collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

LR, passado, presente e futuro por LVirtual
[Hoje às 07:41]

Compra Colectiva Mouser.com N1-2018 por Hugu
[Ontem às 14:36]

Printer 3D barata por Hugu
[18 de Janeiro de 2018, 21:02]

Que potência contratada têm em vossa casa? por SerraCabo
[18 de Janeiro de 2018, 16:43]

Lojas Portuguesas de Eletrónica por TigPT
[18 de Janeiro de 2018, 11:00]

Portátil não carrega a bateria... por KammutierSpule
[18 de Janeiro de 2018, 10:39]

Arduino - Controlar fita led por mariana.val
[16 de Janeiro de 2018, 23:25]

O Roomba avariou! por TigPT
[15 de Janeiro de 2018, 11:30]

ic SL440 da Plessey? por brunus
[14 de Janeiro de 2018, 22:13]

e-bike converter piscas para 12v por Njay
[14 de Janeiro de 2018, 22:10]

Autor Tópico: e-bike converter piscas para 12v  (Lida 319 vezes)

Offline vasco

• Mini Robot
  • *
e-bike converter piscas para 12v
« em: 13 de Janeiro de 2018, 12:16 »
Temos cá em casa uma e-bike de 60V (5x12V).
Foi comprada usada e está bastante batida, uma das coisas que não tem são os piscas traseiros.
As lâmpadas (incandescentes) têm a indicação 72V 3W3 e não as consigo encontrar em lado nenhum.
Medi a voltagem com o pisca ligado e varia entre 16.1V (off) e 61.5V (on) (tenho que voltar a medir com um multímetro um pouco melhor, acho estranho não vir a 0V no off).
Como só encontro lâmpadas/leds de 12V mandei vir um conversor que passa entre 36 e 72V para 12V e estou a pensar meter simplesmente 1 antes de cada lâmpada, mas, apesar dos conversores serem baratos (aprox 3€ cada) parece-me estúpido fazer isto, até porque inevitavelmente vou ter que substituir mais lâmpadas (presença, stop, etc).
Parece-me que a solução seria meter um transístor (ou qq coisa semelhante) que usasse o sinal 16.1V/61.5V para desligar/ligar a passagem dos 12V. Mas isto é exatamente o contrario do que se costuma fazer que é usar uma voltagem baixa para controlar a passagem/não-passagem de uma voltagem mais alta.
Não é uma opção modificar o switch dos piscas para enviar 12V em vez dos 60V, enquanto que o acesso ás lâmpadas é fácil e existe espaço livre o switch está integrado no punho e nem me atrevo a tentar abrir para ver se existe algum espaço. No entanto, parece-me óbvio que esta seria a melhor solução. :-(

Portanto, a pergunta é, o que é que eu posso usar aqui como "transistor".
Obrigado

O conversor é este: https://www.ebay.com/itm/112662640990
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 12:19 por vasco »

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:47 »
porque nao metes o circuito todo a ser alimentado apenas duma bateria e o motor a ser alimentado pelo conjunto completo dos 60 volts,
fazendo o controlo do circuito electrico pelo negativo em vez de ser pelo positivo da alimentaçao?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

• Mini Robot
  • *
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:50 »
e essa e-bika tem bateria de 60 volts?

Sim, tem uma "mala" (estupidamente pesada por sinal) com 5 baterias de chumbo ligadas em serie.
Podia-se derivar os 12V só de 1 bateria, mas já li algures que isso causa problemas na carga uma vez que essa bateria vai estar sempre mais baixa que as outras.

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:58 »
Temos cá em casa uma e-bike de 60V (5x12V).
Foi comprada usada e está bastante batida, uma das coisas que não tem são os piscas traseiros.
As lâmpadas (incandescentes) têm a indicação 72V 3W3 e não as consigo encontrar em lado nenhum.
Medi a voltagem com o pisca ligado e varia entre 16.1V (off) e 61.5V (on) (tenho que voltar a medir com um multímetro um pouco melhor, acho estranho não vir a 0V no off).

