collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Termómetro com LCD Nokia 3310  (Lida 20241 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #30 em: 13 de Setembro de 2012, 22:45 »
Não necessariamente, podes começar a fazer um robot e cada duvida que tiveres, vais resolvendo, porque actualmente tudo está na internet, é muito fácil tirares toda e qualquer duvida que tenhas acerca do que quer que seja, tens milhões de projectos para tirar ideias, procura projectos aqui pelo forum, vai ao Lets Make Robots e tira ideias, compra meia duzia de peças e começa a montar, o melhor para aprender que te fica baratinho é fazer um Smalluino, que tens aqui no forum, depois é andar em frente, e não ter medo de aprender, porque acima de tudo estás com medo de ligar 10 fios a um ecrã e a um sensor de temperatura.

Dropes, sim o Arduino não ensina grande coisa, mas como plataforma é uma boa aposta porque não precisa de andar com um programador, e depois não sabe se é do código,se é do programador, passado uns dias pode deixar o IDE do Arduino de lado e programar em C directamente com o AvrStudio.
Avr fanboy

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #31 em: 14 de Setembro de 2012, 20:09 »
Muito obrigado pelos esclarecimentos senso!

Sendo assim vou optar por fazer um smalluino, até porque existem aqui dois tópicos muito bons por onde começar mas que só descobri agora.
Smalluino - O teu primeiro robô V1.0 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=9.180
Smalluino V1.5 - O Smalluino com motores DC (http://lusorobotica.com/index.php?topic=575.0

Mas já tenho algumas pequenas questões pelo que li desses tópicos, eu compreendo que para vocês deve ser chato estar sempre a responder às mesmas perguntas, mas espero que tenham paciência com nós, os novatos!

Então as perguntas:
1. Em termos de reutilização para futuros projetos, qual será melhor, usar servos (Smalluino V1.0) ou motores DC (Smalluino V1.5)? Penso que sejam os DC pela força que têm, mas fica a questão.
2. Caso use servos ou motores DC o código é diferente, ou é independente da escolha? De que componentes depende a programação?
3. Nesses projetos, são usados Arduinos que estão descontinuados, pelo que vi agora é o Arduino Uno - R3 (https://www.sparkfun.com/products/11021). Se usar este Arduino o código dos mais antigos funciona neste? Acho que nos outros era igual mas como neste diz "In addition to all the features of the previous board, the Uno now uses an ATmega16U2 instead of the 8U2 found on the Uno (or the FTDI found on previous generations)." fiquei na dúvida.

Acho que não me esqueci de nenhuma pergunta!
Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda e esclarecimentos!  ;)

PS: Vou reestrutar o 1º post para quem quiser fazer algo do género se conseguir orientar.

EDIT:
Dropes, sim o Arduino não ensina grande coisa, mas como plataforma é uma boa aposta porque não precisa de andar com um programador, e depois não sabe se é do código,se é do programador, passado uns dias pode deixar o IDE do Arduino de lado e programar em C diretamente com o AvrStudio.
Foi precisamente esse programa que usei nas minhas aulas de Sistemas Digitais, o AvrStudio, programávamos em assembly e/ou C e depois passávamos ao Atmega com o Ponyprog.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 00:22 por borntonag »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #32 em: 14 de Setembro de 2012, 20:25 »
O servo não funciona da mesma forma que um motor DC, mas penso que estás errado na força que os 2 motores têm... O servo tem mais força. Caso uses um motor DC tens de usar um com caixa redutora.

Os servos têm 3 cabos, 2 para alimentação (Vcc e Gnd) e 1 para os pulsos. Basicamente funciona com pulsos que variam de 1 a 2 ms (não tenho a certeza) e estes pulsos devem ser enviados com uma frequência de 50Hz.

Se já programaste em C porque é que vais andar para trás? Em C tens que usar timers no modo fast pwm (ainda só experimentei assim). Penso que terás que usar um timer de 16 bits.

Se quiseres usar o arduino é simples controlar servos, há uma biblioteca que penso que já vem com o software, vê os exemplos.


Se calhar disse alguma coisa mal, mas se disse já me vão corrigir :)

Cumps

Em princípio os códigos devem funcionar.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #33 em: 15 de Setembro de 2012, 01:45 »
O servo não funciona da mesma forma que um motor DC, mas penso que estás errado na força que os 2 motores têm... O servo tem mais força. Caso uses um motor DC tens de usar um com caixa redutora.
Os servos têm 3 cabos, 2 para alimentação (Vcc e Gnd) e 1 para os pulsos. Basicamente funciona com pulsos que variam de 1 a 2 ms (não tenho a certeza) e estes pulsos devem ser enviados com uma frequência de 50Hz.
Sim acho que tens razão. O que queria dizer, é que pelos vídeos que vi, os motores DC pareciam ser mais rápidos e fluídos nos movimentos.
Mas a minha questão mantém-se, por quais devo optar para mais tarde puder evoluir?

Se já programaste em C porque é que vais andar para trás? Em C tens que usar timers no modo fast pwm (ainda só experimentei assim). Penso que terás que usar um timer de 16 bits.
Andar para trás como assim? Não percebi bem a que pergunta me estavas a responder.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #34 em: 15 de Setembro de 2012, 01:58 »
Sim, os motores DC são mais rápidos, mas têm menos força/torque...
Sem caixa redutora não serve de nada.

