collapse

* Posts Recentes

Autor Tópico: O Roomba avariou!  (Lida 276 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 170
O Roomba avariou!
« em: 13 de Janeiro de 2018, 20:46 »
Boa noite,

tive um problema com o meu Roomba 560 deixou de funcionar, simplesmente parou a meio duma tarefa. Pensei que fosse por falta de bateria e que não tivesse conseguido chegar à estação de carga.

Tentei re-activá-lo e não ligou, se fosse bateria, costuma ligar e dar aviso de bateria fraca e volta a desligar, mas não aconteceu isso. Quando o fui meter à carga, ainda piscaram alguns dígitos do mostrador, mas não deu mais sinal, não detecta nem faz carga, nem na estação nem no carregador dele, não fosse o problema na estação.
Como não liga, também não consigo correr o tal teste de diagnósticos para detectar a falha, já o abri, e na board não vejo nada preto ou com dano visível.

Ao ler a bateria dá-me 15.38 volts, é uma 14.4V 3000mAh Ni-MH.

O roomba tem uma ficha de 8 pinos, mas não faço ideia se dará para fazer algum diagnostico, porque não tenho o cabo.

Alguém ja teve algum problema num roomba e como conseguiu resolvê-lo?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.280
    • Tiago Rodrigues
Re: O Roomba avariou!
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2018, 11:30 »
Eu tive um romba que avariou, quando ligava o carregador fazia faisca nos terminais, logo conclui que havia um curto.

Numa primeira analise não via nada chamuscado, mas quando visto com mais atenção, detectei que um dos diodos zener junto à entrada de energia estava em curto. Tirei-o fora e ficou a funcionar, mais tarde meti lá um igual para não perder essa proteção.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 170
Re: O Roomba avariou!
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2018, 22:57 »
Qual é o modelo do seu roomba?

O tal díodo era um daqueles vermelhos vidrados com patas ou era uma versão SMD?

Tenho o roomba todo desmontado, tenho medo que o fique muito tempo com ele assim, e que depois tenha dificuldades em montá-lo ou que perca peças  :-\

Passei com o multímetro pelos díodos, tenho duvidas neste D55, porque dá sinal de curto por breves instantes mas no outro sentido dá valores 0.7. Será que é por estar ao lado daquela bobine e então dá meio sinal/bip de curto e não quer dizer que está queimado?
É que também não consigo identificar o díodo, ele só tem escrito "SR" "T" e não consigo achar esquemas elétricos para consultar os componentes pela referência da board.


Para além dos díodos que outros componentes dá para fazer verificação com um multímetro e com eles ainda na placa? Queria tentar fazer uma triagem, sinalização maior possivel de mais componentes e só dessoldar e tirar as duvidas aos que derem valores ou leituras estranhas.

O chato é entender e distinguir nos SMDs que tipo de ocmponentes são porque há encapsulamentos iguais que são adotados em varios componentes diferentes e sem esquemas torna-se mais complicado identificar os componentes e entender como devo tirar e fazer as leituras com o multímetro. É que nem fotos de boa qualidade e com sinalização das zonas ou explicação dos componentes consigo encontrar na internet.



« Última modificação: 21 de Janeiro de 2018, 23:07 por brunus »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.265
    • Tróniquices
Re: O Roomba avariou!
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2018, 23:14 »
(...) tenho duvidas neste D55, porque dá sinal de curto por breves instantes mas (...)

Deve estar bom, isso é o comportamento típico quando há um condensador. Inicialmente o condensador está descarregado e o bip liga, mas à medida que o condensador carrega a "resistência" que o DMM vê no circuito aumenta e o bip pára.