collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 234451 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #180 em: 08 de Junho de 2012, 00:49 »
Muito bom esse da toshiba. Não sei se nao será melhor que o L297+L298...

Nem me passou pela cabeça usar o ic ao alto... tenho de experimentar.

Meter os 12 transistores é que nao vai ser facil... Se calhar optar por dupla face nao era ma ideia... Ou entao fazer um placa com o arduino e os transistores à parte...

Será muito grave nao controlar a corrente?
Bem tou a ver que depois da avaliação faço é uma placa para bipolares, que os ic's ja trazem tudo... De qualquer maneira ja ia fazer, que a cnc ta lenta, mas como o labview precisa de certos criterios, nao tenho outra solução por agora.

Ja agora senso, usar opto-isoladores nao serve de nada utilizando uma fonte atx para alimentar tudo, como ja me tinhas explicado, certo? Os grounds sao partilhados e sao os mesmo ne?

Os diodos pelo que andei agora a ver, aconselham usa-los todos....
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #181 em: 08 de Junho de 2012, 00:58 »
Esse toshiba tem limitador de corrente, não é muito mais caro que o l298n, alem de servir para unipolar e bipolar.
Alfredo Garcia

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #182 em: 08 de Junho de 2012, 01:35 »
Ya é mais fixe é... Alem disso é como se tivesse o l297 e l298 num juntos... Vai ser mesmo essa a minha proxima aposta...

Mas tambem tenho aqui um stk672-040, que tirei das fotocopiadoras com microstep... É pena é nao encontrar quase nada disto a venda, e os que vendem sao caros...


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #183 em: 08 de Junho de 2012, 02:50 »
Fogo, ha algum integrado que so tenha transistores bjt? Com transistores mesmo nao me safo... Safar ate safo, com uns cabos pelo ar  :-\
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 02:52 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #184 em: 08 de Junho de 2012, 04:17 »
Steppers em CNC's são sempre controlados com corrente e não com voltagem, por causa de fazer o micro-stepping, com controlo de voltagem não consegues fazer isso, talvez consigas half-step, mas não tenho a certeza.
Desenha antes uma pcb de dupla face, fica com metade do tamanho ou menos, pelo menos eu consigo-te desenhar isso bem compacto.
Os traços com angulos de 90º são tidos como algo mau, mas é em RF e micro-ondas em que o cobre extra da curva a 90º altera ligeiramente a impedância da pista(nesse tipo de coisas é chamado de linha de transmissão ou micro-strip conforme tem planos de massa só dos lados ou se está numa sandwich com planos de massa em cima e em baixo e á volta) e isso leva a diferenças no matching das impedâncias que cria reflexões nos sinais.

Porque se 90º realmente fossem maus não se podiam usar vias num pcb, são logo ali dois angulos de 90º seguidos.
Em fabricação caseira á é o problema de angulos inferiores a 90º, com várias pistas juntas que leva a que o ácido faça uma pocinha e pode levar a um under-cut das pistas, ou seja a pista fica comida entre o topo do cobre e o pcb, tipo uma cavidade/gruta.

Efectivamente até podes não usar diodos, ninguem te obriga a usá-los, mas os picos inductivos de voltagem vão matar os transistores, os diodos estão ai para fazer um clamp da voltagem á tensão de alimentação, assim um pico acima ou abaixo das voltagens de alimentação, os diodos conduzem e enviam essa energia extra para a alimentação, por isso é que convem ter uns bons condensadores electroliticos e bom decoupling, quem disse que desenhar pcb's não era interessante?
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #185 em: 08 de Junho de 2012, 05:02 »
Eheheh é interessante e as vezes da cabo da cabeça a um gajo. Mas boa informação, thanks :D

Eu tinha testado o primeiro circuito e tinha funcionado tanto em half como full step...

Bem ja consegui ter base so dum lado, emissores do outro e colector em baixo, de modo a nao ter traços cruzados. :P



Talvez opte pela dupla face sim, que assim fica enorme...

