collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Ontem às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Caxuda - Fresa CNC  (Lida 46435 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #75 em: 09 de Janeiro de 2013, 21:33 »
Não, é a CNC do Maurosmartins aqui do fórum.
Sim, conheço esse senhor á muitos anos e muitas vezes recorri aos serviços deles, mas mais para eixos de máquinas e coisas mais pesadas, mas o senhor é realmente muito bem disposto, e sim normalmente nestas coisas convém ser em pessoa, que assim podem discutir preços, ideias, a melhor maneira de fazer as coisas.

A distância é sempre um problema..
Não conheço esse material nem se será ou não o mais adequado.

1.5m é um bocadinho exagero, mas uns 20cm extra deves precisar, a "porca" de um ball screw é bastante grande, não é nem de longe parecida a uma porca de um veio acme.
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #76 em: 09 de Janeiro de 2013, 23:11 »
Não, é a CNC do Maurosmartins aqui do fórum.
Sim, conheço esse senhor á muitos anos e muitas vezes recorri aos serviços deles, mas mais para eixos de máquinas e coisas mais pesadas, mas o senhor é realmente muito bem disposto, e sim normalmente nestas coisas convém ser em pessoa, que assim podem discutir preços, ideias, a melhor maneira de fazer as coisas.

A distância é sempre um problema..
Não conheço esse material nem se será ou não o mais adequado.

1.5m é um bocadinho exagero, mas uns 20cm extra deves precisar, a "porca" de um ball screw é bastante grande, não é nem de longe parecida a uma porca de um veio acme.

O sr é mesmo um bem disposto, gostei de falar com ele  ;D

Não estou a compreender. O sistema que estou a falar não leva ball screw.



É um material pouco conhecido porque é caro mas como até tenho uma certa facilidade na compra deste material e penso que serve muito bem para o que se pretende...
Ficam aqui umas specs do material:


E aqui um exemplo dum trabalho bem feito no oceanário da expo 98

Toda a estrutura é feita de pultrudidos de fibra de vidro, mesmo aquelas vigas I cinzentas que parecem de metal.



Ando agora aqui a fazer uns desenho em CAD. Estou a pensar nas medidas da área útil da fresa. Já andei a pesquisar por medidas standard mas não encontrei, se calhar nem há medidas standard.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 00:45 por caxuda »

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #77 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:02 »
senso o eixo Y tem de ter 2 motores de cada lado, ou um so ao centro, qual sera a melhor opcao?

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #78 em: 10 de Janeiro de 2013, 22:50 »
senso o eixo Y tem de ter 2 motores de cada lado, ou um so ao centro, qual sera a melhor opcao?

Sei que a pergunta não foi direccionada a mim, mas vou responder na mesma.

O eixo Y tal como os outros não tem obrigação nenhuma em ter 2 motores.
Acho que estás a confundir o eixo Y com o eixo X. No eixo X é que é mais comum verem-se dois motores, por ser normalmente o eixo mais comprido.

Quanto à 2ª pergunta.
É muito relativo. Tudo depende das capacidades do motor que vais utilizar das medidas da mesa e pesos que ele vai ter de mover.

Basicamente é isto, mas como disseste, espera por uma resposta mais informada do senso que ele já tem muito boas bases neste tema.



Boa continuação e abraço ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #79 em: 11 de Janeiro de 2013, 00:04 »
Quem anda a fazer cnc's são vocês, eu não lol.

Estás a pensar ter mesa a mover, ou o gantry a mover?

Os dois motores usam-se para teres dois veios a mover os dois lados do gantry ao mesmo tempo para garantir que ele se move linearmente, porque com o gantry a mover, tens obrigatóriamente de ter o veio roscado ao lado do gantry, enquanto se for a mesa, podes usar só um veio roscado ao centro da mesa e as guias lineares a 1/3 das faces.
Podes ter dois motores, ou usar um motor e acoplas os dois veios com uma correia, ou corrente, mas isso tens de ter muita atenção porque tens de ter um tensor bem pensado para não teres folga na correia/corrente, em termos mecânicos o mais simples deve ser dois motores, em principio é só ter dois drivers ligados ao mesmo sitio, tens é de garantir que os motores têm binário suficiente para o que queres mover, se não perdem passos, e movimento linear em que está um rolamento linear em cada posição vão encravar, que pode levar a fresas partidas e coisas do género.

Dai o sistema pinhão e cremalheira ser comum em cnc's caseiras de maiores dimensões, porque vão ter de usar 2 motores de qualquer das maneiras, e acaba por ficar bem mais barato para dimensões grandes que veios roscados, que acabam por começar a ter problemas de flexão com distâncias grandes, a não ser que uses veios muito mais grossos, mas lá está, o preço sobe.

Máquinas industriais como as Haas, Tormach usam ball screw, mas a base é ferro fundido bastante sólido para assentar os sistemas de movimento linear, mas isso são outros campeonatos.
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #80 em: 11 de Janeiro de 2013, 18:57 »
senso o eixo Y tem de ter 2 motores de cada lado, ou um so ao centro, qual sera a melhor opcao?

Sei que a pergunta não foi direccionada a mim, mas vou responder na mesma.

O eixo Y tal como os outros não tem obrigação nenhuma em ter 2 motores.
Acho que estás a confundir o eixo Y com o eixo X. No eixo X é que é mais comum verem-se dois motores, por ser normalmente o eixo mais comprido.

Quanto à 2ª pergunta.
É muito relativo. Tudo depende das capacidades do motor que vais utilizar das medidas da mesa e pesos que ele vai ter de mover.

Basicamente é isto, mas como disseste, espera por uma resposta mais informada do senso que ele já tem muito boas bases neste tema.



Boa continuação e abraço ;)


eu estava a considerar pela a imagem que esta neste post

http://lusorobotica.com/index.php?topic=3408.15

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #81 em: 11 de Janeiro de 2013, 19:06 »
Quem anda a fazer cnc's são vocês, eu não lol.

Estás a pensar ter mesa a mover, ou o gantry a mover?

Os dois motores usam-se para teres dois veios a mover os dois lados do gantry ao mesmo tempo para garantir que ele se move linearmente, porque com o gantry a mover, tens obrigatóriamente de ter o veio roscado ao lado do gantry, enquanto se for a mesa, podes usar só um veio roscado ao centro da mesa e as guias lineares a 1/3 das faces.
Podes ter dois motores, ou usar um motor e acoplas os dois veios com uma correia, ou corrente, mas isso tens de ter muita atenção porque tens de ter um tensor bem pensado para não teres folga na correia/corrente, em termos mecânicos o mais simples deve ser dois motores, em principio é só ter dois drivers ligados ao mesmo sitio, tens é de garantir que os motores têm binário suficiente para o que queres mover, se não perdem passos, e movimento linear em que está um rolamento linear em cada posição vão encravar, que pode levar a fresas partidas e coisas do género.

Dai o sistema pinhão e cremalheira ser comum em cnc's caseiras de maiores dimensões, porque vão ter de usar 2 motores de qualquer das maneiras, e acaba por ficar bem mais barato para dimensões grandes que veios roscados, que acabam por começar a ter problemas de flexão com distâncias grandes, a não ser que uses veios muito mais grossos, mas lá está, o preço sobe.

Máquinas industriais como as Haas, Tormach usam ball screw, mas a base é ferro fundido bastante sólido para assentar os sistemas de movimento linear, mas isso são outros campeonatos.


estou a pensar usar  gantry a mover?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #82 em: 11 de Janeiro de 2013, 19:53 »
Tens de pensar que és capaz de usar só um motor a mover os dois veios sem ter quaisqueres folgas ou se é melhor usares 2 motores.
Avr fanboy

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #83 em: 11 de Janeiro de 2013, 20:04 »
se calhar vou para os 2 motores pode ficar mais caro mas se calhar em termos de montagem é mais facil assim

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #84 em: 20 de Janeiro de 2013, 19:07 »
estive haver os ball screw é a diferença entre C5 e C7 é muito grande em termos de desempenho?

e mais alguma coisa da para usar 2 tipos diferente de passo de rosca ou tem de ser sempre o mesmo estou a pensar usar 1605 em 2 eixos e 1202 em 1 eixo é possível?

muito obrigado

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #85 em: 01 de Fevereiro de 2013, 13:49 »
Boas



Tenho andado a estudar e não vou poder ir este fim de semana para coimbra onde tenho tudo da CNC.

Aproveito para deixar aqui uma dúvida de um amigo meu e minha também.
Este controlador que eu comprei aguenta bem com 3 motores de passo VEXTA PK269JDA-C1, 4,2v e 2.8a por fase?

Eu disse-lhe que sim porque pelo que vi aguenta com qualquer nema 23 abaixo dos 3A, mas queria confirmar.



Abraço ;)

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #86 em: 11 de Fevereiro de 2013, 04:09 »
Boa noite





Uns escassos progressos, mas com muita fotografia como o pessoal gosta  ;D

Umas pequenas compras por impulsão numa loja de electrónica cá em Coimbra (já nem sei o nome):

  • 1 x porta paralela
  • 6 x mini interruptores para os limites dos eixos
  • 3 x conectores macho e fêmea tipo microfone de 4 pins para os steppers
  • 1 x conector macho e fêmea tipo microfone de 5 pins para os interruptores de limite e botão STOP de emergência
  • 1 x conector de alimentação com interruptor e fusível



Conheci um senhor que trabalha com CNC's e que está a fazer uma para ele próprio.
Estivemos a trocar umas impressões e eu tenho-o ajudado na parte electrónica e informática, enquanto ele me vai oferecer algum material para o chasis.

