collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 234297 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #360 em: 16 de Julho de 2013, 01:41 »
Ganda porcaria... La terei de desencatar o meu amd athlon la do sotao e ver se funca...

Mas andei a pesquisar e encontrei umas boards baseadas num microcontrolador que permitem usar o mach3 por usb... Tem depois de se instalar um plugin no mach3..

Tipo isto:


Se calhar com um atmega tambem daria, nao deve é ser facil de programar...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #361 em: 16 de Julho de 2013, 02:12 »
Um atmega nunca, quanto muito um AtXmega para ter usb nativo, mas não me parece..
O grande problema do USB é que não te garante tempo de entrega dos dados, enquanto que paralelo sim, o que tu não queres é perder dados e ter tempos variaveis num sistema sincrono..
Esse AT91SAM é um cortex m3 se não estou em erro, possivelmente a implementar uma ponte usb-paralelo, com um cpld a tratar de gerar o timing sincrono para controlar os sinais de set/dir e mais umas coisas para bater tudo certinho.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #362 em: 16 de Julho de 2013, 03:48 »
Boas,

É possível garantir/reservar uma determina largura de banda nas comunicações USB usando transferências Isócronas e
configurando os endpoints para tal durante o processo de enumeração.

Teoricamente (e na pratica) é possível controlar um device externo com timings críticos da mesma forma que o é possível
com uma porta LPT.  Alias, no Windows é mesmo mais fiável usar o payload de um endpoints Isócrono para enviar dados
em intervalos de tempo garantidos do que a implementação LPT deste SO, por isso é que programas que necessitam
de uso exclusivo da porta LPT (como o Mach) necessitam de um driver especifico para a porta paralela.

Existem interpretadores de G-code que comunicam "nativamente" com os driver dos motores por USB, o problema do
Mach é que é nativo para portas paralelas, e os adaptadores USB->LPT usam transferências (e endpoints) BULK na sua
implementação USB, e estes não são de forma alguma adequados para operações em que os timings são paramount.

Abraços,
PA
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 11:30 por StarRider »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #363 em: 16 de Julho de 2013, 10:53 »
Já deram uma vista de olhos ao GRBL?
É um interpretador de gcode para arduino/atmega open-source, e é utilizado em alguns projetos como por exemplo o shapeoko.
Estou a acabar uma espécie de pico-"CNC" de brincar feita com drives DVD velhos e outros restos, experimentei o GRBL e tem funcionado bem. Quando a acabar mostro no forum.

Peço desculpa, não estive a ler as 25 páginas do tópico, pelo que peço desculpa se já foi descartada esta possibilidade ;)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #364 em: 16 de Julho de 2013, 22:45 »
Isto é uma grande limitação para computadores mais recentes. Tambem comprar uma placa das que postei é muito caro.

Esse GRBL é rapido? O problema do meu "software" programado em Labview é que fica muito lento (10ms entre cada passo de stepper), mas nao consigo fazer melhor. Alem disso sei perfeitamente que tem algumas limitações e necessitava de mais programação em cima...

O Mach 3 é muito bom que tem bastantes definições possiveis de configurar, mas pronto a nao ser que utilize um pc mais velho, acho que nao vou usar... Não me apetece andar com um CRT atrás de mim :P nem investir um LCD.

Ja não é a primeira vez que questiono sobre o USB e MAch 3 e parece que nao dá mesmo, desisto... Vou-me virar para os freeware :D

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #365 em: 16 de Julho de 2013, 22:56 »
Placa PCI com porta-paralela, sem problema algum.
Ou uma board mini pc da intel, por 100€ têm um computador completo em formato mini-itx com processador core 2 duo ou i3, com 2Gb ou mais de RAM, com sata, usb, vga, som, serial, DB25 e mais, pode parecer um pouco caro, mas é um pc a sério, e não um brinquedo tipo RPi, ou qualquer outra placa arm da cena..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #366 em: 17 de Julho de 2013, 15:51 »
Esse GRBL é rapido?
Sim. Segundo os programadores, consegue um step rate superior a 30khz.
No projeto que estou a fazer, tive de limitar as acelerações para que os motores não perdessem passos.  No meu caso a velocidade máxima não chega a ser problema pelas reduzidas dimensões.


Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #367 em: 18 de Julho de 2013, 19:32 »
Então mas como raio um software em ambiente windows consegue velocidades tão altas? Eu no labview so consigo utilizar periodos de 1ms, no minimo... Em outros softwares será que da para utilizar us? Ou existe outra maneira de fazer as coisas?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #368 em: 18 de Julho de 2013, 19:48 »
Fast, cheap or good, pick two....
Queres que o labview seja mais facil de programar que brincar com legos e ao mesmo tempo mais rápido que código compilado e optimizado.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #369 em: 18 de Julho de 2013, 19:58 »
o grbl está escrito em C e está optimizado, o PC simplesmente manda o GCODE para a ram do microcontrolador, o firmware é que faz a magia

podes confiar no grbl, é a base de alguns dos melhores firmwares de impressoras 3d

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #370 em: 18 de Julho de 2013, 20:50 »
Ah nao tinha percebido que teria de usar um microcontrolador. Mas claro que tem, tem de descodificar os dados vindo por USB, que burrice da minha parte  ;D

Pois o labview é muito simples, mas é porreiro. Mas no laview tambem poderia programar algo que mandasse o numero de passos, a direcção e a frequencia de cada motor para um micro e depois o micro informava o labview que ja tinha chegado ao destino.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Willianme

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #371 em: 30 de Setembro de 2013, 03:28 »
Estava lendo o seu tópico e gostei bastante do seu projeto, parabéns pela trajetória.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #372 em: 14 de Outubro de 2013, 19:36 »
Obrigado.

Bem, mais um passo dado. Montagem dos motores, varões roscados e blocos roscados...

E problemas para começar a resolver :P O varão roscado custa tanto a rodar manualmente, nem deve rodar com o motor. Tenho de eliminar atritos entre o varão e o bloco de nylon.



"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.200
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #373 em: 14 de Outubro de 2013, 20:44 »
Devia estar solto o varão roscado, não entendo muito de nylon se calhar devias usar teflon, tem menor atrito é resistente e não derrete com o calor.
Para acompanhar: http://www.decathlon.pt/pesquisar/5182709-lubrificantes-teflon-aerossol-1.html

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #374 em: 14 de Outubro de 2013, 22:48 »
Sem o bloco o varão roda bem. O problema é mesmo o bloco, mas nada que mais umas passagens com um macho M10 não resolva. Amanha já trato disso.

Teflon é muito caro :(

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke