collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Farol do Carro Embaciado  (Lida 3405 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Farol do Carro Embaciado
« em: 24 de Janeiro de 2019, 19:04 »
 ???
O meu Clio III de 2008 nunca embaciou os faróis mas de há 1 semana para cá que um farol da frente está com condensação (embaciado e ontem tinha mesmo gotas de água).

Isto aconteceu porque uma lâmpada (médio) se fundiu e troquei-a, o procedimento foi exatamente o que já fiz antes, tirar a tampa de plástico, mudar a lâmpada e colocar novamente a tampa. A única diferença foi que, entre tirar a lâmpada queimada e colocar a nova passou uma semana, pois não tinha nenhuma e tive de ir comprar (e como troco sempre as 2, comprei 1 par). Nessa semana andei com o carro sem essa tampa, fez muito frio e até nevoeiro.. e não me lembrei de colocar a tampa no farol.   ::)

Quando coloquei a nova lâmpada há 4 dias atrás havia vestígios de condensação mas nada de grave, no entanto a coisa tem vindo a piorar e não desaparece..

Alguma dica para retirar isto do farol? Tenho receio que seja mau para as lâmpadas e que reduza drasticamente a sua longevidade.

Neste momento tirei a tampa para ver se aquilo seca mas não me parece..




Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Farol do Carro Embaciado
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2019, 19:16 »
É capaz de ter entrado água e de ter ficado escondida nalguma zona. Com o farol fechado ela vai evaporando e vai-se condensando na zona mais fria, justamente o vidro do farol.

Talvez retirando a lâmpada e atirando para lá durante 1/2 hora um jacto de ar quente de um secador de cabelo ... mas cuidado com o exagero.

Calculo que isto seja bom de dizer porque nalguns carros só de consegue chegar às lâmpadas depois de desmontar a cambota :)

Já me aconteceu uma vez essa humidade ter começado a descolar o espelhado reflector.

SC.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Farol do Carro Embaciado
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2019, 22:28 »
Ou tira a tampa e deixa a lampada e anda uns dias.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Farol do Carro Embaciado
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2019, 22:32 »
Fiz a secagem com o secador ontem de manhã, o 'ambiente' lá dentro ficou quentinho e a água evaporou quase toda, apenas 2 gotinhas muito pequenas estavam ainda na parte de baixo, fechei a tampa e estava com fé.. mas à noite estava outra vez embaciado, mas era muito menos..

Hje de manhã tirei a tampa e a lâmpada, amanhã coloco a lâmpada e deixo sem tampa para ver.. que atrofio!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Farol do Carro Embaciado
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2019, 22:39 »
Não tens sacos de gel silica algures por casa?

Seca uns quantos no forno, e enfia-os para dentro do farol, e retiras passados 2 dias  :P
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Farol do Carro Embaciado
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2019, 08:19 »
Pode-se comprar sílica seca em doses industriais em qualquer supermercado. Na secção de animais, areia de cristais para gatos. Marca branca serve bem, é só fazer uns sacos de pano.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Farol do Carro Embaciado
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2019, 08:31 »
Sim, eu por causa do filamento da impressora 3D tenho aqui um saco de sílica para gatos... e na semana passada meti uns 2 saquinhos daqueles que vêm com os electrodomésticos dentro do farol (atados com uma linha para não os perder) mas o resultado não foi nenhum mas tb a sílica não era muita..

Mas se calhar vou meter um monte desta sílica num pano e meto lá para dentro sim :)