collapse

* Posts Recentes

Intercomunicador / video porteiro por beirao
[Hoje às 21:43]

Cortar Vidro por Hugu
[Hoje às 00:04]

TV Samsung: ver ficheiros ou ligar ao TM por jm_araujo
[Ontem às 18:00]

BOMIST por KammutierSpule
[12 de Fevereiro de 2020, 09:54]

Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr? por senso
[10 de Fevereiro de 2020, 09:33]

Fabricantes PCBs >100mm por senso
[10 de Fevereiro de 2020, 09:30]

Controladores sincronizáveis para fontes comutadas por Njay
[05 de Fevereiro de 2020, 15:24]

Rolamentos sem dentes? por KammutierSpule
[05 de Fevereiro de 2020, 09:44]

Monitor LCD Avariado por almamater
[05 de Fevereiro de 2020, 09:11]

Opacidade que é estorvo em manutenção por SerraCabo
[04 de Fevereiro de 2020, 23:41]

Autor Tópico: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?  (Lida 583 vezes)

Offline brunus

• Mini Robot
  • *
Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« em: 08 de Janeiro de 2020, 17:52 »
Nos Gerbers Files de uma PCB de face única, é possível usar o ficheiro da parte de cobre e fazer uma cópia igual, sem modificá-lo para servir de Gerber para acrescentar também o outro lado da placa? Isto querendo cópia do cobre também no outro lado da placa ou é preciso editá-lo e fazer um "mirror" ao ficheiro Gerber?

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2020, 10:04 »
Não precisas de fazer mirror, as camadas Gerber são vistas de cima.

Mas se tens 2 planos copiar uma single side para o segundo lado é um grande desperdício, é preferível aproveitar a camada devidamente e melhorar o routing/tamanho.

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2020, 14:42 »
O que é que estás a tentar "resolver" com essa solução?
Não queres antes explicar o que estás a tentar a fazer, que explicares a tua solução?
Avr fanboy

Offline brunus

• Mini Robot
  • *
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2020, 17:30 »
O que é que estás a tentar "resolver" com essa solução?
Não queres antes explicar o que estás a tentar a fazer, que explicares a tua solução?
Estou a tentar criar um conjunto de ficheiros Gerber para fabricar uma PCB em dupla face, a partir de um conjunto de Gerbers que só possui para uma PCB de face simples.
É que as empresas de fabrico, quase já não aceitam pedidos em face simples e as que aceitam, cobram mais por uma PCB de face simples do que por uma de dupla face para as mesmas dimensões.
E como não tenho o esquema do layout nem os ficheiros editáveis para criar os Gerbers adicionais, estava a ver se poderia usar o ficheiro que diz respeito à bottom soldermask, transformá-lo na outra layer do cobre da outra face, a top_copper.gbr.

Offline fergas

• Mini Robot
  • *
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2020, 11:14 »
Sinceramente ainda não consegui perceber o objectivo. Mas sim podes fazer uma cópia de um ficheiro, e modificar a extensão para que ele fique com a informação respeitante à layer correspondente. A de cobre do topo tem a extensão .gtl e a de baixo .gbl. Mas não faz grande sentido, digo eu.
Podes sempre criar um trabalho em branco com as mesmas dimensões do que já tens e copiar a layer que pretendes para o que já tens. Basta que os nomes sejam iguais. Podes sempre ver o resultado num visualizador. Eu gosto do http://www.pcbxprt.com/ onde podes seleccionar as layers uma a uma. Também gosto do jlcpcb.com.  E a propósito eles não cobram mais por um trabalho duma só camada.

Offline brunus

• Mini Robot
  • *
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2020, 02:49 »
O objectivo era ter os gerbers correspondentes para poder mandar fazer uma PCB de 2 layers a uma fábrica que só aceita gerbers, a partir dos Gerbers files que só tenho para uma PCB de simples face.
A parte cobre da outra face, podia ser simplesmente a parte negativa/inversa do soldermask da primeira face, que tenho.
Se só copiar o ficheiro e mudar o apenas o nome do ficheiro e extensão, vou ter cobre na extensão do soldermask, mas queria o cobre na parte que não é soldermask, que seriam as pads, vias.

Não poderia recorrer à China, tempos de entrega não estaria compatível e para entregas express, advém outros encargos e terceiros à mistura, com prazos que seriam incógnitas e deixava de compensar.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2020, 02:58 por brunus »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2020, 16:09 »
Não poderia recorrer à China, tempos de entrega não estaria compatível

O tempo de entrega da JLCPCB por correio "normal" a mim demora-me menos que o tempo que este tópico já tem...

Offline brunus

• Mini Robot
  • *
« Responder #7 em: 10 de Fevereiro de 2020, 01:14 »
Não poderia recorrer à China, tempos de entrega não estaria compatível

O tempo de entrega da JLCPCB por correio "normal" a mim demora-me menos que o tempo que este tópico já tem...
Ai as bocas  ;D
mas já estava à espera dessa. Quando abri o tópico o tempo ainda não estava a contar e ainda estava em processo de edição e criação do drill file.

É que 3 a 4 semanas é um período demasiado longo onde também acrescenta mais o tempo de edição, preparação dos ficheiros, tudo isto antes de avançar com o pedido de fabrico. E o tempo de fabrico made in China, torna o projecto inviável desde o inicio por isso tinha de ter o fabrico da PCB num tempo médio uma semana já com 3 - 5 dias de preparação, para ser viável.

Entretanto esse projecto prescreveu, mas já que comecei, vou saltar passos e continuar até ter uma metodologia mais ou menos viável para o próximo projecto.

Offline senso

• Global Moderator
  • Mini Robot
  • Helpdesk do sitio
« Responder #8 em: 10 de Fevereiro de 2020, 09:33 »
Se quiseres pagar 10x mais, tens a eurocircuits, mas tens pcb's em casa em 7 dias uteis, e é made in Europa já que parece que existe ai uma certa aversão..

E hoje em dia começar uma pcb só com uma face faz zero sentido, só o tempo perdido no layout por ser tão limitado..
Avr fanboy