collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 234266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #195 em: 09 de Junho de 2012, 00:28 »
O cobre tem tipicamente 1.4mils em placas de 1oz e 2.8mils em placas de 2oz.
Avr fanboy

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #196 em: 09 de Junho de 2012, 15:24 »
Bidireccionais?

Ja agora confirmem-me uma cena... o clock de entrada do tb6560 tem limitações certo, de acordo com o condensador e resistencia que utilizamos. Essa limitação define o tempo minimo entre cada impulso do clock ou o clock têm de estar entre um tempo minimo e um tempo maximo?

O l297+l298 funciona igual ne?


Como é que o tb6560 da para unipolar?

O tb6560 tem uma serie de chantes e resistências para alterar vários valores, que ainda não aprofundei, pois meu conhecimento de electrónica é superficial e meu inglês pior(quase nulo), mas para pores um motor unipolar a funcionar como bipolar não se utiliza o comum das bobinas, com excepção do de cinco condutores que precisa ser alterado internamente.
Alfredo Garcia

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #197 em: 09 de Junho de 2012, 17:24 »
Ha sim isso eu sei... Por isso é que tenho ambas as possibilidades de ter unipolar ou bipolar... Mas pensava que tavas a falar do driver de potencia...


Pois um gajo tem de alterar os valores consoante o timming... Agora eu nao percebo se defenimos o tempo de clock que queremos, ou um tempo e clock minimo que poderá ser maior...

Edit:

Tive a ver qa datasheet e o circuito aconselhado nao inclui os diodos. Será que nao vai danificar o ci?
E na board deles, tem la dos ic's que nao faço a minima o que serão...




Agora surgio-me outra duvida. Eu tenho de ligar primeiro o ci e so depois a alimentação dos motores certo? E para desligar, a ordem inversa...
Então eu tenho de fazer enable e depois ir ligar a fonte de alimentação dos motores à mão?
« Última modificação: 09 de Junho de 2012, 21:11 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #198 em: 09 de Junho de 2012, 23:39 »
Ha sim isso eu sei... Por isso é que tenho ambas as possibilidades de ter unipolar ou bipolar... Mas pensava que tavas a falar do driver de potencia...


Pois um gajo tem de alterar os valores consoante o timming... Agora eu nao percebo se defenimos o tempo de clock que queremos, ou um tempo e clock minimo que poderá ser maior...

Edit:

Tive a ver qa datasheet e o circuito aconselhado nao inclui os diodos. Será que nao vai danificar o ci?
E na board deles, tem la dos ic's que nao faço a minima o que serão...




Agora surgio-me outra duvida. Eu tenho de ligar primeiro o ci e so depois a alimentação dos motores certo? E para desligar, a ordem inversa...
Então eu tenho de fazer enable e depois ir ligar a fonte de alimentação dos motores à mão?

Sobre os díodos nas placas comerciais algumas trazem díodos e outras não, mas não me apercebi da necessidade no datasheet, os ci's que falas são os do desenho que está acima, parece-me reguladores de tenção.
Alfredo Garcia

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #199 em: 10 de Junho de 2012, 16:15 »
Pois tb acho que sim... Não percebo é como aquilo funciona. Eu vou precisar de resistencias e condensadores consoante a tensão que preciso. Logo aquele circuito em cima, da alimentação, pode nao ser o correcto ne?

Quanto ao tempo minimo de clock, ja li na datasheet como funca. É um valor minimo... Valores acima, funcionam sempre. 330pF - valor minimo de 30us.

Ja agora a tensao minima de alimentação para os motores é de 4.5V. Eu tenho um motor de 3.5V e outro de 2.5V. Nao posso usar certo?  :( :( Ou existe alguma forma de dar a volta à situação?
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 16:23 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #200 em: 10 de Junho de 2012, 22:04 »
Bem mas nao desistindo da ideia inicial...
Portanto o que falta ali naquela board, é o controlo de corrente dos steppers...

Bem o que estive a pensar, foi usar um L297 que ja me faz o controlo e depois adicionar os transistores para controlar... Posso usar as TIP122, certo?

O circuito fica mais simplificado penso eu e ja funcionava correctamente.

Pela datasheet do L297:


Tenho de adicionar as 4 portas AND. Agora so nao percebo como funciona os INH. É que a unica maneira ali de funcionarem, é sendo tipo PWM. Certo?

Sendo assim parece tudo muito simples...  :P ou nao será?


EDIT: Ja tive a ver e é mesmo PWM :D
Eles utilizam do diodo ligados do ground ao colector. Eu tenho esses mais uns do colector à alimentação do motor.

Mas os diodos que eles utilizam sao bidireccionais, pelo que percebi. Isto quer dizer que eu tenho as duas hipoteses, mas caso use so 4 diodos, têm de ser bidireccionais? Tou baralhado...

EDIT(2):
Continuando a minha ideia... Entao basicamente, tenho o arduino ligado ao L297, as saidas do L297 ligadas às portas AND, as portas AND ligadas aos transistores "pequenos" e os transistores pequenos ligados aos darlington, diodos, motor...

Right?

« Última modificação: 11 de Junho de 2012, 00:10 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #201 em: 12 de Junho de 2012, 01:27 »
Ja agora a tensao minima de alimentação para os motores é de 4.5V. Eu tenho um motor de 3.5V e outro de 2.5V. Nao posso usar certo?  :( :( Ou existe alguma forma de dar a volta à situação?

metes um destes (http://www.g7electronica.net/pt/modulos/368-lm2596-dc-dc.html) em cada motor e regulado com um multimetro pra tensao dif de cada motor e ta feito! ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #202 em: 12 de Junho de 2012, 01:31 »
Os motores têm de ser controlados pelo chip, isso é um simples regulador de tensão comutado, não ajuda em nada no problema.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #203 em: 12 de Junho de 2012, 14:19 »


O espaço em baixo nao esta nada bem aproveitado, tenho de ver isso :P Mas a ideia é esta, acho eu...

Base para os esquemas:




« Última modificação: 12 de Junho de 2012, 15:05 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #204 em: 12 de Junho de 2012, 15:34 »
o l297 já faz a limitação de corrente necessária por si só, não vejo a necessidade de ter lá as portas AND

dá uma vista de olhos aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #205 em: 12 de Junho de 2012, 16:40 »
o l297 já faz a limitação de corrente necessária por si só, não vejo a necessidade de ter lá as portas AND

dá uma vista de olhos aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0

Hum, tens a certeza? Então para que será aconselhado na datasheet? Devem ter alguma função, tenho de ir ler melhor e ver esse link...


Este é metodo é fixe. De certeza que me vai reduzir os tempos entre cada ciclo no labview :D
Quando tiver tempo tenho de modificar o programa a ver os resultados.

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #206 em: 12 de Junho de 2012, 17:08 »
esse circuito serve para desactivar o chopper aka driver de corrente continua, mas pelo que li na datasheet é recomendado usar com motores unipolares

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #207 em: 12 de Junho de 2012, 17:27 »
Yap por isso é que meti. O meu controlador é para usar com os unipolares... Ainda nao sei se vou usar bipolares ou nao... vamos la ver se os samples da toshiba sao aceites. Mas tambem exigem uma tensao minima, grande para os motores que aqui tenho  :(

Talvez o L298, necessite de menos tensão.

Agora a falar nisso devo ter tambem uma tensão minima necessaria no meu circuito. Tenho de ver a queda de tensões nos componentes certo?


EDIT:
Tempo minimo de 60ms por passo reduzido para pelo menos 30ms :D Que fixe. Agora fiquei mesmo contente  ;D
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 04:31 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #208 em: 13 de Junho de 2012, 18:31 »
Eia pessoal, este é sem duvida o melhor sistema.

A CNC ficou mesmo rapida. So falta achar o tempo minimo entre cada pulso do clock, sem saltar passos, mas fica para depois. E testar o circuito do driver de potencia, que nao tenho a certeza se está bem dimensionado. Se alguem poder dar uma olhadela, agradecia :D


Uma pergunta. Consideram que é mesmo fundamental ligar o driver de pontecia primeiro e so depois a alimentação dos motores?
Se calhar é melhor pensar num sistema que faça isso. Alguem me consegue encaminhar? Devo ter de criar um sistema temporal com flip-flops nao? É que nao faço a minima se é este o caminho certo ou se existe algum caminho mais simples.

Cumps

EDIT:

Ja consegui reduzir um pouco o tamanho. E tinha um erro que deveria de ser gravissimo. A corrente dos motores estava a ir pos sensores de corrente, em vez de ir po ground  :P

Ta à carga...


E po atmega... O electrolitico estáno sitio errado :P
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 01:47 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #209 em: 15 de Junho de 2012, 00:22 »
Boas pessoal.
Ja revi as ligações e todas e corri os erros que tinha... ha sempre mais erros do que um gajo pensa :P

Vou testar a board. Acho que ta tudo correcto. Se algo rebentar, tambem faz parte da nossa vida de electronico  ;D :P


Se alguem vir algo mal, avise sffv...

Cumps
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke