collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções  (Lida 37505 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #45 em: 19 de Julho de 2013, 00:38 »
Mas a minha atx quando à curto, desliga-se logo... Ja me aconteceu algumas vezes e no problem.

Tenho de ir ler o pdf e ver quais as vantagens...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #46 em: 19 de Julho de 2013, 00:40 »
Uma fonte ATX é algo perigosa pela falta de limite de corrente, um curto e bum, lá se vai tudo o que estão a testar ao ar, por outro lado, para rebentar componentes é engraçado..

Pois não tava a pensar ainda adicionar uma limitação de corrente. é tão perigosa como uma bateria penso eu...
Não sei como limitar a corrente neste caso...senso teach me your ways
 acho que a minha tem proteção de curto circuito (15A num micro queima igual).
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #47 em: 19 de Julho de 2013, 00:41 »
Mas a minha atx quando à curto, desliga-se logo... Ja me aconteceu algumas vezes e no problem.

Tenho de ir ler o pdf e ver quais as vantagens...

Logo logo nunca é, tens condensadores e bobines com energia armazenada, que até descarregarem mata o que quer que seja.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #48 em: 19 de Julho de 2013, 00:45 »
Mas a minha atx quando à curto, desliga-se logo... Ja me aconteceu algumas vezes e no problem.

Tenho de ir ler o pdf e ver quais as vantagens...

Logo logo nunca é, tens condensadores e bobines com energia armazenada, que até descarregarem mata o que quer que seja.

Podia meter na saida do buck um regulador de corrente como aquele dos LEDs. Só para coisas assim mais sensiveis e a menos de 1A.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #49 em: 19 de Julho de 2013, 00:47 »
Nah, eu sou esquesito e queria 3A. Acho que depois vai dar mais jeito.

Senso pensava que descarregavam rapidamente pela fan... Sempre posso colocar uma resistencia de 5W entre as linhas para descarregar ou nao?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #50 em: 19 de Julho de 2013, 00:49 »
Nah, eu sou esquesito e queria 3A. Acho que depois vai dar mais jeito.

Senso pensava que descarregavam rapidamente pela fan... Sempre posso colocar uma resistencia de 5W entre as linhas para descarregar ou nao?

Estava a dizer uma saida dedicada. e pode facilmente dar 3A. Precisa é de heatsink
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #51 em: 19 de Julho de 2013, 00:54 »
0.2A ou lá quanto uma ventoinha usa, para os 30A pico que uma fonte pode fornecer.
A questão é a corrente pico que é possivel, se te enganas, quando a proteção entrar, já tudo queimou, é o tipico fusivel de 10 centimos sobrevive graças á proteção que a eletrónica de 500€ lhe forneceu ao sacrificar-se.


Limite de corrente é algo que tem de ser desenhado de raiz juntamente com o loop de regulação da voltagem, se for um extra, podes ter algo que desliga quando passas de um valor definido de consumo de corrente, o mais simples será uma resistência de baixo valor(0.1 ou 0.5 ou por ai assim), um op-amp, a medir essa voltagem, e depois um comparador a comparar a saida desse mesmo op-amp e um pot, no fim a controlar um mosfet que funciona como interruptor, ou uma relé, não tens de todo controlo de corrente, que quando chega a x passa a fonte de corrente constante que é o ideal, mas sempre te dá alguma protecção extra.

Para testar motores e pontes H dá sempre jeito mais alguma corrente, possivelmente 3A numa fonte de bancada são sempre bem vindos, acima disso, se calhar não, mas isso depende muito das áreas especificas de cada um.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #52 em: 19 de Julho de 2013, 00:58 »
0.2A ou lá quanto uma ventoinha usa, para os 30A pico que uma fonte pode fornecer.
A questão é a corrente pico que é possivel, se te enganas, quando a proteção entrar, já tudo queimou, é o tipico fusivel de 10 centimos sobrevive graças á proteção que a eletrónica de 500€ lhe forneceu ao sacrificar-se.


Limite de corrente é algo que tem de ser desenhado de raiz juntamente com o loop de regulação da voltagem, se for um extra, podes ter algo que desliga quando passas de um valor definido de consumo de corrente, o mais simples será uma resistência de baixo valor(0.1 ou 0.5 ou por ai assim), um op-amp, a medir essa voltagem, e depois um comparador a comparar a saida desse mesmo op-amp e um pot, no fim a controlar um mosfet que funciona como interruptor, ou uma relé, não tens de todo controlo de corrente, que quando chega a x passa a fonte de corrente constante que é o ideal, mas sempre te dá alguma protecção extra.

