collapse

* Posts Recentes

LLM Crawlers por jm_araujo
[Ontem às 21:57]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Autor Tópico: breadUino  (Lida 57136 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:breadUino
« Responder #45 em: 21 de Julho de 2009, 14:24 »
hehe ;D já tenho dois breduinos montados, logo á primeira deu :)

tenho uma dúvida:
dá para ligar o rx e tx e reset(tirar o atmega do arduino),  do arduino, á breadboard e programar assim? ou é preciso mudar sempre os dois chips?

obrigado gostei deste tutú :P

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re:breadUino
« Responder #46 em: 25 de Agosto de 2009, 15:35 »
Eu tenho uma duvida em relação à alimentação:
Na Diecimila havia um jumper para escolher a alimentação da USB ou externa, mas na Duemilanove isso já é automático.
No breaduino é possível fazer alguma coisa parecida? Pelo que li (e é muito possível que esteja errado...), o VCCIO funciona como um +5V, certo? Então era possível ligar o VCCIO aos +5V do Arduino e como o Ground ja está ligado ter a alimentação pela USB?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:breadUino
« Responder #47 em: 25 de Agosto de 2009, 18:32 »
dá para ligar o rx e tx e reset(tirar o atmega do arduino),  do arduino, á breadboard e programar assim? ou é preciso mudar sempre os dois chips?
Podes, basta ligar esses 3 fios para poderes programar o atmega com o arduino, fica aqui uma imagem com o arduino mini que vai dar ao mesmo:

Então era possível ligar o VCCIO aos +5V do Arduino e como o Ground ja está ligado ter a alimentação pela USB?
Sim, foi assim que liguei o meu ;)

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re:breadUino
« Responder #48 em: 26 de Agosto de 2009, 12:26 »
Sim, foi assim que liguei o meu ;)
Ainda bem  ;D Obrigado

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:breadUino
« Responder #49 em: 27 de Agosto de 2009, 16:44 »
:( Ora bolas... ainda não consegui fazer upload de sketches para o Minimal Arduino... :(
Alguém me pode ajudar com alguma ideia? Já fiz todas as opções de reset e upload e acho que está tudo bem ligado...



5V e GND do Arduino ligados ao Minimal Arduino
TX 1 do Arduino ligados ao 3 do Minimal Arduino
RX 0 do Arduino ligados ao 2 do Minimal Arduino

Minimal Arduino
Resistência 10K pin1 ao VCC
2 condensadores cerâmicos e 1 oscilador 16MHz


Erro:
stk500_getsync(): not in sync: resp=0×00
stk500_disable(): protocol error, expect=0×14, resp=0×51

JÁ FUNCIONA!
Não sei bem porquê... :(
Talvez quem tenha uma Arduino 2009 não deve carregar no botão de reset tendo em conta esta configuração.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 17:18 por joaoamaral »
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:breadUino
« Responder #50 em: 27 de Agosto de 2009, 23:36 »
O pino 1 vai fazer o auto reset, logo se ligar o pin 1 não necessita de carregar no reset para fazer uploads. Se não ligar o pino 1, ai sim é necessário carregar no reset manualmente para poder inicializar o bootloader e programar o atmega.

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re:breadUino
« Responder #51 em: 06 de Setembro de 2009, 11:52 »
É possível trocar o condensador de 100uF dos pins 7 e 8 por um condensador de 200uF no Regulador de Tensão?
Porque pelo que percebi este condensador não é nada mais que um condensador entre o GND e o +5V, certo?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:breadUino
« Responder #52 em: 06 de Setembro de 2009, 11:57 »
Citar
Não é bem entre 5V e gnd, estes condensadores vão trocando por miúdos melhorar a qualidade do clock para que não haja clocks a mais ou a menos causados por ruído.
Esquece, estava a pensar nos pins 9 e 10.

Podes ;)

« Última modificação: 06 de Setembro de 2009, 12:00 por TigPT »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:breadUino
« Responder #53 em: 06 de Setembro de 2009, 12:53 »
É possível trocar o condensador de 100uF dos pins 7 e 8 por um condensador de 200uF no Regulador de Tensão?

Se te referes ao condensador de 100nF, não.

Porque pelo que percebi este condensador não é nada mais que um condensador entre o GND e o +5V, certo?

Sim e não. Esse(s) condensador(es) (deviam ser 2, mas não é crítico) deve(m) estar o mais perto possível dos pinos do ATmega, e de preferência com patas curtas. Podes dizer "ah e tal, eu experimentei e funcionou"; nesse caso força, mas quando um dia tiveres um "problema estranho" e esporádico vais andar a bater com a cabeça nas paredes sem perceber o que é que se passa.

O 2º condensador que devia haver é entre os pinos 20 e 22, e serve para reduzir o ruído nas conversões do ADC.

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re:breadUino
« Responder #54 em: 06 de Setembro de 2009, 21:02 »
Esse(s) condensador(es) deve(m) estar o mais perto possível dos pinos do ATmega.
Ah, era  isto que queria saber. É que junto ao regulador de tensão já se usam condensadores, o que queria era diminuir a quantidade de componentes na placa e substituir este (100uF) e o dos pins 7 e 8 (100uF), por um de 200uF, mas já fiquei esclarecido, obrigado.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:breadUino
« Responder #55 em: 07 de Setembro de 2009, 01:57 »
Refiro-me aos de 100 nano Farad (nF) Rodrigo, "n", não os de 100 micro Farado (uF). Para sortir o seu efeito, estes condensadores chamados "de desacoplamento da alimentação" do AVR têm que ser cerâmicos e com um valor pouco critico na ordem dos 100nF.

Os condensadores, pelas suas características de "bateria", são usados como "fonte de alimentação local". Se abrirem a datasheet do AVR vão lá ver que ele, nas condições em que trabalha quando está no Arduino, consome cerca de 10mA a 16mA. Só que este valor é uma média; na verdade ele passa a maior parte do tempo a consumir se calhar menos de 1 microampère mas sempre que se dá a transição do clock ele consome centenas de mA; este consumo ocorre em picos que calculo que não demorem mais do que 6 ou 7 ns (nano-segundos), e ocorre tantas vezes por segundo como o clock (ou seja 16 milhões de vezes por segundo, no caso do Arduino "normal"). Algumas fontes de alimentação (genericamente falando; podem ser pilhas, transformadores de parede, etc) não conseguem reagir tão depressa e fornecer a corrente necessária em tão curto espaço de tempo, mas um condensador consegue quase na boa. Mesmo que a fonte consiga disponibilizar essa corrente em tão curto espaço de tempo, se os fios desde a fonte até ao chip forem compridos, estes comportam-se como bobinas para impulsos tão curtos como este, e as bobinas atrasam a corrente resultando no mesmo problema.

E é essa a função dos condensadores de 100nF que todos os chips digitais têm juntinhos a eles, nos pinos de alimentação. O que acontece quando a fonte não é capaz de fornecer a corrente é que a tensão baixa consideravelmente, para valores que fazem com que o chip deixe de funcionar. Os condensadores têm que estar o mais possível perto do chip para que os fios que vão desde o condensador até ao chip não se tornem bobinas "aos olhos" dos curtissimos e fortes impulsos de corrente.

Pode ainda ocorrer um outro problema que causa baixas de tensão durante as transições do clock, e que o condensador resolve. Esse problema é que se a fonte tiver uma resistência interna alta, ou os fios forem muito compridos e/ou finos, ao puxar o pico de corrente a resistência dos fios + resistência interna da fonte causa por sí só (Lei de Ohm) uma queda de tensão, e voltamos assim aos problemas já mencionados anteriormente.
Por exemplo, à medida que pilhas/baterias começam a ficar fracas, a sua resistência interna aumenta. Chegados a um ponto elas já não conseguem dar as centenas de mA que o AVR pede periodicamente, mas são perfeitamente capazes de dar os 10-16mA que é a corrente média que ele consome. O facto do condensador se encarregar de fornecer esses picos faz com que o circuito consiga manter-se a funcionar durante mais tempo.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 02:07 por Njay »

jspgresende

  • Visitante
Re:breadUino
« Responder #56 em: 07 de Setembro de 2009, 02:19 »
Refiro-me aos de 100 nano Farad (nF) Rodrigo, "n", não os de 100 micro Farado (uF). Para sortir o seu efeito, estes condensadores chamados "de desacoplamento da alimentação" do AVR têm que ser cerâmicos e com um valor pouco critico na ordem dos 100nF.

Os condensadores, pelas suas características de "bateria", são usados como "fonte de alimentação local". Se abrirem a datasheet do AVR vão lá ver que ele, nas condições em que trabalha quando está no Arduino, consome cerca de 10mA a 16mA. Só que este valor é uma média; na verdade ele passa a maior parte do tempo a consumir se calhar menos de 1 microampère mas sempre que se dá a transição do clock ele consome centenas de mA; este consumo ocorre em picos que calculo que não demorem mais do que 6 ou 7 ns (nano-segundos), e ocorre tantas vezes por segundo como o clock (ou seja 16 milhões de vezes por segundo, no caso do Arduino "normal"). Algumas fontes de alimentação (genericamente falando; podem ser pilhas, transformadores de parede, etc) não conseguem reagir tão depressa e fornecer a corrente necessária em tão curto espaço de tempo, mas um condensador consegue quase na boa. Mesmo que a fonte consiga disponibilizar essa corrente em tão curto espaço de tempo, se os fios desde a fonte até ao chip forem compridos, estes comportam-se como bobinas para impulsos tão curtos como este, e as bobinas atrasam a corrente resultando no mesmo problema.

E é essa a função dos condensadores de 100nF que todos os chips digitais têm juntinhos a eles, nos pinos de alimentação. O que acontece quando a fonte não é capaz de fornecer a corrente é que a tensão baixa consideravelmente, para valores que fazem com que o chip deixe de funcionar. Os condensadores têm que estar o mais possível perto do chip para que os fios que vão desde o condensador até ao chip não se tornem bobinas "aos olhos" dos curtissimos e fortes impulsos de corrente.

Pode ainda ocorrer um outro problema que causa baixas de tensão durante as transições do clock, e que o condensador resolve. Esse problema é que se a fonte tiver uma resistência interna alta, ou os fios forem muito compridos e/ou finos, ao puxar o pico de corrente a resistência dos fios + resistência interna da fonte causa por sí só (Lei de Ohm) uma queda de tensão, e voltamos assim aos problemas já mencionados anteriormente.
Por exemplo, à medida que pilhas/baterias começam a ficar fracas, a sua resistência interna aumenta. Chegados a um ponto elas já não conseguem dar as centenas de mA que o AVR pede periodicamente, mas são perfeitamente capazes de dar os 10-16mA que é a corrente média que ele consome. O facto do condensador se encarregar de fornecer esses picos faz com que o circuito consiga manter-se a funcionar durante mais tempo.

gostei da explicação.
aprendi isso à uns 5 anos atrás. conseguiste resumir e exemplificar muito bem.

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re:breadUino
« Responder #57 em: 07 de Setembro de 2009, 02:58 »
Agora sim estou esclarecido, desculpa a confusão, excelente explicação.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 03:07 por Capeleiro »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: breadUino
« Responder #58 em: 10 de Dezembro de 2009, 14:47 »
boas

estou a montar o meu 1º breaduino e tenho aqui uma duvida: li por ai que isto pode fazer reset sozinho quando acaba o upload, se for o caso do esquema que está mais acima o que é que posso ignorar?

li também já não sei bem onde que se pode adicionar um condensador para no futuro evitar ruído??

cumps
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 16:11 por CBX »

Offline trif@sico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: breadUino
« Responder #59 em: 10 de Dezembro de 2009, 15:09 »
Saudações a todos,

também montei o meu breaduino esta semana, segui o esquema que o TigPT deixou neste post aqui ficam a imagens





Ps: a placa parece um barco mas foi a melhor maneira de evitar fios por cima do breaduino e aproveitar mais espaço da breadbord
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 15:15 por TigPT »