collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:50]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Placa PCB  (Lida 29913 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Placa PCB
« Responder #75 em: 29 de Setembro de 2011, 22:49 »
Uma solução seria meter o tubo do aspirador por cima da lamina, tenho quase a certeza que aspira o pó todo ou quase todo.
Uma vez tive de trabalhar os carters de um motor com a cambota no sitio e com um aspirador ao pé da fresa não saltou aluminio nenhum para dentro do carter, e mais era aluminio que é mais pesado que o pó.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Placa PCB
« Responder #76 em: 29 de Setembro de 2011, 22:51 »
Se as particulas de pó do PCB fossem tão grandes como as do aluminio, dificilmente as irias respirar :)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Placa PCB
« Responder #77 em: 29 de Setembro de 2011, 22:58 »
Njay deste uma grande ideia, nunca me tinha passado pela cabeça fazer uma bancada e prender o disco com o dremel assim, acho que vou usar essa ideia 8)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #78 em: 29 de Setembro de 2011, 23:18 »
juro que  nao sabia que o po das PCB era cancerigno :| aiiii, tanta vez que eu ao fim de partir uma placa ia com ela ao rebolo para rebarbar aquilo e ate ficava tdo sujo de po na roupa :| bahhh

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Placa PCB
« Responder #79 em: 29 de Setembro de 2011, 23:21 »
Se as particulas de pó do PCB fossem tão grandes como as do aluminio, dificilmente as irias respirar :)
As de aluminio uma parte delas tambem fica fina o suficiente para serem respiraveis, e então as de ferro ainda pior, fica-se com um gosto a ferro na boca durante dias..
Mas um aspirador já ajuda muito.
Avr fanboy

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placa PCB
« Responder #80 em: 30 de Setembro de 2011, 02:56 »
Era mesmo isso que me estava a referir, a qualidade é sem duvida muito BOA. Mas concordo contigo o pó que faz se calhar não justifica, mesmo sem a mesa uma vez fiz isso uma vez na sala em casa, e tão depressa liguei a maquina como desliguei  :)
Quanto ao aspirador acho que deve ajudar alguma coisa. Quando tiver tempo talvez teste a mesa + apirador.

André tens aqui os planos se quiseres construir uma mesa:

http://www.instructables.com/id/Mini-Tablesaw-Router-Shaper-for-Dremel-rotary-/



Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Placa PCB
« Responder #81 em: 30 de Setembro de 2011, 03:19 »
obg

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Placa PCB
« Responder #82 em: 30 de Setembro de 2011, 08:53 »
Há uma parte do pó do PCB que é extremamente fino, eu diria até mais fino que cimento, e essa parte fica a pairar no ar durante algum tempo. Se o filtro do aspirador não for pelo menos muito bom, acho que não filtra essa parte do pó (mini-aspiradores então é para esquecer, sai tudo por trás).

Toda esta preocupação com o pó também é porque não tenho oficina e portanto faço as coisas em casa como a maior parte do pessoal; se tivesse oficina usava a mesa com água, mas mesmo assim só para projectos mais "pipis", porque o método x-acto é bastante razoável para a generalidade das aplicações. Se quiser um PCB profissional o melhor é mesmo mandar fazer fora.

Essa mesa pá dremel tá fixe!

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #83 em: 30 de Setembro de 2011, 14:17 »
Já agora fica aqui um off-topic quando estamos a soldar a estanho por exemplo aquele fumo que é libertado, é toxico ?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Placa PCB
« Responder #84 em: 30 de Setembro de 2011, 14:29 »
Já agora fica aqui um off-topic quando estamos a soldar a estanho por exemplo aquele fumo que é libertado, é toxico ?

se o teu rolo de estanho conter chumbo, sim é prejudicial a saúde, mas até ver ainda não morri xD

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Placa PCB
« Responder #85 em: 30 de Setembro de 2011, 14:32 »
Esse fumo é prejudicial mas não é por causa do chumbo, o chumbo não vai no fumo. Esse fumo, quando inalado regularmente, causa problemas de pulmões. Quanto ao chumbo, não esfreguem os olhos, nariz ou boca depois de andarem a mexer na solda com as mãos, e levem-nas bem no final da sessão de soldadura.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #86 em: 30 de Setembro de 2011, 17:25 »
Já agora fica aqui um off-topic quando estamos a soldar a estanho por exemplo aquele fumo que é libertado, é toxico ?

se o teu rolo de estanho conter chumbo, sim é prejudicial a saúde, mas até ver ainda não morri xD

vais morrer mais novo xD

Acho que sim :|

60 % Sn + 40 % Pb, eu quando estou a soldar respiro bue deste fumo :|

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Placa PCB
« Responder #87 em: 30 de Setembro de 2011, 18:25 »
Há muitos anos quando fazia pcbs cortava com um serrote e depois com uma lixa molhada fixa numa superfície lisa polia as bordas da placa sem ter problemas com nenhum pó.
Alfredo Garcia

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Placa PCB
« Responder #88 em: 30 de Setembro de 2011, 22:31 »
Já agora fica aqui um off-topic quando estamos a soldar a estanho por exemplo aquele fumo que é libertado, é toxico ?

se o teu rolo de estanho conter chumbo, sim é prejudicial a saúde, mas até ver ainda não morri xD

vais morrer mais novo xD

Acho que sim :|

60 % Sn + 40 % Pb, eu quando estou a soldar respiro bue deste fumo :|

o fumo é na maior parte fluxo, não mata mas pode causar problemas respiratórios, asma, etc

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #89 em: 01 de Outubro de 2011, 03:03 »
Já agora fica aqui um off-topic quando estamos a soldar a estanho por exemplo aquele fumo que é libertado, é toxico ?

se o teu rolo de estanho conter chumbo, sim é prejudicial a saúde, mas até ver ainda não morri xD

vais morrer mais novo xD

Acho que sim :|

60 % Sn + 40 % Pb, eu quando estou a soldar respiro bue deste fumo :|

o fumo é na maior parte fluxo, não mata mas pode causar problemas respiratórios, asma, etc

entao como fazemos para eviatar ? uma pessoa esta a soldar as x coisas dificil e pequenas tem que estar mesmo com a cabeca em cima do acontecimento e leva com o fumo em cima :|