Para testar motores e pontes H dá sempre jeito mais alguma corrente, possivelmente 3A numa fonte de bancada são sempre bem vindos, acima disso, se calhar não, mas isso depende muito das áreas especificas de cada um.

Pois...tenho de pensar nisso e trazer umas ideias para me ajudarem caso precise com o amperimetro e o limitador de corrente
Pelo que percebi é um voltimetro que mede a tensão numa pequena resistencia que varia com a corrente.
Como a variação é tão baixa tenho de usar um op-amp...mas não tou muito habituado a usa-los
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 01:01 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #53 em: 21 de Julho de 2013, 01:54 »
Ya Sena, a ideia era mergulhar aquilo numa resina ou coisa do género.

Luís, um piezo é bidirecional, também funciona como microfone. Liguei-o através duma resistência de 10 Ohm a um pino do controlador, e uma de ~33K em paralelo com o piezo para não o deixar acumular carga. Não é a melhor forma mas é simples. Quando quero fazer som, configuro o pino como output e mando para lá ondas quadradas, quando quero usá-lo como microfone configuro o pino como entrada de ADC vou calculando regularmente uma aproximação da energia do som que entra (somo o valor de 200 amostras a 5ksps). O LED vermelho tá ligado ao mesmo pino do piezo, de modo a que acende ao mesmo tempo que há som.
O LED branco "quente" é um LED de alta "eficiência", dá um luzeirão jeitoso só com algumas centenas de uA.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #54 em: 21 de Julho de 2013, 12:29 »
Obrigado pela resposta Njay.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #55 em: 21 de Julho de 2013, 18:29 »
Outro projectinho, já com uns anos:



Isto é uma fonte de tensão de precisão, feito com uma sample. Uso para calibrar um dos meus multimetros (o outro tem uma resolução bem menor que a deste aparelho) e para calibrar as fontes de tensão interna dos micros.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #56 em: 21 de Julho de 2013, 19:33 »
fiz à uns tempo um brinquedo semelhante:





o meu usa um MCP1525T, o output é de 2,5v +\-1%, 50 ppm/°C, não é tão preciso como esse, mas faz o trabalho, como também foi de borla não me posso queixar muito :P

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #57 em: 21 de Julho de 2013, 23:47 »
Tá porreiro! Mas 1%... isso é um erro de +/-25mV... usas a referência em que aplicações?
O LM do meu também foi uma sample. Escolhi o valor 1.8V exactamente para se encaixar bem na escala do multimetro e porque na altura as fontes de ref internas dos AVRs com que eu lidava eram de 2.56V nominais; hoje em dia dava jeito também ter uma aí de 1V para calibrar as Vrefs dos chips mais recentes. Mas nada que não se resolva com 2 resistências escolhidas à mão.
A fonte foi feita mesmo às 3 pancadas; não tem interruptor, o PCB foi desenhado com caneta e a olhómetro directo e devia ter usado um PCB de 1.6mm (aquele é de 0.8 ), para ser mais estável mecanicamente, ou melhor ainda, devia ter feito uns cortes. Mas mesmo assim a precisão é suficiente para o uso que lhe dou.

No defuncto eletronicapt havia um bacano que depois de ver o meu tamém construiu um, e depois outro, e depois outro e outro e ainda outro, todos com chips de fabricantes diferentes. Não me lembro do nick dele, mas foi uma das "grandes perdas".
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 23:51 por Njay »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #58 em: 22 de Julho de 2013, 18:23 »
a aplicação é a mesma, verificar se o multímetro "calibrado", a ideia era pedir a alguém com um multímetro de bancada preciso e calibrado para me medir o output, para me poder basear nesse valor, o output neste momento é de 2,48v segundo o meu multimetro, não sei é se o valor lido é o real ou não...

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #59 em: 22 de Julho de 2013, 19:32 »
Poderiam partilhar como fizeram essas referencias de tensão certinhas?
Tou a tentar fazer um voltimetro mas tá dificil acertar os valores.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/