collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvidas iniciante: Arduino Low Cost; FT232RL e Ligação LCD  (Lida 3611 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Dúvidas iniciante: Arduino Low Cost; FT232RL e Ligação LCD
« em: 30 de Janeiro de 2013, 16:38 »
Olá a todos, estou a finalmente começar a iniciar-me no mundo dos microcontroladores (Arduino) e depois de muitas pesquisas na Internet decidi colocar aqui as minhas dúvidas, visto que encontrei muitos utilizadores com grande experiência no assunto.
Para o meu projeto procuro algo de baixo custo, sei que é difícil por vezes construir algo DIY de forma que fique mais barato e com uma qualidade similar ao produto comercial, mas para o projeto em questão o objetivo também é didático.

Aliás algo que me surpreendeu foi o preço de alguns Arduinos, tive de fazer as contas bem aos módulos que pretendo usar porque por pouco ficaria mais barato comprar um Raspberry Pie (cerca de 47 €)!

Depois de muita pesquisa encontrei alguns "Arduinos" baratos que têm a seguinte configuração de pinos no topo:

GRN | TX | RX | VCC | GND | BLK

"Pro Mini Module Atmega328 5v 16M For Arduino Compatible" cerca de 4,5 €
(VER ANEXO)

Estes modelos não têm o controlador USB e depois de várias pesquisas vi que existiam alguns "problemas" com o CP2102 e que o módulo que utiliza o FT232RL apresenta algumas vantagens e é mais simples de colocar a funcionar. Então decidi mandar vir um módulo (o dobro do preço) com o FT232RL
"FT232RL USB To Serial Adapter Module USB TO 232 For Arduino Download Cable" cerca de 4 €

Este módulo tem a seguinte pinagem:

DTR (GRN) | RX | TX | VCC | CTS | GND (BLK)


No lado de baixo da PCI tem um jumper/solder pad (daqueles que precisam de ser soldados) onde se escolhe 3,3V ou 5V

Ainda não tenho nenhum deste material mas ando a preparar-me para depois o experimentar, as minhas dúvidas são:
1- Alguém teve problemas com estes componentes?
2- a ligação do Arduino ao computador será realizada apenas com as pinagens que estão no topo. Seleciono 5 V no jumper (que serão a única alimentação do Arduino durante a programaçao) e respeito as labels (o TX e o RX parecem trocados)?




Caso o teste inicial funcione passarei à construção do experimento, para tal irei ligar um LCD barato ao Arduino.
"LCD Module Display LCM 1602 16x2 HD44780 Controller" cerca de 2,6 €

Como não estou a investir num modelo mais caro que use o protocolo I2C terei de usar em principio 6 pinos do Arduino para a comunicação.

A minha questão é:
Quantos pinos PWM terei de usar? (preciso de os poupar para o resto do projeto)

Agradeço desde já todas as respostas. Espero que ao colocar aqui as minhas questões que isto também seja útil para alguém que no futuro  ;)

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Dúvidas iniciante: Arduino Low Cost; FT232RL e Ligação LCD
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2013, 18:17 »
O pinout do modulo ftdi é o mesmo do conector do Arduino, foram feitos para "encaixar" um no outro

Não estão trocados, ou melhor, estão, mas é mesmo assim, RX significa receiver, TX transmiter, para poderes transmitir o TX do transmissor tem de estar ligado ao RX do receptor e vice versa, penso que me fiz entender

Para o LCD podes usar quaisquer pinos do Arduino e não precisas de nenhum PWM, há quem use um para controlar o contraste do LCD em vez do potenciómetro, mas normalmente não se usa o PWM para isso
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 18:20 por CBX »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Dúvidas iniciante: Arduino Low Cost; FT232RL e Ligação LCD
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2013, 19:41 »
Muito obrigado por a rápida resposta CBX  :)

Realmente faz sentido o Tx trocar com o Rx já que o objetivo é a comunicação bidirecional (nunca tinha pensado nisso).  Sendo assim posso economizar mais uns € e usar um 'LCD barato' inicialmente, embora ache que no final do projeto todo faltam-me 3 pinos.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Dúvidas iniciante: Arduino Low Cost; FT232RL e Ligação LCD
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2013, 20:03 »
Podes usar um shift register no lcd para diminuir o número de pinos usados, procura por "arduino shiftout"

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Dúvidas iniciante: Arduino Low Cost; FT232RL e Ligação LCD
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2013, 23:46 »
Obrigado por a sugestão. Já pesquisei e vi um esquema que usa um IC barato 74HC595 (0,57€ na Sonigate)


fonte:http://cjparish.blogspot.pt/2010/01/controlling-lcd-display-with-shift.html

Comparando os custos compensa mais utilizar esse método do que comunicar com o LCD por I2C