Mete uma resistência de 33K - 56K a unir as 2 pontas do multímetro e repete a medição.

Citação de: vasco
Como só encontro lâmpadas/leds de 12V mandei vir um conversor que passa entre 36 e 72V para 12V e estou a pensar meter simplesmente 1 antes de cada lâmpada, mas, apesar dos conversores serem baratos (aprox 3€ cada) parece-me estúpido fazer isto, até porque inevitavelmente vou ter que substituir mais lâmpadas (presença, stop, etc).
Parece-me que a solução seria meter um transístor (ou qq coisa semelhante) que usasse o sinal 16.1V/61.5V para desligar/ligar a passagem dos 12V.

Também há relés de 60V. Dá uma olhada na Mauser.

Mas isto é exatamente o contrario do que se costuma fazer que é usar uma voltagem baixa para controlar a passagem/não-passagem de uma voltagem mais alta.
Não é uma opção modificar o switch dos piscas para enviar 12V em vez dos 60V, enquanto que o acesso ás lâmpadas é fácil e existe espaço livre o switch está integrado no punho e nem me atrevo a tentar abrir para ver se existe algum espaço. No entanto, parece-me óbvio que esta seria a melhor solução. :-(

Pode não ser difícil manter a cablagem e mudar apenas o que lá circula, mas possivelmente a cablagem existente tem secção demasiado pequena para começar a passar 5x a corrente habitual (para a mesma potência, passar de 60V para 12V implica 5x a corrente).

Portanto, a pergunta é, o que é que eu posso usar aqui como "transistor".

Acho que seria mais simples usar relés de 60V. Para usar transístores tens que saber que corrente eles têm que controlar, e é preciso mais uns componentes para que eles liguem e desliguem correctamente e fiquem protegidos...

Obrigado

O conversor é este: https://www.ebay.com/itm/112662640990

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:00 »
e essa e-bika tem bateria de 60 volts?

Sim, tem uma "mala" (estupidamente pesada por sinal) com 5 baterias de chumbo ligadas em serie.
Podia-se derivar os 12V só de 1 bateria, mas já li algures que isso causa problemas na carga uma vez que essa bateria vai estar sempre mais baixa que as outras.

Exacto, isso não é boa prática. Eles sozinhas já têm problemas suficientes de equalização de carga (é uma coisa que devias manter debaixo de olho, o estado da carga das baterias individuais deve ser igual, senão acabas com algumas "rapidamente" nas lonas).

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
« Responder #5 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:04 »
Pode não ser difícil manter a cablagem e mudar apenas o que lá circula, mas possivelmente a cablagem existente tem secção demasiado pequena para começar a passar 5x a corrente habitual (para a mesma potência, passar de 60V para 12V implica 5x a corrente).

esta afirmaçao nao esta correcta.
se mudar as lampadas para 12 volts nao é mesma potencia.
no caso, os cabos iriam era ficar sobredimensionados.

A potencia que passa pelos cabos é a que é pedida pelos componentes do circuito.
E se passar a cortar a alimentaçao das lampadas pelo negativo nao tem problemas em ter duas tensoes de trabalho diferentes.
Alem disso visto que tem 5 baterias, pode pendurar cada circuito de lampadas em cada bateria e mantem as cargas mais ou menos equilibradas.
ou ate pode usar uma 6ª bateria ja agora so para o circuito luminoso.
qual é o problema em separar o circuito de iluminaçao do circuito de alimentaçao do motor?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #6 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:32 »

esta afirmaçao nao esta correcta.
se mudar as lampadas para 12 volts nao é mesma potencia.

Assumo que as lâmpadas incandescentes de 60V têm mais ou menos a mesma eficiência que as incandescentes de 12V, e nesse caso para manter o mesmo fluxo luminoso é preciso manter a potência, e portanto a corrente a 12V sobe em relação à lâmpada de 60V.

Citação de: LVirtual
no caso, os cabos iriam era ficar sobredimensionados.

Para isso era preciso que a lâmpada de 12V fosse mais de 5x mais eficiente que a de 60V.

