collapse

* Posts Recentes

Frequêncímetro 1GHz por dropes
[Ontem às 23:29]


DVD Laser Scanner Microscope por dropes
[Ontem às 23:06]


JSN-SR04T - Distânica por almamater
[Ontem às 20:22]


2 PIR no mesmo pino? por jm_araujo
[Ontem às 11:14]


Escova de Dentes por almamater
[13 de Setembro de 2020, 12:47]


Spot Welder por senso
[13 de Setembro de 2020, 11:44]


Lupa para soldar por almamater
[12 de Setembro de 2020, 21:12]


Ebay - 6 meses por almamater
[11 de Setembro de 2020, 19:41]


Led usb por dio123
[07 de Setembro de 2020, 14:23]


Conversor HDMI->MP4 por jm_araujo
[06 de Setembro de 2020, 13:30]

Autor Tópico: Cortar Vidro  (Lida 2795 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.735
    • GrcByte - Projectos
Cortar Vidro
« em: 01 de Fevereiro de 2020, 20:19 »
O que se usa para cortar vidro? Algum disco de 'diamante' para o dremel? Apenas tenho discos de corte normais.

Comprei nos chineses isto mas penso que não deve dar para cortar este vidro:


Deve ser muito grosso:



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.692
  • Helpdesk do sitio
Re: Cortar Vidro
« Responder #1 em: 01 de Fevereiro de 2020, 21:35 »
Tipicamente usa-se uma ponta de diamante para riscar o vidro, uma leve pancada e ele parte pelo risco, depois tens de suavizar as bordas do corte porque ficam afiadas e cortam bastante bem.
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 268
Re: Cortar Vidro
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2020, 17:02 »
Isso deve ser um ponteiro de tungsténio, não? Acho que isso é mais para fazer gravação e não tanto para cortar vidro, mas se passares muitas vezes no mesmo traçado pode servir à mesma.

Existem cenas com discos tipo o que os cortadores de azulejos usam. Se calhar até podes usar um cortador de azulejo para riscares o vidro, se tiveres acesso a um.

https://www.taurofornitura.com.br/cortador-de-vidro

Para polir depois a face de corte, os profissionais usam uma mó horizontal com um pó dum óxido, tipo o óxido de cério misturado em água. Mas não sei se dá para arranjar isso num Aki ou loja do género...

ps: sempre conseguiu?

Alguém sabe como ou já conseguiu fazer um corte direito nas campânulas das lâmpadas antigas incandescentes de casquilhos de enroscar E24, E14? Tinha um projecto que ficava engraçado fazer com a parte só da campânula e como tenho e preciso montes delas, estou a ter pouco sucesso escavando pelo casquilho, porque é um processo demorado e acabo por ter muitas quebras.

Ou algum produto ou ácido que corroa ou dissolva aquela cola, massa que metem para colar o casquilho?
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2020, 02:25 por brunus »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.990
Re: Cortar Vidro
« Responder #3 em: 10 de Fevereiro de 2020, 15:29 »
Os discos de corte da dremel conseguem cortar vidro (literalmente) sem ser apenas riscar, no caso de uma lâmpada, esta tem de ter um suporte para não oscilar e cortar perpendicularmante, não é fácil mas consegue-se.

No final basta dar com um maçarico pequeno para derreter as esquinas.
Para colar as lâmpadas funciona com uma massa de poliester de 2 componentes (mais para viaturas), aguenta bem o calor.

ps: remover o casquilho do vidro é mesmo uma questão de paciência, sem quimicos  ;)
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2020, 15:32 por dropes »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 268
Re: Cortar Vidro
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2020, 03:02 »
Os discos de corte da dremel conseguem cortar vidro (literalmente) sem ser apenas riscar, no caso de uma lâmpada, esta tem de ter um suporte para não oscilar e cortar perpendicularmante, não é fácil mas consegue-se.

No final basta dar com um maçarico pequeno para derreter as esquinas.
Para colar as lâmpadas funciona com uma massa de poliester de 2 componentes (mais para viaturas), aguenta bem o calor.

ps: remover o casquilho do vidro é mesmo uma questão de paciência, sem quimicos  ;)
Que disco dremel? Aqueles discos com falso pó de diamante colados nos discos? Só o grão maior ao bater a mais, não há perpendicularidade que o valha. Desafio-o a fazer um video e que diga o racio dos sucessos, porque parece uma tarefa que já tenha tentado com algum sucesso mas fracassos ainda maiores.   ::)
Mas de certo que daria um bom video para levar muitos likes! 8)

Mas não haverá algum produto que amoleça aquela massa amarelada? Não procurava por produtos que expandem, queria coisas mais fáceis de aplicar e de alinhar sem o perigo de fazer um escabeche ou mesmo inutilizar o trabalho todo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.663
  • NERD!
Re: Cortar Vidro
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2020, 11:05 »
Sobre cortar vidro só tenho experiencia pelo método clássico, com cortador e em vidro plano.

