collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.  (Lida 20394 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« em: 20 de Abril de 2011, 20:36 »
Como quase todos os dias aparecem tópicos novos de problemas com o Arduino que já foram falados 1001 vezes decidi criar este com esclarecimentos passo a passo:


Q: O meu PC não detecta o Arduino.

R: Os drivers estão correctamente instalados? Cada Arduino usa drivers diferentes, o Duemilanove e o Mega 1280 usam o chip FT232RL para fazer a comunicação com o PC, os drivers estão na pasta (pasta de instalação)/drivers/FTDI USB Drivers.



O UNO e o MEGA 2560 por sua vez usam um Atmega8u2, o driver é um ficheiro que também está na pasta /drivers de nome “Arduino UNO.inf” para o UNO e “Arduino MEGA 2560.inf” para o MEGA 2560.




Mas como é que instalo os drivers? (igual para todos os modelos)

Este processo também é bastante simples. Quando liga o Arduino ao computador pela primeira vez aparecerá esta mensagem:



Aguarde até aparecer uma mensagem de erro:



Esta mensagem de erro apenas informa que o Windows não consegue encontrar os drivers para o Arduino, é preciso mostrar-lhe o caminho. Vá até ao Gestor de dispositivos (“Painel de Controlo/Hardware e Som/Gestor de Dispositivos) e procure por “Dispositivo desconhecido” ,  “Outros dispositivos” ou semelhante:



Em seguida clique com o botão direito do rato em cima do dispositivo que não é reconhecido e seleccione a primeira opção, “Actualizar o controlador de Software…”:



Seleccione “Procurar Software de controlador no computador”:



Em seguida clique em procurar e indique a pasta em que estão os drivers:



Aguarde um momento enquanto o Windows instala os drivers:



Se tudo correr bem deverá aparecer uma janela como esta: (atenção ao rectângulo vermelho, esta é a porta que deve escolher no IDE) (Eu estava a instalar os drivers de um cabo USB-Serial, que tem a mesma finalidade, o processo de instalação é igual tanto para os drivers FTDI como para os do UNO\MEGA 2560 ou qualquer outro dispositivo).



-------------------------------------------------------------------------------------------------

Q: Não consigo enviar o scketch para o Arduino.

R: A porta em que o Arduino está ligado está correctamente seleccionada? E a board?
No IDE do Arduino, no separador “tools” existem 2 opções fundamentais ao correcto funcionamento do Arduino, a opção “Board” e “Serial Port”. Para o programa poder enviar o sketch para o Arduino ou comunicar a porta a que o Arduino está ligado tem de estar seleccionada no programa assim como o tipo de Arduino.

Tools/Board:
Aqui a placa seleccionada deve corresponder à placa que tem:



Tools/Serial Port:

Neste separador deve estar seleccionada a porta USB em que o Arduino está ligado ao computador:



Neste caso sei que porta “COM4” é a correcta mas e se não tiver a certeza a qual é que devo seleccionar?

O processo é simples: vá a “Painel de Controlo/Hardware e Som/Gestor de Dispositivos” e procure a opção "Portas (COM e LPT)"
Aqui está toda a informação do(s) dispositivo(s) ligado(s) por USB ou Serial ligado(s) [não tenho Arduino Duemilanove nem UNO, não posso confirmar qual o nome que estes têm, se alguém poder completar agradecia]





Estes são os sintomas mais comuns...
Para algum esclarecimento extra, outras duvidas comentem, que eu faço outro mini tutorial passo a passo

Se alguém quiser acrescentar ou corrigir alguma coisa agradeço...

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2011, 10:41 »
Muito bem CBX , se calhar assim aparece menos problemas.

Abraço

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #2 em: 24 de Abril de 2011, 13:26 »
Muito bem ;) Gostei...E por achar que deve ficar à vista de todos, já está como Sticky :)

Offline Lithium

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2011, 03:06 »
Bom tutorial.  ;)
É assim tenho dois arduinos, e um deles, de um momento para outro deixou de permitir o upload, e até está a ser reconhecido pelo pc...
Terá sido o ftdi chip que "foi c'os porcos"?

Cumpz

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2011, 15:24 »
retira o atmega do arduino que funciona e liga o TX ao TX do outro, o RX, o Reset, gnd e vcc e tenta fazer o upload

Offline pedrocas98

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #5 em: 03 de Maio de 2012, 16:02 »
Preciso de ajuda tenho um arduino duemilanove e quando ligo ao pc por via USB a luz verde do power não acende que devo fazer?

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #6 em: 03 de Maio de 2012, 23:05 »
abre só um tópico sff...

o pc reconhece-o?

tens alguma coisa ligada ao arduino?

Offline ministro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Problemas com o Arduino? Lê este tópico.
« Responder #7 em: 26 de Outubro de 2012, 15:34 »
Olá!

Comprei um Arduino Mega 2560.
Descarreguei o firmwear do site do Arduino.
Fui a gestor de dispositivos e ao mandei actualizar os drives porem quando faço busca na pasta que descarreguei do site não me aparece o ficheiro Arduino MEGA 2560.inf mas ele está lá.
Queria pôr o Arduino a funcionar com o scratch e este não detecta a placa.

Uma ajudinha era útil.

Obrigado!

Cumprimentos!