Alem disso visto que tem 5 baterias, pode pendurar cada circuito de lampadas em cada bateria e mantem as cargas mais ou menos equilibradas.
ou ate pode usar uma 6ª bateria ja agora so para o circuito luminoso.

Não é boa política, , não vais conseguir manter a descarga equilibrada pelas 5 baterias. A bateria (o conjunto das 5) é carregada em série, e com a diferença de estado de carga uma das baterias vai começar a morrer. É o mesmo problema que é resolvido no mundo do R/C pelos "carregadores / balanceadores". Mas o carregador destas scooters não faz balanceamento; se fizesse, podia-se fazer essas "puxadas" de baterias individuais do pack (embora também tenha outras desvantagens, pois o corte por tensão baixa iria ocorrer mais cedo por causa da bateria que estivesse mais descarregada).

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:42 »
ultrapassando esse problema metes ou um conversor DC-DC ou um regulador de tensao.

Mas regular de 60 para 12 nao é boa ideia, por isso inventaram os conversores DC/DC...
E uma lampada, seja de 60 ou de 12 Volts so pede á fonte aquilo que gasta. ora se os cabos estao dimensionados para 60V/ X Amperes
dao perfeitamente para 12 V/ X amperes da lampada.
se por exemplo uma lampada de 60 V precisa de 1 amp.
A lampada de 12 volts nao vai precisar de 5 amp, mas quando muito tambem e apenas de 1 amp.

As lampadas dos automoveis ja ha muitos anos que sao de 12 volts e ate servem para iluminar a estrada a 50 metros de distancia,
nao acredito que peçam 10 amp á bateria nesse caso...

mais um edit:
alem disso cabos de 6 mm2 de secção permitem 16 amperes em segurança segundo as regras tecnicas.
Mesmo que o motor precise de 10 A para trabalhar ainda esta dentro das regras.
Sera que existem lampadas de incandescencia para veiculos motorizados a 12V/16 A ?
è que no caso em apreço nao é a potencia que interfere na capacidade dos capos, mas sim a intensidade.
Apesar disso, uma lampada de 12V/16 A nao tem mais potencia que uma lampada de 60V / 3 A.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 15:47 por LVirtual »

Offline Njay

• Mini Robot
  • *
    • Tróniquices
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:51 »
ultrapassando esse problema metes ou um conversor DC-DC ou um regulador de tensao.

Mas regular de 60 para 12 nao é boa ideia, por isso inventaram os conversores DC/DC...

Ambos são "reguladores" :D . Quando dizes regulador referes-te aos "conversores lineares" (como os 78xx), a palavra chave é o "linear".

E uma lampada, seja de 60 ou de 12 Volts so pede á fonte aquilo que gasta. ora se os cabos estao dimensionados para 60V/ X Amperes
A lampada de 12 volts nao vai precisar de 5 amp, mas quando muito tambem e apenas de 1 amp.

Se for para manter o mesmo fluxo luminoso e ambas as lâmpadas tiverem eficiência similar (como é expectável de 2 lâmpadas incandescentes), sim, a de 12V vai pedir 5A, porque ambas terão que ser de X Watts. A de 60V seria de 60W (60V, 1A) e uma de 12V 60W vai consumir 5A (12V x 5A = 60W).
Agora, por exemplo, se trocares uma lâmpada incandescente de 60V por uma de 12V com o mesmo fluxo luminoso mas mais eficiente, como uma de LEDs, já a relação não se mantém, aí a corrente da lâmpada de 12V será menor que 5A, mas também a lâmpada não será de 60W mas de uma potência menor.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 15:59 por Njay »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #9 em: 13 de Janeiro de 2018, 15:53 »
Apesar disso, uma lampada de 12V/16 A nao tem mais potencia que uma lampada de 60V / 3 A.

Ahumm...
P=U*I
12V*16A= 192W
60V*3A=180W

Uma lâmpada de 12V/16A consome mais 12W de potência que uma de 60V/3A.