Já os servos a maioria disponível só roda 180 graus, se bem que se o abrires dá para metê-lo a rodar os 360º(até há um tutorial aqui no fórum).

Se queres construir um carro eu acho que o DC é melhor... É mais rápido. Mas tens de comprar um com caixa redutora.

O que quis dizer é que custa mais programar em C e é de certa forma é mais "desafiante". Se já programaste microcontroladores me C porque é que vais programar o arduino com a linguagem deles? Até podes comprar o arduino e programá-lo em C ;)

Cumps

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #35 em: 15 de Setembro de 2012, 12:43 »
Sim, os motores DC são mais rápidos, mas têm menos força/torque...
Sem caixa redutora não serve de nada.

Se queres construir um carro eu acho que o DC é melhor... É mais rápido. Mas tens de comprar um com caixa redutora.
Estou mais inclinado a comprar em DC, até porque começando a pôr uns sensores e outras coisas, o DC parece-me o mais adequado, para aguentar com mais peso.
Caixa redutora? O que é isso para além do que o nome indica? No projeto do smalluino V1.5 do Fifas ele só mencionou que era preciso usar a função analogWrite para controlar a velocidade do motor.

O que quis dizer é que custa mais programar em C e é de certa forma é mais "desafiante". Se já programaste microcontroladores me C porque é que vais programar o arduino com a linguagem deles? Até podes comprar o arduino e programá-lo em C ;)
Então o que dizes é para programar logo com o AvrStudio em C certo?
Como é que vocês fazem, quando compram um sensor novo, para saberem como ele comunica o que lê e assim?

Apesar da ajuda e explicações do rglove, gostava de ter mais opiniões sobre as perguntas que fiz acima.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 12:45 por borntonag »

Offline Pedrock

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 279
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #36 em: 15 de Setembro de 2012, 13:21 »
DC precisas de uma ponte H. Servo podes ligar diretamente ao Arduino e é mais fácil de usar. Mas a ponte H também não é difícil.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #37 em: 15 de Setembro de 2012, 15:49 »
Caixa redutora? O que é isso para além do que o nome indica? No projeto do smalluino V1.5 do Fifas ele só mencionou que era preciso usar a função analogWrite para controlar a velocidade do motor.

a caixa redutora ou caixa de velocidades é um sistema de engrenagens k desmultiplica a velocidade, os motores dc sao feitos pra rodar a altas velocidades, logo co sao mto altas, teem de se diminuir a velocidade e ao diminuir a velocidade tb se aumenta a força/binario pra conseguir empurrar/puxar algo.
Alem disso os motores DC precisam de uma ponte pra seu controlo..
Algo deste tipo: http://www.g7electronica.net/pt/controladoras/163-controlador-de-motor-dc.html

Os servos trabalham a baixas velocidades, estes nao precisam de caixa redutora. e co foi dito, podes ligar directamente ao arduino. O contra é estes n serem mto usados pra movimento continuo pk normalmente teem movimentos reduzidos, 180graus.. para conferir movimento continuo é preciso kitar os servos..
Pra isso ha os motores ditos steppers, k sao motores k tb sao bons a trabalhar a baixas velocidades e com bom controlo de posiçao pk estes funcionam aos saltinhos com saltos bem definidos. Tb n precisam de caixa redutora.


Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #38 em: 15 de Setembro de 2012, 16:55 »
A maioria dos sensores são analógicos, portanto é fácil ler os valores dos sensores. Só tens de ler a tensão de saída com um pino ADC do microcontrolador (no caso do arduino são os analog inputs).
Há outros sensores que comunicam por i2c, já é mais complicado, mas na datasheet do microcontrolador têm mesmo tudo explicado e até tem exemplos de código...

Para saberes como é que o sensor funciona tens de ler a datasheet...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #39 em: 15 de Setembro de 2012, 16:58 »
Pra isso ha os motores ditos steppers, k sao motores k tb sao bons a trabalhar a baixas velocidades e com bom controlo de posiçao pk estes funcionam aos saltinhos com saltos bem definidos. Tb n precisam de caixa redutora.

Também é preciso de uma pote H para um stepper, e se quiser que um carro vá a direito posso colocar esse tipo de motor ou vai andar aos saltinhos?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 17:00 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #40 em: 15 de Setembro de 2012, 23:20 »
lol, os saltinhos era a referir-me à construçao e funcionamento dos steppers...  normalmente pra identificar motores steppers, basta pegar neles e rodá-los com os dedos, se sentirem uns saltinhos é pk é um stepper.. os motores dc, rodam sem nenhuma resistencia, rodam em continuo..
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 00:18 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #41 em: 16 de Setembro de 2012, 00:16 »
sempre a aprender   ::)
também dará rodar com os dedos em vez dos dentes?!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #42 em: 16 de Setembro de 2012, 00:19 »
sempre a aprender   ::)
também dará rodar com os dedos em vez dos dentes?!
:P keria escrever dedos e n dentes! ..mas se tiveres as maos ocupadas, acho k n é probe se usares os dentes! :P  ;D