collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: [INICIAÇÃO] O nosso projecto  (Lida 32464 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #45 em: 10 de Dezembro de 2010, 19:54 »
Humm, ok e é possível encontrar esse tipo de fichas em lojas locais de electrónica? Não me apetecia nada ter de comprar isso da net, sendo a única coisa da PTRobotics. Só os portes deviam ser mais que o próprio jack.

Em relação aos condensadores de decoupling, vejo sempre "comprem alguns".  Isso pode ser 3 de 100uF (16 V) e outros 3 de 220uF (16 V)? Nem tenho bem a noção, porque nunca trabalhei com condensadores, por isso, uma ajuda concreta era bem-vinda.  :)

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #46 em: 10 de Dezembro de 2010, 21:20 »
Além das 2 questões anteriores, estamos com dúvidas entre escolher motores, servos ou servos de rotação contínua. Os motores Dual Motor Gear Box estão esgotados na Loja da LusoRobótica. Encontramos algumas alternativas interessantes no site da Pololu (http://www.pololu.com/catalog/product/1677, por exemplo), mas tememos que não valha a pena por causa dos portes. Alguém sabe como é mandar vir pela Pololu dos US? Depois se for para utilizar servos, esses já se encontram disponíveis na LusoRobótica... Estamos na iminência de encomendar o material, por isso agradecíamos uma resposta breve.

Cumprimentos

Eu mandei vir mesmo esses e paguei 15,03€ com portes incluídos e recebidos em casa.
Na altura perguntei se alguém queria, que mandava-se junto e pagava-se apenas metade dos portes, mas pronto.
Recebi aviso de entrega em 5 dias e a própria entrega em 7 dias úteis.
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #47 em: 10 de Dezembro de 2010, 22:35 »
Pois, infelizmente estamos com 1 mês de atraso em relação ao teu projecto. Pelo que vi noutro tópico foi no dia 10 de Novembro que mandaste vir as tuas coisas. Nós mandámos hoje, dia 10 de Dezembro. Vamos pagar 17€ no total, visto que aproveitamos e mandamos vir também a bola livre.

Tu neste momento estás a ter problemas com a alimentação do robot, já estive a acompanhar o teu tópico. Espero que isso se solucione  ;) até porque a maior parte dos passos que tu estás a fazer, nós vamos fazer em seguida  ;D Estás a considerar utilizar duas baterias por acaso?

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #48 em: 10 de Dezembro de 2010, 22:53 »
Pois, infelizmente estamos com 1 mês de atraso em relação ao teu projecto. Pelo que vi noutro tópico foi no dia 10 de Novembro que mandaste vir as tuas coisas. Nós mandámos hoje, dia 10 de Dezembro. Vamos pagar 17€ no total, visto que aproveitamos e mandamos vir também a bola livre.

Tu neste momento estás a ter problemas com a alimentação do robot, já estive a acompanhar o teu tópico. Espero que isso se solucione  ;) até porque a maior parte dos passos que tu estás a fazer, nós vamos fazer em seguida  ;D Estás a considerar utilizar duas baterias por acaso?
Eu já reparei que quem passa pelos testes e pelas dores de cabeça sou eu!  ;D

Fora de brincadeira, sim, estou a tentar com que o robot seja alimentado com 1 suporte para motores e 1 suporte para Arduino.
Amanha, em principio, estará tudo em cima!

Se precisarem de alguma coisa, depois também posso disponibilizar e dizer o que vou fazendo.
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #49 em: 10 de Dezembro de 2010, 23:29 »
AHAHAH

Não é nossa intenção estar a reboque pelo facto do teu projecto estar mais avançado. Para andar à sombra da bananeira, já chega essa miúda que apareceu aí a querer fazer um helicóptero  ;D (apesar de eu nem ter percebido muito bem a situação, não vale a pena estar a fazer juízos de valor). De facto, tem havido muita informação que tem sido nova para nós e temos tido alguma dificuldade em acompanhar tudo. Por outro lado, já muito aprendemos imensa coisa e é esse o nosso principal objectivo, antes sequer de ter um robot operacional no fim do ano.

Em relação aos suportes, isso significa que tens 4,8 V para o Arduino e 4,8V para os motores. Isso chega para cada coisa (tinha ideia de que cada motor era de 3V logo 2 motores 6V)? Nesse caso não usas o Regulador pois não?

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #50 em: 11 de Dezembro de 2010, 00:24 »
As minhas pilhas dão um total de 5.2V, pois ficam sempre com cerca de 1.3V de carga.
Amanhã darei mais info a respeito disto.
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #51 em: 11 de Dezembro de 2010, 00:59 »
Em relação aos suportes, isso significa que tens 4,8 V para o Arduino e 4,8V para os motores. Isso chega para cada coisa (tinha ideia de que cada motor era de 3V logo 2 motores 6V)? Nesse caso não usas o Regulador pois não?

a tensão não se soma dessa maneira, cada motor vai "puxar" uma certa corrente (amperes) ai é que se pode "somar" para se ter uma ideia de que bateria usar

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #52 em: 11 de Dezembro de 2010, 01:06 »
Ok, então o que estás a dizer é que com a corrente certa é possível ter o Arduino e os Motores a funcionarem com uma bateria de 4,8 V (ou 5,2V) cada um, certo?

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #53 em: 11 de Dezembro de 2010, 11:51 »
A alimentação faz-se sempre pelo Power jack como na imagem? (nesse caso, já percebo para que é que é necessária aquela ficha fêmea)


É possível utilizar os pinos VIN e GND para fornecer energia (como inputs) ao Arduino ou estes só servem para ligar com o resto de circuito (como outputs)?

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #54 em: 11 de Dezembro de 2010, 12:00 »
mas tambem da sem power jack????????????????????
Tiago Fernandes

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #55 em: 11 de Dezembro de 2010, 12:25 »
Era isso que eu estava a perguntar?  :)

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #56 em: 11 de Dezembro de 2010, 12:46 »
temos ambos a mesma duvida
?????????????????????????????
Tiago Fernandes

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #57 em: 11 de Dezembro de 2010, 13:33 »
Pode-se alimentar pelo VIN e GND, como eu tenho.
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline projectoAREA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • projectoAREA - blog
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #58 em: 11 de Dezembro de 2010, 13:54 »
Ok, então tens diferente daquele esquema do teu tópico em que ligavas dois fios das pilhas à PowerJack do Arduino. Duvida esclarecida.

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: [INICIAÇÃO] O nosso projecto
« Responder #59 em: 11 de Dezembro de 2010, 14:06 »
como se chama o teu topico nelson
Tiago Fernandes