collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Livros sobre programação para microcontroladores  (Lida 21211 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #45 em: 25 de Abril de 2011, 17:16 »
Quando disse que era possível aprender C++ e não C, quero dizer que achava que deveria primeiro ir pra C++ para não me acostumar com C. Apesar de nunca ter programado em OOP, creio que já deveria entrar "de botina" nessa dança, pois o processo de migração C --> C++ me custaria tempo, e por se tratar de uma organização - uma linguagem ser OOP e outra não - diferente, e poderia me prejudicar tanto no campo de entendimento quanto da programação em si.

Sou novo na área, sei o básico do PHP e algo de VB.NET, porém, se o livro/tutorial viesse com definições de If, Else, Select Case, seria melhor, mesmo que eu já saiba, quero ver como seriam esses comandos básicos em outra língua.

Queria saber como foi a migração (de quem a enfrentou, óbvio) de C para C++ (CPP - usei o termo na mensagem para não ficar repetindo toda hora C++, algo de estética textual)

Esta é só a minha opinião, mas eu sou um bocado doido da cabeça xD [2]
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #46 em: 25 de Abril de 2011, 17:25 »
vai para o C, a migração depois para C++ é coisa mínima

se fores directamente para o C++ quase de certeza que vais ter de voltar para trás e perder tempo no C

em alternativa procura um livro de C++ que tenha uma muito boa introdução em C

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #47 em: 25 de Abril de 2011, 17:29 »
Mas afinal qual é a cena da migração de C para C++?
É a mesma treta, só num tens mais funções e mais a treta das classes e não sei que mais, mas um ou outro a base é a mesma...
Tens um programa em C, metes lá C++ e funciona, tens programa em C++ metes C e funciona, não percebo.
Avr fanboy

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #48 em: 25 de Abril de 2011, 17:34 »
Mas afinal qual é a cena da migração de C para C++?
É a mesma treta, só num tens mais funções e mais a treta das classes e não sei que mais, mas um ou outro a base é a mesma...
Tens um programa em C, metes lá C++ e funciona, tens programa em C++ metes C e funciona, não percebo.

Há uma mudança, que é a Orientação à objetos..o lance é sacar A OOP no C++, que eu não sei

vai para o C, a migração depois para C++ é coisa mínima

se fores directamente para o C++ quase de certeza que vais ter de voltar para trás e perder tempo no C

em alternativa procura um livro de C++ que tenha uma muito boa introdução em C
.

CBX, recomenda algum livro com uma boa introdução a C? Sabe se a série How to program oferece isso? Se tiver que aprender C, já tenho um livro bom aqui ^^
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

StarRider

  • Visitante
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #49 em: 25 de Abril de 2011, 20:11 »
Boas,

Microbyte, a especificação do C++ apenas acrescenta objectos (e mais alguns operadores e keywords) ao Ansi C, logo é impossível desassociar uma coisa da outra, sem C não existe C++.

Ok, dizes que, por exemplo, quem vier do Java pode entrar no C++ sem passar pelo C, mas na realidade o Java, assim como o PHP e outras, foram idealizada para terem um sintaxe muito próxima do C a fim de facilitar a aprendizagem uma vez que o C é a linguagem "de facto" usada por 90% dos programadores até à década de 90 altura em que a Sun criou o Java. No fundo o Java, PHP, etc, são subsets de C com algumas particularidades, no entanto nem todas elas são compatíveis com o ANSI C.

Na realidade o C++ nem sequer é a linguagem mais indicada para embedded systems pelo overhead que introduz e pelo espaço que ocupa.

Entendam uma coisa, sem C não existe C++, quem não souber programar em C não vai programar em C++. A sintaxe do C foi adoptada por outras linguagem (Java,PHP, Objective C, etc) por isso quando usam "for()", "if else", "case", "while" , etc... e todos os outros elementos da sintaxe do Java, PHP, etc estão na verdade a usar a SINTAXE do C de onde todas foram beber quando foram criadas.

Abraços,
PA
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 23:38 por StarRider »

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #50 em: 25 de Abril de 2011, 22:16 »
Para um projeto rápido (sensor, comunicação XBee) creio que usarei C ou se rolar até VB.NET com Firmata :D

Ví que C é necessário e pelo que sei, terei que passar por ele invariavelmente =/

Sugerem alguma IDE?

Cumps
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 22:23 por Gabriel SS »
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #51 em: 25 de Abril de 2011, 22:36 »
DevC e DevC++ acho que é esse o nome, da microsoft tens o Visual Studio Express gratuito.
Em micro-controladores usar c++ é completo degredo em termos de consumo de ram, é um micro, não é um pc com uma tonelada de ram.
Avr fanboy

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #52 em: 25 de Abril de 2011, 22:37 »
Logo, de nada vale usar C++ em Arduino?

