collapse

* Posts Recentes

LLM Crawlers por jm_araujo
[Ontem às 21:57]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Autor Tópico: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes  (Lida 399580 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.952
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #150 em: 05 de Dezembro de 2013, 14:34 »
Acho que nesse caso o melhor é mesmo falar com um despachante. As tabelas aduaneiras são um caos de navegar.

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #151 em: 05 de Dezembro de 2013, 14:43 »
Pois eu andei a tentar navegar nessas tabelas e nomenclaturas...
Mas é realmente caótico...

Sabes como poderei entrar em contacto com um despachante ?

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Direitos Aduaneiros - Alfandega
« Responder #152 em: 05 de Dezembro de 2013, 15:23 »
Bom dia,

Alguem me sabe dizer quanto são os direitos aduaneiros sobre produtos electronicos , robots montados , kit de robots, etc... ?

Estive na página  http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/ , mas é um pouco complexo de conseguir prever os custos.

O que terei de pagar, para além da taxa de desalfandegamento (que depende se é CTT , UPS, etc...)

Será uma percentagem sobre o valor da compra certo ?  Como consigo saber essa percentagem ?

Alguem me consegue ajudar ?

Obrigado

Produtos electronicos é 0% de taxa adicional (desde computadores a tablets), mas tens que pagar o IVA. Mandei vir uma coisa que me custou 243 euros (se bem me lembro) e paguei oitenta euros (o custo foi o IVA, mais o preço de armazem, julgo que sao 4 euros por dia, mais o preço de me terem atendido. Para alem de tal, paguei 30 euros à dhl. Se mandares vir algo, manda pela tnt, pelo que sei e me disseram e a melhor.) Também pagas taxa sobre o custo de envio, não entendo porque, e eles tem um valor minimo para o envio. No meu caso, o envio foi a borla, mas tive que pagar esta taxa sobre o valor minimo.

Já no caso de robots não sei, mas julgo que não esteja isento das taxas adicionais sobre o produto (não posso dizer com certeza, mas a senhora que me atendeu disse que podia a chegar a mais 10%, para alem do IVA).
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 15:25 por TheDeadLives »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.952
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #153 em: 05 de Dezembro de 2013, 16:13 »
Sabes como poderei entrar em contacto com um despachante ?
http://www.pai.pt

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #154 em: 05 de Dezembro de 2013, 16:26 »
Obrigado TheDeadLives .

É mesmo essa taxa adicional que eu pretendia saber.

Para computers e tablets é 0% , mas outros equipamentos electronicos não sei.
E navegar nas tabelas deles é caótico como já foi mencionado.

Vou experimentar navegar nas Pai como sugere o jm_araujo..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #155 em: 05 de Dezembro de 2013, 17:27 »
A estrutura da pauta é hierárquica, o dificil às vezes é perceber, já nas folhas, em que categoria exacta se insere o produto. Para componentes electrónicos e PCBs é 0%.

Dica: a farnel (provavelmente a rs também, tv outros), mostram no site o código pautal (chamam-lhe "código de classificação fiscal"); se eles venderem produtos similares (que possas caracterizar da mesma forma), podes ver lá qual o código e depois procurá-lo na pauta.

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #156 em: 05 de Dezembro de 2013, 18:32 »
Obrigado pela dica NJay.
As vezes parece que os produtos poderiam encaixar em mais do que um código pautal... :/

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #157 em: 06 de Dezembro de 2013, 00:32 »
contacto o tigPT pois ele tinha alguem da alfandega que lhe tratava dos itens que ele encomendava.. acho que ainda deve ter o contacto da pessoa!..

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #158 em: 06 de Dezembro de 2013, 02:24 »
aproveito o tópico para colocar uma questão: que raio se passa, as encomendas agora fica tudo na alfandega?

já fiz centenas de encomendas de fora da UE, nunca me ficou nada retido na alfandega, no ultimo mês já são duas e tenho mais material que foi enviado sem registo sem dar sinal de vida à mais de 2 meses, possivelmente está lá também, e logo nesta altura, tenho um projecto para apresentar até ao fim do ano e ainda não tenho o material todo comigo  >:(

o que mais me irrita é que é tudo material com valor considerado insignificante, neste caso abaixo de 10€ e tenho de estar a perder tempo a enviar documentos e a ter que esperar mais umas semanas até que seja enviado
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 02:26 por CBX »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #159 em: 06 de Dezembro de 2013, 04:34 »
aproveito o tópico para colocar uma questão: que raio se passa, as encomendas agora fica tudo na alfandega?

já fiz centenas de encomendas de fora da UE, nunca me ficou nada retido na alfandega, no ultimo mês já são duas e tenho mais material que foi enviado sem registo sem dar sinal de vida à mais de 2 meses, possivelmente está lá também, e logo nesta altura, tenho um projecto para apresentar até ao fim do ano e ainda não tenho o material todo comigo  >:(

o que mais me irrita é que é tudo material com valor considerado insignificante, neste caso abaixo de 10€ e tenho de estar a perder tempo a enviar documentos e a ter que esperar mais umas semanas até que seja enviado
sao medidas do passos coelho! ir buscar dinheiro a todo o lado! ..ainda pra mais a juntar a epoca do natal, esta altura e´ pessima altura pra fazer encomendas internacionais.. :/

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #160 em: 06 de Dezembro de 2013, 08:17 »
Como é para um trabalho não tinha grande hipótese...

Offline Gmiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #161 em: 06 de Dezembro de 2013, 10:22 »
Obrigado Hugu.
Vou ver se falo com o tigPT.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #162 em: 06 de Dezembro de 2013, 11:23 »
Em relação aos contactos, PM enviada ;)

Em relação à questão das taxas, o melhor é esclarecer directamente e ser simpático, eles estão fartos de pessoas a tentar pisar e pagar menos.

Posso adiantar que a forma de cobrarem menos é explicar que nunca são peças funcionais, mas partes para reparação / montagem de equipamentos (sendo uma taxa mais baixa) se possível inclusivamente serem considerados como brinquedos ou peças para brinquedos (robots educativos caso perguntem quais) pagando assim menos taxas extra ou até mesmo nenhumas. Mas paga-se sempre iva, taxas de despacho e impostos de selo. (contem sempre com cerca de 25% do valor da mercadoria + portes)

Qualquer questão mais especifica, chutem, eu respondo assim que vir, e se não responder, mandem PM que por vezes escapa-me alguns posts.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #163 em: 06 de Dezembro de 2013, 13:36 »
Epa estou a ver que ainda me vou lixar entao, comprei um adaptador thunderbolt para vga no ebay á 3 semanas e ainda nao chegou nada e preciso dele para daqui a 6 dias mas estou mesmo a ver que nao vai chegar a tempo entao se esta tudo a parar na alfandega, aquilo nem registado vem tendo em conta que so custou 5€, está para se ver mas é.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #164 em: 06 de Dezembro de 2013, 13:42 »
Possa não acredito que produtos no valor de 10€ fiquem retidos.. supostamente era acima dos vinte e tal € +/-, sacanas!