Acham que 0,3mm de traço chega po circuito do arduino? Eles têm traços finos e levam com baixas correntes.



"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #186 em: 08 de Junho de 2012, 17:31 »
Boas... TIve a ver esta calculadora que o Hugo recomendou uns posts atras. Alguem me sabe dizer a espessura tipica de um trilha de cobre? Ou isso varia muito de pcb para pcb?
http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/

EDIT:

Então as ligações será algo deste genero, atenção que isto ta à carga... :P

http://i47.tinypic.com/5uqtc.png


http://i49.tinypic.com/34qjz7o.png
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 18:58 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #187 em: 08 de Junho de 2012, 18:58 »
porque não divides isso em 4 placas para simplificar o design?

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #188 em: 08 de Junho de 2012, 19:34 »
Nah, prefiro assim... Ate nem fica muito grande :P 130x80mm nao é nada do outro mundo... Mas isto sem ter em conta a largura correcta dos traços.

Se fosse double side, fazia como? Tinha de soldar os componentes tipo smd ne? sem furos, para poupar espaço...
Com furos fico com o mesmo tamanho, ou nao? Pelo menos nao consigo imaginar como reduzir o tamanho. Simplifica-me é as ligações...

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #189 em: 08 de Junho de 2012, 19:42 »
com face dupla sem furos metalizados nem rebites tens de soldar os componentes nas 2 faces, nas vias normalmente solda-se um bocado de fio, também dos dois lados

o melhor é desistires desse design e optares por um controlador como deve ser, sem controlo de corrente os steppers vão aquecer muito e podem acabar por queimar

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #190 em: 08 de Junho de 2012, 20:23 »
não sei se tens em conta a corrente que passa em cada pista, mas pelo meu ver com uns diodos desse tamanho e pistas tão finas, acho que quando ligares isso elas vão servir de fusível e rebentar.. tenho experiência nisso e só estava a utilizar um rele de 6v ~70ma

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #191 em: 08 de Junho de 2012, 22:24 »
Hum... entao se calhar é melhor mesmo optar pelo controlo de corrente...

Bem se calhar vou experimentar o driver da toshiba. Ou entao o L298 e uso motores bipolares como era a ideia inicial...

Vou ver qual o melhor sistema que se adequada...

Obrigado e abraços...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #192 em: 08 de Junho de 2012, 22:35 »
Epa acho que vou apostar no toshiba e uso motores bipolares... Fica o assunto resolvido :D Simples, eficaz e seguro...

Bem de qualquer maneira a logica do circuito seria aquela desenhada, mas sem controlo de corrente. Entao se este nao seria um circuito seguro para stepper's (excluindo a largura das pistas), poderia ser aplicado a outra coisa qualquer?

Ja agora alguem interessado em comprar os drivers da toshiba em conjunto?

Será que a mouser me vendia componentes por ser para uma universidade? É que o semestre ta acabar e nao posso esperar... Ver se encontro lojas ca em PT com preços fixes...

Semre à o ebay a 3,45€
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #193 em: 08 de Junho de 2012, 22:43 »
Eu estou interessado, já tentei em Lisboa e não arranjei, já tens os motores bipolares.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 22:51 por PDI »
Alfredo Garcia

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #194 em: 08 de Junho de 2012, 22:51 »
Bidireccionais?

Ja agora confirmem-me uma cena... o clock de entrada do tb6560 tem limitações certo, de acordo com o condensador e resistencia que utilizamos. Essa limitação define o tempo minimo entre cada impulso do clock ou o clock têm de estar entre um tempo minimo e um tempo maximo?

O l297+l298 funciona igual ne?


Como é que o tb6560 da para unipolar?


EDIT:

PDI, pedi samples... tou  a espera de resposta...

Bem supostamente com 3A e 0.8mm de espessura de cobre so preciso de 0.15mm de largura de traço.
Posso confiar nisto?



O minimo que usei foi 0.3 os mais finos e 0.6 os mais grossos....
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 23:33 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke