collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções  (Lida 37547 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #60 em: 22 de Julho de 2013, 19:40 »
Usas ic's especificos para isso.
Á que ter em conta que ao serem soldados stressam o chip e o seu valor altera bastante, assim como tem drift com o tempo, e com a temperatura e humidade, existe uns quantos tópicos interessantes sobre isso no EEVBlog, assim como no voltnuts.
Sem um multimetro com uma precisão superior á da referência, e que tenha sido calibrado recentemente só se pode supor que o valor está correcto, tipicamente não foge muito, para 3 digitos e meio/4 servem quase perfeitamente.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #61 em: 22 de Julho de 2013, 19:58 »
o meu é um pedaço de plastico que me dá 5,23v numa porta USB e 3,73 na launchpad, o que é suficiente para rebentar com o micro
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #62 em: 22 de Julho de 2013, 21:52 »
CBX, 2.48V até está dentro da tolerância da referência de tensão.

Podem experimentar pedir samples do LM4132AMF, e o circuito como vêm é simplérrimo. Outros fabricantes têm chips similares e enviam samples.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #63 em: 23 de Julho de 2013, 14:45 »
Esses na TI só há de sot-23 que é muito pequeno para eu soldar. Vou tentar encontrar uns de orificio passante ou talvez soic
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #64 em: 23 de Julho de 2013, 14:49 »
se não consegues soldar smd's também há em to-92

CBX, 2.48V até está dentro da tolerância da referência de tensão.

pois está, mas como não foi medido num multímetro de precisão não sei se o valor é o correcto

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #65 em: 23 de Julho de 2013, 14:58 »
Não há to-92 na TI desse género. Só os shunt reference. Tive a ver e tambem são bons, tipo este:
LM136-2.5-N, é 1-2%
Este tem melhor precisão mas tenho de ver se tem corrente suficiente

Pensado melhor vou antes usar um de voltagem mais baixa. No voltimetro não me faz diferença mas ajuda a ter melhor resolução no amperímetro
« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 15:08 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #66 em: 23 de Julho de 2013, 15:41 »
Com esta brincadeira das referências, mandei vir 4 LM399H's usados do eBay, começar a ler datasheets, depois falta-me é um multimetro decente para as calibrar.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #67 em: 23 de Julho de 2013, 15:58 »
Com esta brincadeira das referências, mandei vir 4 LM399H's usados do eBay, começar a ler datasheets, depois falta-me é um multimetro decente para as calibrar.

Boa sorte  ;D
Não chega um referencia shunt daquelas? supostamente dará a voltagem com 1% de erro.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #68 em: 25 de Julho de 2013, 16:21 »
Njay, com tantos interessados, não tens disponibilidade para nos dar mais detalhes que nos possas partilhar para se fazer um mini artigo de primeira página?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #69 em: 26 de Julho de 2013, 01:46 »
O senso não pode ver nada que vai logo a correr pó ebay, heheheheh...

Isto não tem muito que saber Tiago... é chip com um condensador e uma pilha. A saída do chip é uma tensão com um valor "bastante exacto" e "bastante estável", dentro das tolerâncias indicadas na datasheet, e pode servir para calibrar um multimetro (se ela for melhor do que a resolução do multimetro) ou uma referência interna de micro.
Se queremos efectuar uma medida "absoluta" de tensão, como saber que determinado ponto é "exactamente" 1.326V, o nosso ADC tem que ter uma referência de tensão exacta (temos que saber que a leitura máxima do ADC corresponde exactamente a xVolts) e estável (que não varie significativamente por exemplo com a temperatura).

Os microcontroladores com ADC costumam ter uma referência interna (Vref), mas ela não é precisa, embora seja estável. Isto quer dizer que cada chip tem um valor diferente de Vref, embora esse valor seja estável. O fabricante indica um valor nominal para Vref e o erro máximo. Por exemplo num arduino tipico (ATmega328) a Vref é 1.1V nominal; na prática ela é um valor qualquer entre 1V e 1.2V. O que podemos fazer para ultrapassar esta questão é saber, para o nosso chip, qual é o valor exacto da Vref (calibrar); depois usamos esse valor no código em vez de 1.1V e as nossas medições já serão mais precisas. Para produção de várias unidades normalmente guarda-se o valor da calibração na EEPROM do micro, que depois é lido pelo código no arranque; caso contrário teriamos que compilar uma versão diferente para cada chip, o que seria um grande problema logístico.

Então e mais projectos, não há? Um fórum com centenas ou milhares de "geeks" e só há 5 ou 6 projectos?...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #70 em: 26 de Julho de 2013, 02:08 »
Mais ou menos, já andava á uns tempos para os mandar vir, mas só os apanhava para ai a 30€ cada, agora estão mais baratinhos e paguei 18€ por 4, usados é claro, visto que são ultra obsoletos, assim como os LTZ1000, mas isso é demasiado overkill para alguem que nem um multimetro de 4 digitos tem....

Vou tirar ideias das datasheets, App Notes, e poderei postar o desenvolvimento aqui, mas por agora tenho outras prioridades/projectos para acabar.

O que está agora á espera de pcb's é esta coisa:
Conta rotações para motores 2 tempos, com um ADS1118 para ler dois termo-pares(de momento tipo K), e um canal do ADC interno para ler as resistências NTC(ou PTC) tipicamente encontradas nos termometros originais das motas, não sei porquê(falta de prática possivelmente) não gosto particularmente de como ficou o layout da pcb, mas como preciso de ter isto pronto para ver se faço uns € extra, será testado assim por agora.



Outra coisa que está no forno é este led driver de 3 canais separados, usando LM3405A da TI, e um Attiny1634, será para ser feito quando tiver a prateleira para a bancada de trabalho feita, para meter lá um monte de leds(tenho 5 brancos de 3w e 10 de 1w, mas estou tentado a comprar uns quantos de 10w), montados ou num perfil de aluminio, ou em dissipadores de P4(tenho uns 13 ou 14 salvados de pc's que iam para o lixo).
Os drivers em si fazem o controlo de corrente, e a corrente máxima é ajustavel via resistência(penso que é mesmo a usado para medir a corrente).



São dois projectos que por enquanto só existem no mundo digital.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #71 em: 26 de Julho de 2013, 02:38 »
por falar em leds de alta potencia, vcs nao veem nos electroes dos hipers lampadas de leds (pra alem das economizadoras) no lixo?! ai que desperdicio! se n fosse a vergonha, trazia pra casa todos os dias uma lampada de leds pra aproveitar os leds!! :-[
mas antes vai pra tdo pra uma trituradora e dizem k vai prá reciclagem!...  >:(

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #72 em: 26 de Julho de 2013, 02:39 »
E uns banhos de ácido para recuperar o ouro usado nos dies e nos bond-wires dos chips, o resto, err, deve ir para um aterro lol.
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #73 em: 26 de Julho de 2013, 02:49 »
Se alguem quiser gerbers para mandar fazer uma pcb do driver de leds que digam, assim como daquela matriz de leds rgb, ver se amanhã monto outro e meto o rs-485 a funcionar.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #74 em: 26 de Julho de 2013, 02:50 »
E uns banhos de ácido para recuperar o ouro usado nos dies e nos bond-wires dos chips, o resto, err, deve ir para um aterro lol.
isso é mais nos tlms e motherboards...mas ha gaijos k o fazem e ha formulas de o fazer no youtube
mas reciclar os metais raros é mais complicado..por isso acredito que sejam mm reciclados (os tlms)!