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Autor Tópico: VS-Solar Challenge 2018  (Lida 56739 vezes)

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Offline Njay

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VS-Solar Challenge 2018
« em: 07 de Fevereiro de 2018, 23:34 »
Têm alguma coisa marcada para 16/17 de Junho?
Uma (ou mais!) equipa Lusorobótica é que era ;)

http://vssolarchallenge.blogspot.pt/2016/02/blog-post.html

« Última modificação: 14 de Junho de 2018, 18:56 por Njay »

Offline TigPT

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2018, 09:00 »
Deve de ser muito engraçado.

Qual a diferença de rendimentos de um painel na horizontal vs correcta mente orientado?

Offline jm_araujo

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2018, 11:27 »
Numa pista circular não sei se os ganhos de orientar corretamente o painel (que varia ao longo da pista) compensa as perdas aerodinamicas.

O maior problema deve mesmo ser a aerodinâmica, o resto já está mais ou menos "resolvido": MPPT, motor brushless, rodas de bicicleta de corrida (peso, perfil e resistência mínimos), um quadro o mais leve possível e um gajo também levezinho para pilotar.

Offline senso

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2018, 12:46 »
FOC vs comutação via tabela, maybe?

Num brushless normal nope :(
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 12:48 por senso »
Avr fanboy

Offline TigPT

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2018, 13:20 »
Exacto jm_araujo, pelos videos vi alguns com rodas com pneus muito largos.

O gajo levezinho a pilotar também faz toda a diferença.

Estranho as baterias já irem carregadas e haver categorias para tantas combinações de baterias diferentes.

Por um lado já leva 60kg de um condutor + o carro, quanto mais bateria melhor que o impacto em peso não vai ser assim tão grande.

Como anda a tua experiência com a moto Njay? já alguém fez algo do género para perceber qual o rendimento que se consegue do painel em termos de energia extra para as baterias para além da carga inicial?

Os painéis fotovoltaicos perdem rendimento também com o calor, há quem meta filtros em cima dos painéis que deixam passar UV para activar as células mas não aquecem tanto para reduzir temperatura e melhorar eficiente. (alguém com experiência prática disto?)

Offline Njay

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro de 2018, 15:24 »
Será que tem mesmo que ter condutor :D?

A Aprilia está suspensa até que surjam melhores dias.

Também achei que havia bastantes categorias de tensão de alimentação... ainda se fosse de potência, entendia-se. Alguém não... mas bom, pelo menos há esta actividade por cá, já é bem bom :) . Não queres meter isto como notícia, TigPT?

Então conclui-se que um bom veículo teria rodas bem fininhas aí de 1.5m de diâmetro, que para estas rodas qualquer terreno é plano e polido, ehehe. Uma carenagem baixa, aerodinâmica. Talvez um veículo de 2 rodas, será permitido? Quem é que quer desenhar um esboço da coisa?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 15:34 por Njay »

Offline TigPT

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro de 2018, 16:46 »
1.5m parece-me bastante.

Há que considerar que deve de ter que arrancar da posição estática e pode ser um esforço significativo quanto maior a roda, depois é verdade, é manter a rotação com o menor esforço possível e quanto maior a roda melhor.

Alguém tem ideia de um motor que seja um bom candidato?

Alguém tem algo que possas ser usado para protótipo, diria que levar alguma coisa este ano já era um sucesso, nem que seja só para conviver e dar uma volta à pista, se mais, melhor.

(tenho na garagem uma bateria de 12V (elevadores) que está como nova creio, vou confirmar tensão / amperagem e depois aviso.

Offline TigPT

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro de 2018, 16:55 »
Para perderem a vergonha eu chegou-me à frente e faço um desenho.

Classico:
3 rodas = 2 atrás + 1 à frente
Tração traseira, mais peso na roda da tração
Alguma forma rudimentar de controlar direção, muita sensibilidade já que permite manter mais facilmente a trajectória perfeita e não permite fazer movimentos bruscos que causam atrito, uma vez que a pista é oval.
Maior área possível de painel solar, por cima de todo o veiculo.


Offline Njay

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro de 2018, 17:36 »
Quando disse 1.5m tava um bocadinho a brincar :D , só se arranjava custom. Mas umas rodas de bicla de estrada já deve ser fixe, embora os rolamentos não sejam para esforços laterais.

Ideal era um motor com grande eficiência (e leve), mas o que mais há à mão são motores DC de trotinete e afins.

Acho que o gajo devia ir mais deitado para baixar a área frontal e assim o coeficiente de atrito com o ar. E carenagens claro, ou pelo menos um corta vento.

Acho também que se montava um chassis em madeira ou cantoneira de alumínio. Eu pessoalmente gosto mais de ver 2 rodas à frente, mas é só estético. Talvez seja mais eficiente a direcção ser na roda única.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 17:39 por Njay »

Offline Njay

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2018, 17:41 »
(...) levar alguma coisa este ano já era um sucesso, nem que seja só para conviver e dar uma volta à pista, se mais, melhor.

Yesssss!!....

Offline TigPT

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2018, 18:06 »
Qual a velocidade que se pretende circular? O atrito do ar é importante mas só para velocidades maiores, caso contrário é mínimo.

Eu sei, temos que considerar que também pode estar vento, e que pode estar de qualquer dos lados.

Eu diria, fazer algo que ande com quaisquer peças que se consiga arranjar, nem que seja com motores de limpa para vidros, e depois pensar em fazer melhor.

Se se quiser fazer o melhor possível sem ter nenhum protótipo, não se vai ter nada pronto no dia.

Quando terminam as inscrições? Consegue-se ter algo que saia do sítio a funcionar antes de terminas as inscrições?

Offline Njay

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2018, 18:08 »
Tendo em conta a participação, certo :D

Há uma prova de velocidade e outra de "resistência" (numa das categorias; há uma outra categoria que é "livre").

Não dizem quando terminam as inscrições, mas dada a relativamente a baixa complexidade do evento não me admiraria que fosse até pouco tempo antes do mesmo.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 18:11 por Njay »

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2018, 18:40 »
A bateria que tenho não sei se está boa que já tem uns anos mas é 12v7.2Ah da Fiamm

Offline TigPT

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro de 2018, 18:43 »
O Daniel Barradas é que era capaz de alinhar no projecto e ter alguma experiência na área. Mas já não falo com ele há uns anos.

https://lusorobotica.com/index.php?action=profile;u=180

Offline dropes

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Re: VS-Solar Challenge 2018
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2018, 22:49 »
-Motores com escovas mesmo, brushless não são nada eficientes.
-Mudanças para o arranque e quiçá nas curvas.
-Baterias lithium, leves e sempre se pode ligar um pc ou uma ventoinha para refrescar, agora a sério, se carregadas até que davam uma boa vantagem.
-De não esquecer alguém leve +-20 :)