collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Hoje às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Como "produzem" as vossas PCB´s  (Lida 75167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #90 em: 27 de Maio de 2010, 22:02 »
Vai a uma drogaria. Esses fluidos é habitual lá haver. E a água oxigenada 30 volumes também, não só na farmácia.

Offline squallfxx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #91 em: 27 de Maio de 2010, 22:11 »
Por UV dá é trabalho a + na minha opinião...

Costumo utilizar o método de transferência por calor (ferro de engomar)
. Imprimo o pretendido numa folha de acetato (ou papel de fotografia)
. Meto a folha de acetato impressa entre a placa de cobre (normal) e uma folha A4 de papel e passo com o ferro de engomar durante +/- 45 segundos ( ter especial atenção com as partes laterais do circuito/impressão)
. Após isto meto num recipiente com água para arrefecer a placa e em seguida mete-se noutro recipiente com percloreto de ferro
. Se o percloreto for comprado em grão deve ser diluído da seguinte forma: 100 g / 0,2 L, de água (sempre o dobro dá água). 150g já é uma dose considerável e pode ser usada umas 3x.
. Depois só resta limpar a tinta, com acetona ou diluente.. ou algo semelhante

Cumprimentos

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #92 em: 28 de Maio de 2010, 00:10 »
metes logo no ácido sem retirar o papel? Sempre retirei...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #93 em: 28 de Maio de 2010, 00:39 »
mas tudo isso é imprimido numa impressora a laser?

Offline squallfxx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #94 em: 28 de Maio de 2010, 01:52 »
Sim esqueci-me disso... retirar sempre o papel... humedecendo-o é + fácil.
No caso de ser com papel de acetato é + fácil, uma vez que basta retirar (com algum cuidado) sem ser necessário humedecer.

Pelo método de transferência térmica penso que só dá com laser... nunca experimentei com jacto tinta.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #95 em: 28 de Maio de 2010, 09:59 »
Penso que houve um problema que ainda aqui não foi falado e é importante ser discutido:

- O que fazer às soluções de percloreto depois de usadas?

... envia-las pelo cano abaixo implica ficar-mos eventualmente sem canalização e não é boa solução para o ambiente. Como neutralizar estas soluções?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #96 em: 09 de Junho de 2010, 13:53 »
Esse é o busilis de todo o processo ???.

No caso da mistura água oxigenada - ácido XXX, ela é renovável deixando ao ar / introduzindo ar, ou adicionando mais um pouco de água oxigenada.

No caso do percloreto, há um método que não tenho agora aqui à mão mas mais tarde indico, que consiste assim por alto em neutralizar o ácido com uma base comum e depois despejar a água já neutralizada para o esgoto e os residuos sólidos podem ir para o lixo orgânico normal.
Actualização: Ainda não experimentei, mas o método que refiro acima vem desta página, que traduzindo para Português dá mais ou menos isto:

O método das lamas
Concluí que este método é único método prático de preparar ácidos de cloreto cúprico para eliminação. Este método envolve a adição de cal (hidróxido de cálcio) diretamente ao ácido. O cobre é convertido em hidróxido (de cobre), tal como seria se fosse antes usado hidróxido de sódio (soda caustica), no entanto, a reação com a cal é muito menos violenta e o lodo formado é muito menos líquido. Quando se começa a adicionar cal ao ácido, 1º o ácido é neutralizado seguido-se a formação de lamas de hidróxido de cobre. À medida que mais cal é adicionada a cor da lama começa a ficar verde, porque o cloreto cúprico foi tornado insolúvel (falta de água) e, eventualmente, tornar-se-á numa consistente cor azul quando todo o cobre se tornar hidróxido de cobre. Chegado a este ponto, pode usar-se como cimento ou deixá-lo secar e colocá-lo no lixo em recipiente selado.


Penso que também haverá a possíbilidade de contactar a Camara Municipal local para saber como nos desfazermos desse tipo de produto nas quantidades pequenas que se usam para o fim em causa, mas apesar de já andar há anos na minha lista de "coisas a fazer", ainda não o fiz.

