collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlar 2 'Jumpers'  (Lida 1608 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Controlar 2 'Jumpers'
« em: 23 de Novembro de 2020, 22:23 »
 :D  Olá. Estou aqui a pensar na melhor forma de controlar electronicamente\automaticamente (exemplo: com Arduino) uns sinais que fazem parte da configuração 'manual' de uma placa desenhada para controlar motores (5V-12V BLDC motor driver board for hard drive motor 3/4 wire).

Os jumpers basicamente definem o sentido de rotação (CC\CCW) e se o motor é de 3 ou 4 fios.
Ambos os Jumpers estão ligados ao controlador do motor DRV11873

Os 3 pinos do Jumper da rotação são:

5v (Output Pin (12) do controlador drv11873 (regulador) * INPUT PIN (15) do drv11873 * GND

Pensei em fazer algo assim:

O input pin do controlador está à espera de High ou Low.
Acho que com um transistor ligado desta maneira consigo ter essa lógica de ON \ OFF = LOW \ HIGH correto? (quanto ao R de 1K não fiz cálculos).

Depois, quanto ao outro Jumper de definir se é um motor de 3 ou 4 fios:

MOTOR COM (~3-6v) * INPUT PIN (13) do drv11873 * MOTOR WVU ~3-6v

Para os motores de 3 fios a opção do Jumper faz com que o sinal seja 'emulado' como se fosse um motor de 4 fios..

Neste caso, tenho forma de controlar com um transistor qual dos dois pinos (~3-6v) ligam ao INPUT? 

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlar 2 'Jumpers'
« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2020, 23:04 »
Olá
O circuito que colocaste está correto, mesmo com 1k na base deverá funcionar, entretanto iria para um valor superior já que a saída do transistor é de apenas 5mA, o que me parece bem para um sinal lógico.
O limite do IC pino V5 é de 20mA, leva também um condensador 2.2uF
Não esquecer da resistência +-10k da base do transistor ao gnd.

Há mesmo necessidade de se colocar um transistor, não poderá ser ligado diretamente ao micro-controlador através de uma resistência?

Com 3 saídas, tens a configuração delta, já com 4 tens a configuração estrela, em que a comum liga ás 3 fases, não vejo a utilidade de um jumper para o caso, talvez o manual dessa placa refira algo sobre isso, digo eu...

Um simples transistor (de potencia) não funcionaria para um sinal analógico... qual "input" é que te referes?


« Última modificação: 23 de Novembro de 2020, 23:14 por dropes »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlar 2 'Jumpers'
« Responder #2 em: 24 de Novembro de 2020, 09:53 »
Concordo com o dropes, o input da rotação o transistor não faz sentido, mete uma resistência e liga diretamente ao sinal lógico que controla.

Quanto ao outro pino, e pelo que li na datasheet, não sei se faz muito sentido controlar externamente, porque tem de se definir ao ligar o motor, vai depender dele. Ora, se alguém vai ligar o motor fisicamente, pode tratar desse jumper em simultâneo. Senão resolve-se com um relé SPDT, mas é complicar.






Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar 2 'Jumpers'
« Responder #3 em: 24 de Novembro de 2020, 12:32 »
 ;) Pois ontem à noite estava a complicar de facto.. realmente o transistor não faz sentido..

O relé foi no que pensei logo, mas é como dizes sim, quando se liga o motor define-se o jumper manualmente e pronto! Mas quanto ao sentido vai dar jeito e dessa forma ainda é mais rápido lol

Sorry  :P e obrigado pelas respostas!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlar 2 'Jumpers'
« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2020, 15:51 »
Interessante como o sinal comum está configurado, ainda passei um bom tempo para perceber pelas imagens da google e o pdf.
Então a ligação comum do IC, quando não usada, deve ser ligada através de uma resistência de 1k a cada fase (já existente na board através de um jumper).

Será para sincronismo ao comparar cada fase ao comum, num motor de apenas 3 fios, não se pode colocar apenas um transistor para o efeito do jumper, este seleciona se liga o COM do IC á saída ou ás 3 resistências.

jm_araujo também tem razão nisto, o melhor seria mesmo com uma relé SPDT.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Controlar 2 'Jumpers'
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2020, 23:43 »
Sim é isso mesmo! São aquelas 3 resistências que fazem a 'emulação' que referi.. a board (mesmo vindo da china) até nem está mal feita  ;D