O Sr já me ficou de arranjar uns varões em aço para fazer os guias lineares, mas parece que só vai conseguir arranjar de 30mm  :o Quero ver os preços dos rolamentos lineares para isto  :'(

Isto é bom, mas já sei que vou demorar muito mais tempo a reunir material se o quiser ter de borla.
Para além disso não vou poder ter um plano a seguir, pois vou estar muito dependente do tipo de material que se for arranjando. Deste modo não poderei avançar muito na estrutura da máquina, o que é mau...

Ainda não sei se vou permanecer fiel a este ideia pelas razões já mencionadas. Vai depender do tempo em que me for arranjado o material e outras coisas que vou vendo.



Mais umas compras, desta vez à loja do user tech_JA aqui do forum:


Estava mesmo a precisar de uma estação de soldar.

A chapa de alumínio por baixo da estação de soldar foi-me oferecida pelo tal senhor que eu conheci.
É uma chapa de alumínio já um bocado usada, liga 7075, quadrada, com 16mm de espessura e 500/550mm de lado.



Um camelo candidato a ficar responsável pela cnc poderá ser o da foto abaixo, mas se ficar vai ter de sofrer umas alterações:  :P

Trata-se de um pentium 4, 512mb ram, uma gráfica agp manhosa e um disco IDE cansado...  :-[

Infelizmente perdi uma oportunidade de comprar uma torre completa com hardware mais jeitoso. O preço era 100€ e lembro-me que o CPU era um core 2 quad.



Vou deixar uma fotografia do espaço que me foi cedido, há relativamente pouco tempo, para as minhas brincadeiras. Têm de clicar na imagem para ver o panorâmico completo. Ainda está tudo muito desarrumado e vazio porque, como disse, é recente.




Nos próximos 2 dias devo-me por a soldar uns fios e queria ver se arranjava uma chapa fininha e umas cantoneiras para fazer a caixa da electrónica.
Por hoje é tudo.




UM BEM HAJA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #87 em: 11 de Fevereiro de 2013, 19:17 »
Uma placa dessas de aluminio é mel e olha que ainda deves ter poupado uns 70€. Ja podes utilizar na estrutura da CNC.

E veios desse diâmetro podes construir algo bem resistente, bem como aumentar a tua area de trabalho visto suportarem mais carga. Mas isso ja depende da quantidade de material que te derem.

Tas no bom caminho e ja tas a conseguir poupar uns belos trocos. Força nisso, boa continuação

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #88 em: 12 de Fevereiro de 2013, 02:54 »
Boa noite





Uma placa dessas de aluminio é mel e olha que ainda deves ter poupado uns 70€. Ja podes utilizar na estrutura da CNC.
E veios desse diâmetro podes construir algo bem resistente, bem como aumentar a tua area de trabalho visto suportarem mais carga. Mas isso ja depende da quantidade de material que te derem.

Tas no bom caminho e ja tas a conseguir poupar uns belos trocos. Força nisso, boa continuação

Sim, foi fixe.

Pois os veios de 30mm dão para muito, mas não sei qual é o comprimento que o senhor me vai arranjar, devem ser restos e por nunca muito compridos.
Para além disso para aumentar a área já tinha de alterar toda a electrónica. Gostava de o poder fazer, mas sairia-me caro.

Obrigado c3dric ;)



Mais uns progressos  :)

Andei hoje tipo turista pela zona industrial de Coimbra e lá consegui encontrar um sitio que vendia materiais metálicos.

Comprei uma placa de alumínio de 2000x1000x1, e uma cantoneira dourada também em alumínio, para fazer a caixa da electrónica.

O alumínio desta placa deve ser de uma daquelas ligas mais manhosas. Aquilo risca-se tudo à mínima coisa, parece acrílico.
Larguei 31,50€, pela placa e 13€, penso, pela cantoneira.



Mãos à obra  8)
              

Uma possível solução para os pés.
Aqui pode-se confirmar que este alumínio é mesmo muito fraco. Até com a capa do meu caderno se riscava todo.

Agora dava-me jeito uma soldadora de alumínio, ficava um trabalho mais jeitoso.


Por hoje é tudo.
Agora tenho que pensar como irei fazer a tampa da caixa.
Também tenho de ir comprar uns parafusos que me estão a faltar e umas brocas para fazer os furos dos conectores.

Gostava de arranjar tempo para fazer isto amanhã, mas como ainda vou para Lisabone não sei se vai dar.  :'(




UM BEM HAJA
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 05:54 por caxuda »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #89 em: 12 de Fevereiro de 2013, 03:04 »
Isso deve ser aluminio para caixilharia, tenho aqui de 1.5mm para fazer bolachas e tambem é super macio, não sei se arranjas abaixo de 2mm, mas o ideal é duraluminio, não me perguntes que liga é, é nome de marca, mas é bastante mais resistente.
Avr fanboy