Boas,
Aqui fica o meu contributo com um tutorial para fazer PCB's utilizando o metodo UV.
1-Desenhar o Layout utilizando um software CAD apropriado, no meu caso utilizei o Eagle por ser fácil de utilizar.
2-Retirar todas as layers que não são necessárias e imprimir numa folha de papel para verificar se o resultado esta de acordo com o esperado.
No Eagle existe uma opção para imprimir tudo a preto (
Solid Black), deve estar seleccionada.
Uma vez que serão necessárias duas impressões do layout convém testá-las já na folha de papel, para verificar se saem posicionadas correctamente.
3- Imprimir em papel de acetato para jacto de tinta (eu utilizei da Copia 2000) e recortar os respectivos layouts.
4- Colar no vidro que ficará exposto à luz UV. No meu caso as lampadas UV foram colocadas no interior de um scanner por isso colei os circuitos no próprio vidro do scanner.
Nota: devem ser colocados os dois layouts impresso sobrepostos para reduzir as imperfeições da impressão.
5- Retirar a pelicula da placa de cobre e coloca-la por cima dos layouts colados no scanner. Deixar a placa exposta a luz UV durante 10 min.
6- Durante o tempo que o placa se encontra na luz UV pode-se preparar as soluções que serão necessárias para os restantes passos (Hidróxido de Sódio e Cloreto de Ferro).
No caso da primeira coloquei um recipiente 1 colher de chá de Hidróxido de sodio para 40 ml de água.
No caso da segunda coloquei 10g para 30 ml de água.
7- Concluidos os 10 min e necessário colocar a placa na solução de hidróxido de sódio durante 2 min.
Nota: convém ir agitando o liquido.
8- Lavar a placa em água corrente e colocada 20-30 min na solução de cloreto de ferro.
Nota: convém ir agitando o liquido.
9- Voltar a lavar em água corrente e em seguida limpar a placa com acetona. Fica assim concluida a placa.
10-Cortar a placa, furar e soldar o componentes.
Extra-Lamapdas UV/Negras:
2 - Lampada UV/Negra 15W
2 - Arrancador 22W
1 - Balastro 36W
Nota: Nestas imagens aparece um suporte para cada lampada mas depois acebei por comprar um suporte para duas lampadas e este suporte tem tambem ligação para os arrancadores o que simplifica e muito as ligações.
Espero que seja util para a comunidade e se tiverem duvidas coloquem.
Queria só acrescentar que vou mandar vir estes componentes e que se houver mais interessados podemos fazer uma compra colectiva.
Por fim queria agradecer ao metRo_ que emprestou os seus materiais para fazer a PCB e este tutorial.