Mas com os discos e outros acessórios com diamante tenho. Não é "falso pó de diamante", é mesmo diamante. Mesmo nos discos chineses mais baratos. Diamante em grão fino é barato, é todo sintético e de produção industrial.
Como sei que não é falso? Tenho vários discos chineses baratos e corto/desbasto QUALQUER material com eles, incluindo carboneto de tungsténio de fresas, pontas de brocas de pedra, pastilhas de discos de corte de serra circular, limar arestas de vidro e cerâmica, rectificar pedras do esmeril, e por aí fora. Materiais do mais duro que há em que abrasivos clássicos nem sequer fazem um risco.


Vou ver se encontro umas lâmpadas velhas e se tiver sucesso ainda faço o vídeo para levar com esses likes :)

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Cortar Vidro
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2020, 10:12 »
só a ideia de cortar vidro com um disco assusta-me, para onde é que vai todo aquele pozinho ?
já fico meio preocupado quando corto protoboard (fibra de vidro) com o drenel...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.519
    • Tróniquices
Re: Cortar Vidro
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2020, 13:48 »
só a ideia de cortar vidro com um disco assusta-me, para onde é que vai todo aquele pozinho ?
já fico meio preocupado quando corto protoboard (fibra de vidro) com o drenel...

Nem toda a protoboard é de fibra de vidro. O mais simples é gilhotina/x-acto, já andámos a falar disso por aqui: https://lusorobotica.com/index.php?topic=7988.0

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.663
  • NERD!
Re: Cortar Vidro
« Responder #8 em: 13 de Fevereiro de 2020, 14:37 »
só a ideia de cortar vidro com um disco assusta-me, para onde é que vai todo aquele pozinho ?
já fico meio preocupado quando corto protoboard (fibra de vidro) com o drenel...
Tens toda a razão, tenho uma destas, são 5*, super confortáveis, e além de partículas filtram voláteis (porreiras quando se lida com tintas/diluentes),  eo preço é muito simpático: https://www.ebay.com/itm/254380535889

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.587
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Cortar Vidro
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro de 2020, 00:04 »
só a ideia de cortar vidro com um disco assusta-me, para onde é que vai todo aquele pozinho ?
já fico meio preocupado quando corto protoboard (fibra de vidro) com o drenel...
As FR4, que possuem matriz de resina e fibra de vidro, porque há as de resina+papel, e as baquelite que é um plástico resistente ao calor.


Tens toda a razão, tenho uma destas, são 5*, super confortáveis, e além de partículas filtram voláteis (porreiras quando se lida com tintas/diluentes),  eo preço é muito simpático: https://www.ebay.com/itm/254380535889
Mas não possui filtros de carbono activo ou tb tem? É que parece-me só filtro HEAP e o filtro HEPA não filtra voláteis.. na descrição só fala em filtros de algodão (algodão ecologico?  ::))
Os chineses fazem muita contrafacção e a descrição é um tanto mentira e sempre tudo em exagero...
Mas se for anti-coronavirus, pelo preço mando vir umas poucas, é que pelo andar da carruagem cheira-me que o primeiro caso em portugal vai ser aqui prós meus lados :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.663
  • NERD!
Re: Cortar Vidro
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro de 2020, 22:34 »
Desafio-o a fazer um video e que diga o racio dos sucessos, porque parece uma tarefa que já tenha tentado com algum sucesso mas fracassos ainda maiores.   ::)
Mas de certo que daria um bom video para levar muitos likes! 8)



Rácio de sucesso: 100%, foi a primeira e única tentativa.

Para a primeira vez acho que não ficou nada mal.
Os discos são de 50mm e custaram-me os 10 umas 5 libras no ebay em 2016 (e sim, ainda vou no primeiro!)
A retificadora é das baratas, marca branca, comprada há demasiados anos para ser relevante essa informação.
E o disco não estão calibrado, quando ligo e desligo a retificadora vê-se bem o gajo a abanar!

Fico à espera de ver esses likes no vídeo! ;) ;) ;) ;)

Discos usados:


Várias vistas do corte:


« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2020, 22:43 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.519
    • Tróniquices
Re: Cortar Vidro
« Responder #11 em: 21 de Fevereiro de 2020, 23:11 »
Que belo copo tu aí fizeste, ó JM ;D !

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.990
Re: Cortar Vidro
« Responder #12 em: 21 de Fevereiro de 2020, 23:20 »
+1 like  :)
Olha que já vi copos com essa espessura.
Desconhecia esses discos tão grandes, tenho um mas mais pequeno, funcionam melhor do que aqueles castanhos.

Atreves-te a dar calor nas bordas?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.663
  • NERD!
Re: Cortar Vidro
« Responder #13 em: 21 de Fevereiro de 2020, 23:38 »
Atreves-te a dar calor nas bordas?
Claro que atrevo, só preciso de a ir buscar ao lixo :)

Já não tive tanta sorte, apareceu uma estaladela, não tenho técnica, mas julguei que ia correr pior.
Eu e vidro não nos costumamos dar bem nestas habilidades, quando um corte com riscador de diamante é raro sair como quero. Mas acho que é principalmente falta de prática.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.990
Re: Cortar Vidro
« Responder #14 em: 22 de Fevereiro de 2020, 12:54 »
Olha o Paulinho ali no ecrã, ficou fixe  ;D
Trabalhar com vidro é sempre tramado, diferenças de temperatura e já era, parabéns.