collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Sanguino  (Lida 30304 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #45 em: 28 de Março de 2012, 16:28 »
Oh claro que nao deu.... Da o tal erro. Enfim tou farto disto. Começo a pensar que estraguei o chip com algum descuido...

Senso posso te enviar isto para tu veres o que se passa? :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #46 em: 28 de Março de 2012, 16:46 »
Bem tenho pena que tenhas desistido :-[.  Podes-me mostrar o comando que estás a executar?
não falta este argumento 
Código: [Seleccione]
-b 19200Desculpa não te conseguir ajudar com avrdude. Talvez o pessoal do forum esteja disposto a iniciar um projecto lowcost software e programador usb (at90usb162) para fazer-mos a nosso próprio programador isp.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #47 em: 28 de Março de 2012, 17:13 »
Bem tenho pena que tenhas desistido :-[.  Podes-me mostrar o comando que estás a executar?
não falta este argumento 
Código: [Seleccione]
-b 19200Desculpa não te conseguir ajudar com avrdude. Talvez o pessoal do forum esteja disposto a iniciar um projecto lowcost software e programador usb (at90usb162) para fazer-mos a nosso próprio programador isp.

Tou a usar este: avrdude -c avrisp -p m644p -P COM3 -U hfuse:r:high.txt -U lfuse:r:low.txt

Epa ja tentei tanta coisa que nem sei que faça mais... Sinceramente acho que devo ter estragado o chip.
Mas sem esse argumento ele nao assume automaticamente o baudrate do windows?

Nao tens de pedir desculpa nenhuma... E o que tiveste a fazer foi ajudar ;D Eu é que agradeço muito pela tua ajuda e pelo teu tempo dispendido neste topico. Muito obrigado.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #48 em: 28 de Março de 2012, 17:25 »
Se ainda consegues gravar o bootloader no atmega644p pelo arduino isp então ele não está estragado. Possivelmente está é a correr a 8mhz e o bootloader está programado para 16mhz. Se o arduino-ide consegue gravar tambem tu consegues está a falhar alguma coisa aqui pelo meio.

Este tem o baudrate configurado pode ser disso.
Código: [Seleccione]
avrdude -c avrisp -p m644p -b 19200 -P COM3 -U hfuse:r:high.txt -U lfuse:r:low.txt

vê isto http://code.google.com/p/mega-isp/wiki/AvrispArduino



Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #49 em: 28 de Março de 2012, 17:38 »
Ok entao ainda n vou desistir. Mais daqui a pouco ja tento, que agora tenho a cabeça cheia disto :P Ja digo alguma coisa
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #50 em: 28 de Março de 2012, 18:35 »
Fogo tinhas toda a rasão... com esse parametro ja funciona :D
Finalmente alguma boa noticia... Ves como ajudas e bem :P eheheh



Vou tratar dos ficheiros para ler os fuse bits

Thanks

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #51 em: 28 de Março de 2012, 18:47 »


Supostamente falta alguma coisa pois os ficheiros têm so la escrito:
ÿ  = low
Ü  = high


Eheheh ja tou bem mais animado :D
E ja percebo alguma coisa de avrdude loool
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sanguino
« Responder #52 em: 28 de Março de 2012, 18:48 »
É binário, e o windows está a interpretar isso como caracteres unicode, abre com um editor hexadecimal ou simplesmente não metas ficheiros que ele escreve os valores em Hex na consola.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #53 em: 28 de Março de 2012, 18:58 »
É binário, e o windows está a interpretar isso como caracteres unicode, abre com um editor hexadecimal ou simplesmente não metas ficheiros que ele escreve os valores em Hex na consola.

Código: [Seleccione]
avrdude -c avrisp -p m644p -b 19200 -P COM3 -U hfuse:r -U lfuse:r
supostamente seria o codigo acima ou nao? Quer dizer, é nao, porque da me erro :P

EDIT:
bem de qualquer maneira, num conversor ai na web...

low = ÿ = %FF
high = Ü  = %DC

extended = ý = %FD
« Última modificação: 28 de Março de 2012, 19:09 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Sanguino
« Responder #54 em: 28 de Março de 2012, 19:10 »
deveria ser algo deste género (estes são para um mega8):

-U lfuse:w:0xee:m -U hfuse:w:0xd9:m


usa esta calculadora:

http://www.engbedded.com/fusecalc

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sanguino
« Responder #55 em: 28 de Março de 2012, 19:19 »
Eu bem gostava de usar. Tenho é de dominar aqueles parametros todos primeiro, que nao pesco grande coisa... :P


Ja agora, acham que devo experimentar a fazer upload de um programa no arduino IDE po 644 com o baudrate a 19200?
Acho que nao experimentei com esse baudrate...

Como dava o mesmo erro no avrdude, que no arduino IDE, antes de usar o parametro para definir o baudrate...
« Última modificação: 28 de Março de 2012, 19:31 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #56 em: 28 de Março de 2012, 19:32 »
Os fuse bits estão correctos. Alguém me sabe responder o arduino(ide) quando grava o bootloader ele compila antes de flashar? Se for esse o caso então vais ter de instalar com o avrdude o bootloader hex que vem no zip do sanguino. Quando compilei aqui a source do bootloader deu-me um hex bem diferente do que vem no zip mas não me dei ao trabalho de ver porquê.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Sanguino
« Responder #57 em: 28 de Março de 2012, 19:34 »
só precisas de mexer nos low fuses, vais à página 32 da datasheet, tens lá tudo explicado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sanguino
« Responder #58 em: 28 de Março de 2012, 19:36 »
Os fuse bits estão correctos. Alguém me sabe responder o arduino(ide) quando grava o bootloader ele compila antes de flashar? Se for esse o caso então vais ter de instalar com o avrdude o bootloader hex que vem no zip do sanguino. Quando compilei aqui a source do bootloader deu-me um hex bem diferente do que vem no zip mas não me dei ao trabalho de ver porquê.

Penso que não, e o Arduino já tem o avrdude, assim como todo o avr-gcc e mais umas utilidades tipo sed e companhia, até porque o ide do Arduino usa o avrdude para falar com os bootloaders.
Avr fanboy

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Sanguino
« Responder #59 em: 28 de Março de 2012, 19:56 »
Bem nesse caso só para tirar as duvidas eu flashava o bootloader ATmegaBOOT_644P.hex mas via comando(avrdude). Se não desse na mesma então aí passava á parte de ler a flash e comparar com o hex file ou binario este ultimo é melhor porque é igual ao que vai sair do avrdude para ser comparado.