collapse

* Posts Recentes

Bucha Berbequim por vasco
[Ontem às 19:05]

Compra Colectiva Mouser N3-2018 (limite ~22 Julho 2019) [update] por vasco
[22 de Julho de 2019, 22:13]

Fabricantes de PCB e Assemblage (produção em massa) por senso
[18 de Julho de 2019, 16:15]

Loja online "McMaster" na europa? por Alfredo Garcia
[16 de Julho de 2019, 23:17]

Stepper Motor HEM-17D3003 por jm_araujo
[15 de Julho de 2019, 09:22]

Video Porteiro do Prédio por Hugu
[08 de Julho de 2019, 23:05]

Medidor de indutâncias por Hugu
[08 de Julho de 2019, 22:57]

Perfis V-Slot vs C-Beam vs Bosch vs 8020 por Hugu
[08 de Julho de 2019, 22:46]

Ressuscitar Bateria Li-On 36V por jm_araujo
[26 de Junho de 2019, 17:23]

Pequenas chapas de Aluminio - Onde comprar? por Hugu
[24 de Junho de 2019, 16:39]

Autor Tópico: Bucha Berbequim  (Lida 203 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Bucha Berbequim
« em: 13 de Julho de 2019, 22:41 »
Preciso de ajuda com isto!

Há uns anos comprei este Ryobi por quase 100€ na altura, funciona bem, o motor é muito potente etc etc, mas desde início sempre tive o problema das brocas se desapertarem sozinhas.

A bucha é de aperto rápido, coloco a broca e aperto aquilo bem, se o trabalho\furo que estiver a fazer puxar um pouco por ele.. a broca passado uns segundos está larga e a girar dentro da bucha do berbequim... é normal?!

Existem brocas específicas para este tipo de bucha de aperto rápido? Com os antigos em que temos aquela chavinha para apertar isto quase nunca acontecia.. mas com este é rara a vez que não me aconteça.

Vale a pena trocar a bucha por outra?

Último trabalho que fez e usei esta broca, ficou ainda mais lisa do que já era..

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Bucha Berbequim
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2019, 00:59 »
Não é normal, é suposto as buchas segurarem com força suficiente para que não rode. Em nenhum dos meus berbequins com bucha de aperto rápido (e olha que tenho alguns bem foleiros) isso acontece, a menos que ande distraído quando aperto, e basta reapertar. Soa mais a defeito/falha de origem.

Não há brocas específicas para essas buchas, é tudo igual.

O berbequim parece ser de jeito, pelo que trocar a bucha parece-me boa ideia. Não te sei recomendar alternativa.

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2019, 22:45 »
Há anos comprei uma bucha de aperto rápido para um dos meus Bosch e deu raia. Desapertava-se. Dava tanta chatice que acabei por recolocar a original (de chave).

Bastante mais tarde encontrei na sucata uma bucha imponente (aos 16:00 do vídeo)

de aperto rápido da Hilti e voltei a aplicar e não houve até hoje qualquer problema.

Numa outra sucata encontrei igualmente uma de aperto rápido mais pequena e também não houve problema.

A que deu problema, à esquerda, parece da marca(?) Hammer, a outra, boa é Rohm (conceituada).

Atenção que montadas em coluna, algumas destas buchas tornam-se difíceis de apertar/desapertar porque uma das golas recartilhadas (a que se tem que segurar para rodar a outra gola igualmente recartilhada) fica muito próximo (encostada) da garra/gola/abraçadeira de aperto da coluna ao berbequim.

Abraço
SC

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #3 em: Ontem às 14:21 »
Ok, obrigado pelas dicas. Vou ver se tenho à venda alguma da Hilti  por aqui.

Será fácil remover esta e colocar uma nova? Tirando o parafuso interior é preciso dar uma pancada com a bucha apertada certo?

Offline vasco

• Mini Robot
  • *
« Responder #4 em: Ontem às 19:05 »
Tenho o mesmo problema, a bucha de origem num B&D já com uns 20 anos com o tempo tornou-se difícil de apertar de modo que a broca acaba por patinar em situações mais duras, se forço a bucha até ao próximo "click" depois é uma trabalheira para a abrir, envolvendo normalmente um alicate, uma chave de grifos e por vezes outra pessoa. Já pensei muitas vezes na hipótese de trocar por uma bucha com chave mas na verdade não sei como se desmonta a bucha, pelos vídeos do AVE julgo que será abrir a bucha ao máximo e depois haverá um parafuso com rosca inversa...
Solução recente, encontrei no Bricomarche brocas com a "base" hexagonal, não há todas os tamanhos, só encontrei de 4.0, 5.0 e 6.0 que de qq modo parecem-me ser os mais apropriados, como é óbvio, as brocas já não patinam com o aperto que dou sem dificuldade.

Tentei anexar uma foto das brocas (um .jpg com 100 KB (102.400 bytes)) mas o forum diz

"O seu anexo não passou nas verificações de segurança e não pode ser enviado. Por favor, consulte o Administrador do fórum..." go figure...
« Última modificação: Ontem às 19:10 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.