collapse

* Posts Recentes

Variáveis locais a escreverem sobre variáveis globais? por danielpic
[17 de Março de 2019, 16:13]

Pixels camp por josecarlos
[17 de Março de 2019, 12:54]

JR procura malta para trocar ideia sobre CNCs por joaopcrodrigues
[14 de Março de 2019, 23:47]

PIC16F84A por bino
[14 de Março de 2019, 21:11]

Maat robótica exposição por josecarlos
[05 de Março de 2019, 12:30]

MIT Mini Cheetah por josecarlos
[05 de Março de 2019, 11:58]

Resmas de Trotinetes por SerraCabo
[02 de Março de 2019, 18:07]

Corrosão em tubo de cobre por dvdt
[01 de Março de 2019, 22:59]

Human Circuit por jm_araujo
[28 de Fevereiro de 2019, 17:18]

[Senior Electronic Engineer] - vaga aberta para inicio imediato por Sérgio_Sena
[27 de Fevereiro de 2019, 11:17]

Autor Tópico: Proteção Lipo  (Lida 232 vezes)

Offline Kristey

• Mini Robot
  • *
Proteção Lipo
« em: 14 de Janeiro de 2019, 06:58 »
Boa noite.

Após ter projectado o uso e uma bateria de Litio para um aparelho o único cuidado que tive foi o uso de um IC para controlar a carga da mesma.
Usei este circuito integrado:
MCP73830T - http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/20005049D.pdf

Contudo depois a olhar para o esquemático, notei que como os 5V estão ligados a um regulador para 3.3V, percebi que sempre que o aparelho não estivesse ligado à energia iria drenar a bateria.

Então pensei um pouco e pensei neste circuito:

Onde tenho:
- IC3 o circuito integrado que controla o carregamento da bateria.
- D2 impede que os 5V carregam a bateria directamente
- Gate de Q3 estará LOW normalmente, fazendo com que Q2 não deixe descarregar a bateria.
- Assim que o sistema iniciar o micro controlador muda a gate do Q3 para High e permite assim o uso da bateria.

Neste caso penso que funcionará correctamente pois a bateria so serve para que o aparelho não desligue abruptamente. O uC detecta a falha de energia, fecha os serviços/perifericos que for necessário, grava um log e manda desligar a bateria.

Questões:
A minha questão é mais para outras aplicações onde eu simplesmente só quero que haja uma proteção de undervoltage 3.4V (Li-PO) sem que haja um uC. Procurei até algum IC que fizesse isto, e não ha nada "simples" de se usar. Ou algum IC que controla-se a carga e também a descarga. Mas não entonarei nada para esta utilização.

Gostaria também de tirar aquele diodo dali para diminuir a queda de tensão mas mantendo a funcionalidade de os 5V nao "carregarem" directamente a bateria. Nesta questão ja pensei em algumas coisas mas não cheguei a nenhuma conclusão.

Cumprimentos e muito obrigado

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Proteção Lipo
« Responder #1 em: 14 de Janeiro de 2019, 10:44 »

A minha questão é mais para outras aplicações onde eu simplesmente só quero que haja uma proteção de undervoltage 3.4V (Li-PO) sem que haja um uC. Procurei até algum IC que fizesse isto, e não ha nada "simples" de se usar. Ou algum IC que controla-se a carga e também a descarga. Mas não entonarei nada para esta utilização.

O que já fiz e é simples, é usar uma das proteções chinesas baratas, que vem todas com o DW01 e um mosfet duplo (https://www.ebay.com/itm/262986005372), é igual às que costumam vir incluidas nas LiPo baratas.
https://cdn.sparkfun.com/assets/learn_tutorials/2/5/1/DW01-P_DataSheet_V10.pdf

A sua tensão de corte normal é muito baixa, 2.4V, mas se aumentares o valor da resistência que liga a alimentação consegues que esse valor suba. Não me lembro que valor usei, mas consegui que cortasse aos 3.2V e só volta a ligar quando a tensão sobe aos 3.8V. É um hack, mas é barato e sem micro ;)

Offline Kristey

• Mini Robot
  • *
Re: Proteção Lipo
« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2019, 13:24 »
Boa cena esse IC, mas acho que para esta situação vai ficar assim.

Para futuras coisas vou usar esse IC e um interruptor, porque pelos vistos não ha solução melhor.