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
« Responder #10 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:01 »

Ahumm...
P=U*I
12V*16A= 192W
60V*3A=180W

Uma lâmpada de 12V/16A consome mais 12W de potência que uma de 60V/3A.

como arrendondei o numero abri portas de escarnio e mal dizer... ;)
mete 3,33 amperes como fiz na calculadora que ja tens outra opiniao.
E que tal confirmares que é comum usar-se o controlo de lampadas e reles por via do negativo quando temos varias tensoes diferentes num mesmo circuito
e que isso nao acarreta nenhum problema de segurança para o circuito?

foste logo pegar nas minudencias da linguagem...
è por isso que mantenho o texto da minha assinatura.
;) ;D :o 8) ::)

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #11 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:05 »
E lá volta a filosofia quando se falava em matemática. I'm out :-X

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
« Responder #12 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:06 »

Ambos são "reguladores" :D . Quando dizes regulador referes-te aos "conversores lineares" (como os 78xx), a palavra chave é o "linear".

Se for para manter o mesmo fluxo luminoso e ambas as lâmpadas tiverem eficiência similar (como é expectável de 2 lâmpadas incandescentes), sim, a de 12V vai pedir 5A, porque ambas terão que ser de X Watts. A de 60V seria de 60W (60V, 1A) e uma de 12V 60W vai consumir 5A (12V x 5A = 60W).
Agora, por exemplo, se trocares uma lâmpada incandescente de 60V por uma de 12V com o mesmo fluxo luminoso mas mais eficiente, como uma de LEDs, já a relação não se mantém, aí a corrente da lâmpada de 12V será menor que 5A, mas também a lâmpada não será de 60W mas de uma potência menor.

estas a esquecer-te que a cablagem esta dimensionada tambem para o motor que consome bastante mais.
de qualquer maneira qualquer reles cabo de secçao de 1,5 mm suporta 15 amperes dentro das regras tecnicas de segurança.
por isso mesmo que a lampada de 12 volts peça 10 amp à fonte os cabos continuam a estar mais que dimensionados...

Offline LVirtual

• Mini Robot
  • *
« Responder #13 em: 13 de Janeiro de 2018, 16:06 »
E lá volta a filosofia quando se falava em matemática. I'm out :-X

I'm In  ;D

Offline vasco

• Mini Robot
  • *
« Responder #14 em: 13 de Janeiro de 2018, 18:16 »
Hummm, pessoal, tenham calma, isso não ajuda muito.
Quanto ás preocupações de potencia, vou lembrar que estamos a falar das lâmpadas dos piscas, nas lâmpadas originais estava escrito 72V 3W3, nas de 12V que consigo encontrar está 12V 5W5. Não sei se o 3W3 e 5W5 são watts, mas em termos de potência para um pisca de uma bike quanto é que poderemos estar a falar ? 5 W parece-me bem.
E nada me obriga a ficar com lâmpadas de incandescência, se passar para 12V posso por leds, em termos de quantidade de luz não vai ficar pior que está agora :-).
Em termos práticos, na sequencia da msg do NJay fui à procura de relés, os que encontrei de 60V eram 60V do lado do output, do lado do input eram no máximo 36V, e os preços não estavam longe dos 3€.

Portanto, que opções tenho ?
O que me parece que tem capacidade de funcionar sem grandes confusões é um buck converter por lâmpada, a 3 euros e pouco não fica demasiado caro, as duvidas que tenho é se é suficientemente rápido para ter tempo de acender a lâmpada antes o pisca ir para off.
Mas estava à espera que existisse maneira de usar um transístor ou um mosfet, só que não conheço o suficiente do assunto para saber se existe algum que possa ter a base/gate controlada por uma voltagem tão alta.

É claro que podia por um arduino simplesmente a medir a voltagem que vem no fio do pisca e a ativar um mosfet em sequência... mas, "se calhar" (LOL) é um bocado overkill, embora talvez fosse uma cena gira de fazer com um attiny.
Tenho outras ideias, mas era ideal que a solução ainda fosse móvel... :-)