collapse collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Identificar 2 componentes por almamater
[30 de Julho de 2025, 19:31]


+ LASERs por dropes
[16 de Julho de 2025, 12:38]


Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]


Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]


Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]


Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]


Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]


Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]


JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]


Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

* LusoRobótica - Robótica em Portugal

A robótica é uma das ciências mais desafiantes. A perfeita fusão harmoniosa entre um sem fim número de ciências faz da robótica um excelente desafio, que nos convida a imergir neste grandioso mundo da tecnologia, e utilizar a construção de robots como uma forma única de explorar todas as ideias que nos surgem no dia-a-dia.

Junta-te a nós e aprende como a robótica pode mudar a maneira como observas o mundo. Ajuda-nos a desmistificar a robótica em Portugal!
02 de Fevereiro de 2010, 00:41 por Trigueiro | Visualizações: 12256 | Comentários: 8


Pyxis OS, an operating system for Arduino



Citar
Thom wrote in to share his impressive open source operating system*, Pyxis OS. Based around the Arduino hardware platform, it adds some pretty impressive features, such as the ability to run programs from an SD card, read/write to a FAT filesystem, and easily display graphics and GUI elements on a color LCD. It looks like it could be lots of fun to play with, and if you want to peer under the hood, a great way to learn how to build complex systems on tiny microcontrollers.

*To be clear, the operating system itself is open source, however the C-language compiler for it is proprietary. An assembler is provided for free
in Make
26 de Janeiro de 2010, 15:18 por tr3s | Visualizações: 9004 | Comentários: 4


25 Jan. 1979: Um trabalhador de 25 anos da linha de montagem da Ford Motors é morto no trabalho numa fábrica em Flint, Michigan, EUA. É a primeira morte humana provocada por um robot, da história.

A morte de Robert Williams, aconteceu no 58 º aniversário da estreia da peça de Karel Capek sobre Rossum's Universal Robots. RUR foi o primeiro sítio onde se usou o termo robot pela primeira vez para descrever uma pessoa artificial. Capek inventou o termo, baseando-se na palavra Checa para "trabalho forçado." (Robot passou a ser parte da língua Inglesa em 1923.)

Williams morreu instantaneamente, em 1979, quando o braço do robot lhe bateu enquanto ele estava a reunir peças numa instalação de armazenamento, onde o robot também desenpenhava a mesma função. A família de Williams recebeu mais tarde $10 milhões (USD) em indeminizações. O júri concordou que o robot golpeou Williams na cabeça devido à falta de medidas de segurança, incluindo uma que soaria um alarme se o robot estivesse próximo.

Graças em grande parte às linhas de montagem industriais, o robot tornou-se comum nos dias de hoje. Mas ao contrário do que matou um Williams, os robots de hoje aspiram o chão, fazem explodir minas terrestres, sondam Marte, colhem frutos, cuidam de idosos e são em grande parte responsáveis pela produção de placas de circuito impresso.

Estes e outros avanços estão a alimentar um enorme debate ético sobre robots, máquinas que o co-fundador da Microsoft Bill Gates sugere que se tornem o foco da próxima fronteira tecnológica.

Uma preocupação que já vem de antigamente, é o argumento reaccionário de Luddite, o medo de que as máquinas venham eventualmente substituir o trabalhador. Outra ideia mais recente suscita a preocupação de que o robot venha a ter mais inteligência que o Homem, tema comum na ficção científica.

Sob estas teorias, as máquinas poderiam evoluir e eliminar os seus criadores, algo que ao abrigo das "Três Leis da Robótica" de Isaac Asimov.  A primeira regra que foi escrita em 1950 no livro de Asimov "I, Robot" diz: "Um robot não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano se magoe".

Quando se trata de robots, os cientistas não querem acordar um dia e perguntar: "Oh meu Deus, o que aconteceu?", Como alguns fizeram na sequência do desenvolvimento de armas nucleares, diz Ronald Arkin, o director do Laboratório Mobile Robot Georgia Institute of Technology.

Ele descreveu a morte de Williams como um "acidente industrial", aquele em que a falta de garantias físicas estavam faziam-se sentir. A morte não foi causada pela vontade do robot, ele advertiu.

"Não foi um lapso ético, a menos que você seja um ludditas contra a Revolução Industrial", Arkin disse numa entrevista por telefone.

Três décadas após a morte de Williams, os governos estão a começar a regular os robots. Os estudiosos estão a analisar as implicações jurídicas das acções de um robot e se eles, algum dia, necessitarão dos seus próprios advogados.

Arkin está mais preocupado com a reacção do espírito humano para interagir com robots, especialmente quando uma das metas da robótica é criar um companheiro pessoal para atender as nossas necessidades diárias, como a Rosie o robot de Os Jetsons.

"Quais são as consequências se formos bem sucedidos?" Arkin perguntou. "As coisas artificiais podem vir a ser mais desejáveis e atraentes do que as humanas que são defeituosas".

Faz hoje 31 anos.

traduzido de: www.wired.com


26 de Janeiro de 2010, 14:08 por metRo_ | Visualizações: 15454 | Comentários: 19

Antes de mais quero dar os parabéns a todos os utilizadores que participaram neste desafio. As participações foram todas muito boas e é de referir que embora o júri tenha sido unânime na avaliação de todos os  pontos, os resultados finais foram bastante próximos e ficaram diferenciados por poucos pontos.


1º Classificado
E o vencedor do desafio foi o microbyte com a particiapção XMasRoBOT


2º Classificado
Pauleta com a participação Pai Natal Mecânico


3º Classificado
Trefoil com a participação Robot Pai Natal - Renas


Os prémios serão despachados amanhã mas para tal é necessário que os vencedores nos enviem as respectivas moradas de recepção.

Todas as participações receberão ainda um vale de 1€ na Loja LusoRobótica que vos será entregue via VOUCHER por mensagem privada.

Não se inibam de mostrar os vossos prémios aqui no fórum, assim como de começar já a utiliza-los para os próximos projectos. ;)

Mais uma vez parabéns a todos os participantes ;)
Páginas: 1 ... 72 73 [74] 75 76 ... 187

* Quem está online

  • user Google

* Estatística LusoRobótica

  • stats Total de Membros: 4.072
  • stats Total de Mensagens: 106.834
  • stats Total de Tópicos: 9.101
  • stats Total de Categorias: 8
  • stats Total de Quadros: 71
  • stats Recorde utilizadores online: 1.666