Estes ácidos, além de corroerem canos que "é uma maravilha", são devastadores para o ambiente (plantas e animais), por isso livrem-se de os despejar por aí sem serem previamente tratados. Quando era puto ainda despejei por completa ignorância algum percloreto usado, muito bem diluído em água, pelo cano da banheira, mas depois de ter tomado consciência do real grau de agressividade destes produtos mantive uma garrafa com cerca de 1/4 L dele que fui re-utilizando ao longo dos anos. Já tem uns 15 anos mas como faço poucas placas e não me importo de esperar actualmente cerca de 1 hora vai dando e re-utilizo sempre o mesmo percloreto. Quando decidir livrar-me deste, vai ser pelo tal método da neutralização.

Dicas simples que ajudam a acelerar a corrosão da placa:

1) Agitar a solução. Isto faz com que o cobre ocrroído "saia do caminho" e deixe o ácido chegar onde é preciso.

2) Corroer com a placa virada para baixo (mas não encostada ao fundo do recipiente)! Descobri que isto ajuda imenso porque, calculo eu, a gravidade leva as particulas corroídas a dirigirem-se para o fundo do recipiente, saindo assim "do caminho" automaticamente.
« Última modificação: 10 de Junho de 2010, 02:37 por Njay »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #97 em: 09 de Junho de 2010, 21:39 »
Tenho visto aqui falar-se muito de transferência com o ferro e ninguém utiliza uma laminadora.

Para quem faz muitas placas é capas de ser pratico.
Um passo a passo com tudo bem explicado:
http://blog.opcode.com.br/dispositivos-diversos/laminadora-pci/
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 21:47 por PDI »
Alfredo Garcia

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #98 em: 09 de Junho de 2010, 22:26 »
Melhor ainda seria comprar aquelas impressoras que foram modificadas para imprimir directamente no pcb, com uma tinta especial, penso que eram 40€, o que até compensaria, mas não cheguei a ver os portes  :-X

EDIT:
http://www.fullspectrumengineering.com/pcbinkjet.html
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 22:27 por amando96 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #99 em: 10 de Junho de 2010, 02:38 »
Adicionei ao tópico anterior a informação sobre o tal método de eliminação dos ácidos de corroer PCBs.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #100 em: 10 de Junho de 2010, 17:38 »
Podes indicar o tópico?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #101 em: 10 de Junho de 2010, 18:28 »
Queria dizer "mensagem anterior"; está umas mensagens mais atrás nesta mesma página.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #102 em: 11 de Junho de 2010, 08:59 »
Njay, e como aproveitas o percloreto já utilizado?
O meu agora ao final de várias utilizações, encontra-se meio esverdeado e com 'pouso'.
esta lama é o que tem o percloreto ou tb tem cobre misturado? há maneira de filtrar e voltar a reutilizar pelo menos sem "detritos"?


Queria dizer "mensagem anterior"; está umas mensagens mais atrás nesta mesma página.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #103 em: 11 de Junho de 2010, 10:14 »
Deixo o percloreto numa garrafa de vidro, quieto durante uns dias (não sei quanto tempo ao certo é necessário porque preciso dele muito de amiude), e a "sujidade" principal assenta toda no fundo da garrafa. Depois uso apenas este liquido superficial no próximo PCB e no final volto a meter tudo de volta na emsma garrafa. Mas repara que o "liquido" que fica por cima vai ficando de qualquer forma cada vez mais "gasto", com menos poder de corrosão. A lama acho que é onde se encontra a maior parte do cobre, num composto que é o tal "cobre cuprico" ou lá como lhe chamam.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #104 em: 13 de Junho de 2010, 17:20 »
Boas, tenho soda caustica a 98/98 % em grão, como faço agora para a diluir para 1%? Tenho visto colocar 200 gramas para 1 litro de água por exemplo, mas não dizem qual a concentração da soda que eles tinham :|

obrigado