Não entendi =/
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #53 em: 25 de Abril de 2011, 22:40 »
De nada vale porque?
É só que se usares outros micros, por exemplo PIC's, não conheço nenhum compilador C++ para eles, nem para os MSP da TI nem para maioria dos IDE's para ARM's.
O C++ é mais virado para ser usado num computador que tem Gigas de ram, um arduino tem 2Kb, e basta usar o Serial que vão logo 128 bytes ao ar para um buffer, mais meia duzia para aqui e para ali, twi usa mais 32bytes para outro buffer e mais um monte de bytes em variaveis e é muito facil de limpar com a ram e ficar a rebentar a stack num arduino sem se dar conta disso.
Avr fanboy

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #54 em: 25 de Abril de 2011, 22:42 »
Por isso mesmo que para Arduino, de nada vale o C++ (a minha opinião, visto que a alocação de memória daria um trabalhão)

Por mais tola que pareça essa pergunta, não sei qual a linguagem utilizada para a compilação no Arduino SDK..tipo:

Código: [Seleccione]
pinMode(13, HIGH);
Raios! Que tipo de código é esse? Seria Arduino mesmo?

Cumps
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #55 em: 25 de Abril de 2011, 22:46 »
O que não falta na net são tutoriais de C, os básicos aprendem-se facilmente, eu uso o devC++, mas comecei a usar o code::blocks recentemente, é mais bonitinho e não tem manias estranhas para a indentação.

E sim, acho que a linguagem do arduino é mesmo "Arduino C", e pinMode não é para dizer output ou input?  :P
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 22:51 por amando96 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #56 em: 25 de Abril de 2011, 22:50 »
Arduino usa o avr-g++, ou seja compila código C e C++, simplesmente tem funções bonitas para trabalhar com o hardware, pinMode e digitalWrite para pinos digitais, Serial.read/write/available/flush/etc para a USART, analogWrite para o pwm, wire.begin/write/read para i2c, spi.blablabla para spi, e depois bibliotecas para servos, stepers, lcd's de caracteres e gráficos e mil e uma bibliotecas para todos os chips que alguem se lembra de ligar no Arduino.

Mas tudo isso pode ser feito em C, como já se fazia á anos e anos com os Avr's, tens tutoriais feitos por mim, pelo cynary, pelo Njay e mais pessoas aqui no forum sobre como usar o avrstudio e cagar no overhead que as funções do arduino introduzem.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #57 em: 26 de Abril de 2011, 00:04 »
Boas,

Senso, por acaso existem inúmeros compiladores de C++ para ARM, AVR, PIC, 8051, Motolora, ColdFire, H8, etc. Basicamente toda a linha IAR e Keil usam compiladores proprietários quer para C quer para C++.

Voltando ao assunto, o Arduino é relativamente recente, mas tem tido um sucesso e um crescimento muito rápido, tem o  e mérito de oferecer uma forma simples e rápida para muitos poderem ter acesso ao mundo dos uC. O sucesso do Arduino deve-se a três factores principais, é barato, tem muitas funções de alto nível e torna simples a tarefa de programar a flash dos AVR.

Pessoalmente nunca utilizei o Arduino, profissionalmente trabalho com uC de 32 bits e a nível de hobbie quando uso um AVR utilizo o Codevision que é um excelente compilador/IDE, que gera um código altamente optimizado e que fornece também algumas libs para interface com os periféricos e algum hardware externo (LDC, keypads, termometros, RTCs. etc, etc), mas reconheço que o Arduino é realmente aliciante para muitos projectos.

Saber programar em C é um must, e para aqueles que estão agora a dar os primeiros passos ter uma solida base sobre a linguagem C e tudo o que ela implica é meio caminho para depois perceberem melhor outras linguagens. Por exemplo, conheço pessoas que programam em Delphi (programas de gestão) mas que não percebem bem o que é um "ponteiro"... é claro que para quem está a programar um aplicativo de Contabilidade isso pode não fazer grande diferença, mas existem programadores e depois existem os "verdadeiros programadores" ... com o devido respeito para com todos, mas um "programador de Delphi" não será a pessoa mais indicada para programar uma inserção orbital de uma sonda como a Cassini por exemplo.

Mesmo utilizando o Arduino, não se fiquem pela facilidade das libs deste, estudem as datasheets do AVR, usem os registos, aprendam C a fundo ... vão ver que a vossa carreira profissional vai agradecer esse esforço daqui a uns anos.

Abraços,
PA
« Última modificação: 26 de Abril de 2011, 00:08 por StarRider »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #58 em: 26 de Abril de 2011, 00:48 »
Eu não disse que não havia, apenas que não conhecia, e é normal não conhecer, como estudante que sou para mim o que me interessa agora é coisas opensource/free, que não tenho 1000€ ou mais para dar por um compilador para piscar meia duzia de leds ao fim de semana.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Livros sobre programação para microcontroladores
« Responder #59 em: 26 de Abril de 2011, 01:01 »
Eu não disse que não havia, apenas que não conhecia, e é normal não conhecer, como estudante que sou para mim o que me interessa agora é coisas opensource/free, que não tenho 1000€ ou mais para dar por um compilador para piscar meia duzia de leds ao fim de semana.

Boas,

Pois agora já conheces ... e sem pagar 1000 euros.