collapse collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

* LusoRobótica - Robótica em Portugal

A robótica é uma das ciências mais desafiantes. A perfeita fusão harmoniosa entre um sem fim número de ciências faz da robótica um excelente desafio, que nos convida a imergir neste grandioso mundo da tecnologia, e utilizar a construção de robots como uma forma única de explorar todas as ideias que nos surgem no dia-a-dia.

Junta-te a nós e aprende como a robótica pode mudar a maneira como observas o mundo. Ajuda-nos a desmistificar a robótica em Portugal!
20 de Maio de 2014, 15:49 por Njay | Visualizações: 38645 | Comentários: 83



http://makerfairelisbon.com/pt/

Sobre a Maker Faire

A Maker Faire é o maior espetáculo de "mostra e conta" do mundo. É um local aonde a família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, e à celebração do movimento dos Makers (fazedores). É um local aonde as pessoas nos mostram o que andam a fazer e partilham e que aprendem com isso.

Os Makers são de todas as idades e origens. Entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos com uma vertente prática. O objetivo da Maker Faire é fomentar o crescimento desta comunidade providenciando um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação.

A Maker Faire original foi orgaizada em San Mateo na Califórnia, e em 2012 celebrou o seu sétimo evento anual com perto de 800 makers e 110.000 visitantes. A World Maker Faire New York, outro evento de renome, cresceu em três anos para mais de 500 makers e 55.000 visitantes. Detroit, Kansas City, Newcastle (GB), e Tóquio são também palco para Maker Faires (200+ makers), e Mini Maker Faires organizadas independentemente pela comunidade são hoje em dia levadas a cabo por todo o mundo.


p.s. Removi o meu comentário menos optimista da cabeça do post. Toca a participar!
22 de Abril de 2014, 10:55 por TigPT | Visualizações: 5238 | Comentários: 0

VAMOS MUDAR AS REGRAS DO JOGO


Pensas de forma diferente e procuras desenhar soluções
que causam impacto positivo na sociedade e no dia-a-dia dos cidadãos?
Este evento é para ti.

Se és engenheiro, matemático, designer ou de outra profissão, não importa,
o que importa é se tens entre 18 a 81 anos e muita criatividade para partilhar.


Para a Novabase, a tecnologia só faz sentido se melhorar a vida das pessoas. Para isso, queremos conhecer o que têm para partilhar, as suas ambições, necessidades e expetativas. Queremos melhorar a forma de vida e de trabalho dos cidadãos nos próximos anos. Nesta 1ª edição do GameShifters, queremos perceber como podemos mudar os serviços públicos e tornar a vida dos cidadãos mais simples e mais feliz.

O desafio é este: Como melhorar a relação entre os cidadãos e os serviços públicos aos quais temos de recorrer? O primeiro passo é encontrares um bom problema para resolver. Pensa numa experiência menos positiva num serviço público, seja qual for o setor, finanças, educação, emprego, saúde, segurança social ou outro.

  • O que não resultou ou que poderia ter resultado melhor?
  • Quais foram os fatores que determinaram essa experiência?
  • O que é que podia ser alterado para que essa experiência fosse mais positiva?
  • O que é que tu poderias criar para que fosse diferente?
  • Agora, a parte divertida, qual é a tua solução?

Lembra-te: nem todas as pessoas são iguais, em idade ou conhecimento. Considera aspetos como a frequência de utilização, o público-alvo, a usabilidade, as necessidades de integração e outros fatores que ajudem a entender o porquê de ser uma excelente solução.

Importante: verifica e valida que a ideia não se trata de uma repetição de algo já existente. Investe bem o teu tempo, numa solução diferente e diferenciadora.

http://gameshifters.novabase.pt
23 de Outubro de 2013, 14:33 por msaleiro | Visualizações: 12995 | Comentários: 16

Segue uma pequena notícia sobre um projecto que desenvolvi há uns meses :) A partir da próxima semana em princípio já poderei dar mais informações sobre o mesmo :) Por enquanto podem ver publicações feitas em conferências na área da educação aqui: http://thebitbangtheory.com/pt/infante


Notícia no ionline:

Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula

Projecto vai agora ser apresentado em Inglaterra

E se o seu filho de 10 anos ao chegar a casa dissesse:hoje estive a programar um robô para percorrer as principais serras de Portugal? É cenário já possível, já que dois jovens portugueses desenvolvaram, em Faro, robôs para sala de aula.

Os responsáveis pelo projecto, Bruna Carmo e Mário Saleiro, "desenvolveram um sistema de robótica educativa inovador, de baixo custo e de muito fácil utilização".

Depois do sucesso que fez em conferências nacionais na área da educação, o projecto vai agora ser aprensentado na International Conference on Social Robotics, a 28 e 29 de Outubro, em Bristol, em Inglaterra.

Mas nem tudo foram facilidades. No ínicio tiveram algumas dificuldades em encontrar soluções de robótica educativa, nomeadamente o preço, já que um sistema de robótica educativa com um único robô ronda os 300 euros, a complexidade dos sistemas elétricos e informáticos, que exigem alguma aprendizagem prévia por parte de um professor, alguma perda de tempo em configurações e instalação de softwares e alguns obstáculos em encontrar um tempo disponível para ensinar as crianças a programar os robôs.

Depois das dificuldades ultrapassadas, os robôs foram testados numa turma do 3.º ano do Colégio de No/sa Senhora do Alto, também em Faro, "onde os alunos desenvolveram os conceitos de reciclar e de reutilizar, através de uma tarefa que consistia em programar os robôs para recolher determinados resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e depositá-los nos contentores apropriados".

Notícia original no ionline aqui: http://www.ionline.pt/artigos/tecnologia/jovens-portugueses-desenvolvem-robos-sala-aula

Actualização (27/10/2013): finalmente um vídeo :)



Actualização (3/11/2013): O projecto também apareceu no Sapo Tek: http://tek.sapo.pt/multimedia/infantes_os_robos_low_cost_portugueses_que_qu_1346117.html

E coloquei no meu blog um post com mais informações sobre o sistema :) : http://www.thebitbangtheory.com/2013/11/robos-infante-sistema-de-robotica-educativa/
Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 187

* Quem está online

  • user Google (3)

* Estatística LusoRobótica

  • stats Total de Membros: 4.072
  • stats Total de Mensagens: 106.586
  • stats Total de Tópicos: 9.073
  • stats Total de Categorias: 8
  • stats Total de Quadros: 71
  • stats Recorde utilizadores online: 1.666