executar este Smallduino, como meio de me iniciar ao Arduino e às montagens de Robotica.
Ora que material aconselham que compre, o Arduino DueMilaNove? E devo comprar pela LojaLusoRobotica tanto o Arduino como os Servos? (dêm me uma opiniao imparcial :p)

cumps

Offline metRo_

• Administrator
  • Mini Robot
« Responder #72 em: 31 de Janeiro de 2010, 15:00 »
Quanto ao Arduino Duemilanove podes confirmar tu que é o sitio mais barato para se comprar um Arduino.
Quanto ao servo já dependo do que queres fazer, mas neste caso como queres construir um smallduino eu optava também por comprar os servos http://loja.lusorobotica.com/78-servo-full-rotation.html pois já vêm alterados para rotação continua. Mas se calhar é melhor saber a opinião de quem já comprou estes servos.

Offline TigPT

• Administrator
  • Mini Robot
    • Tiago Rodrigues
« Responder #73 em: 31 de Janeiro de 2010, 15:01 »
Olá ;)

Aconselho-te a comprar o Arduino Duemilanove c/Atmega 328, e visto que é um produto que vem selado de fábrica, deves de adquirir onde for mais barato ;)

Quanto aos servos, aconselho que adquiras de rotação continua em vez de comprares normais e depois os modificar para rotação continua (embora o possas fazer, já exige algum nível de conhecimentos considerável). Estes também por serem material de entrada de gama que normalmente não se distinguem muito nas características, também devem de ser adquiridos ao preço mais barato possível ;)

Boa sorte com o teu projecto, fica aqui a lista de lojas portuguesas:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,86.0.html

Offline t0am

• Mini Robot
  • *
« Responder #74 em: 31 de Janeiro de 2010, 15:19 »
obrigado pela resposta.

Sendo assim vou comprar o material aqui pela lusorobotica, os preços parecem bons, o Servo ja vem com rotaçao a 360, e o Arduino ja traz Atmega 328. Aproveito e compro também as rodas aqui.