collapse collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[Hoje às 12:38]


Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]


Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]


Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]


Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]


Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]


Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]


JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]


Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]


Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

* LusoRobótica - Robótica em Portugal

A robótica é uma das ciências mais desafiantes. A perfeita fusão harmoniosa entre um sem fim número de ciências faz da robótica um excelente desafio, que nos convida a imergir neste grandioso mundo da tecnologia, e utilizar a construção de robots como uma forma única de explorar todas as ideias que nos surgem no dia-a-dia.

Junta-te a nós e aprende como a robótica pode mudar a maneira como observas o mundo. Ajuda-nos a desmistificar a robótica em Portugal!
21 de Janeiro de 2009, 18:01 por tr3s | Visualizações: 164649 | Comentários: 229

   Olá a todos,

   Venho aqui deixar mais uma contribuição para a nossa comunidade.
   Todos devem ter aí por casa aquele velhinho telemovel da Nokia, o 3310! Pois é, não sabem o que fazer com ele...
Pois bem isso acabou-se! Vou ensinar-vos a brincar com ele com o Arduino (se quiserem o mesmo para PICs é só pedir).


   Não é só o Nokia 3310 que tem um LCD controlado pelo PCD8544 (PCD8544 é o controlador do LCD, o Arduino envia as instruções para o controlador e este traduz-las no LCD), também o Nokia 3330, 3210, 5210, etc.. Enfim todos aqueles que tem o ecra monocromático tem um LCD baseado neste chip.
  Há ainda outro controlador LCD muito semelhante ao PCD8544 a circular por aí, é o OM6206. Os LCD beaseados neste chip tem exactamente os mesmos pinouts do PCD8544 e aceitam exactamente as mesmas instruções, a única diferença entre estes é a resolução. Enquanto o pcd8544 tem uma resolução máxima de 84x48 pixeis visíveis, o OM6206 tem uma resolução de 96x65 píxeis visíveis!
 
  Mesmo dentro destes dois modelos há variações, umas trazem pinos onde é facil soldar uns fios enquanto que outras trazem apenas uma zona metálica onde é um pouco mais dificil de soldar seja o que for...


  De qualquer maneira, com um pouco de prática em soldagem conseguem fazer o serviço! Convem ter cuidado durante o processo para nao queimar o controlador com a temperatura do ferro uma vez que este se encontra a menos de 5mm dos pinos!

  Os pinouts destes LCDs são os seguintes:


  Os datasheets destes controladores estão bastante bons e detalhados, por isso, não são leitura de mesinha de cabeceira mas, são essenciais para quem quiser entrar no mundo destes LCDs! :P
21 de Janeiro de 2009, 02:47 por tr3s | Visualizações: 58899 | Comentários: 45

Olá a todos!

Bom tenho um Arduino há menos de uma semana e infelizmente já tive de reprogramar o bootloader!
Estava eu muito bem a testar algumas coisas e a ver as capacidades do Arduino, ja que o TigPT tanto insistia para que eu o experimentasse  :P (eu costumo trabalhar com PICs). Continuando... Experimentei fazer umas coisas com i2c e criei um array de dimensões razoáves (~<4kbytes). Ao mandar isto para o Arduino reparei que estava a demorar demais a enviar o código. Ao fim de 1 minuto e tal a enviar lá se deu por concluído, mas... Agora o Arduino estava todo maluco! Quando fazia reset, o Led PIN nao parava de piscar e a um ritmo estonteante, sempre que tentava descarregar algum código para lá o programa dizia que lia 0x24 e esperava 0x51 e assim nem programar conseguia!
Nos tempos em que queimava PICs "como quem troca de cuecas" :P, percebi logo que o bootloader tinha ido de c****** ops xuxu, mas porque? Acontece que o programa Arduino tem um bug e não lida bem com arrays muito grandes (ate já o TigPT pode constatar comigo, ontem com dois arrays de uns 400 bytes cada, estes ficavam sobrepostos durante a compilação). Esta situação é agrava quando se usa i2c no mesmo código.
O programa ao compilar o meu código gerou um ficheiro hex com quase 1 MB, conseguem imaginar isso? Ao descarregar isto tudo para o Arduino o bootloader desapareceu e assim Arduino, "Adios Adieux Aufidersein Goodbye, lala". ;D

Como gosto de fazer tudo à manapula e nem o programador de PICs comprei, decidi começar a ver esquemas de programadores de AVR para poder flashar o bootloader do Diecimila (=Duemilanove). Encontrei este site http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html que até já tinha sido referido aqui e pensei, "oh ouro sobre azul" e fiz logo o que eles mostravam.
Senti alguma dificuldade em soldar 4 os pinos X3 pois um dos buracos ainda não era buraco :P! Ultrapassado este problema foi so ligar os fios. Recomendo que usem uma daquelas pontas de ligar USBs à motherboard que vagueiam lá por casa, liguem os fios aos pinos X3 seguindo o esquema da na imagem em anexo.

De seguida é so executar os passos que o tipo diz la no site e já está, Arduino está de volta! Foi bastante simples!
Durante o processo ele pede para se alterar um ficheiro e adicionar umas coisas etc, para isso deixo um RAR já com tudo e com um .bat e assim é só executar o bat e "dar" ok, contudo sigam o tutorial da página http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html para garantirem que está tudo ok. Se não se sentirem a vontade com o bat copiem os comandos da página http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html.

Alterando apenas o ficheiro .conf  e algumas ligações é possivel programar qualquer AVR e Também é possível flashar qualquer bootloader! :D

Cumprimentos,
Tr3s

Nota: isto só funciona em Windows! Para usar em outras plataformas instalem uma máquina virtual com windows.
Nota: Ah se quiserem um programador de PIC por porta COM usando apenas 3 resistências é só pedir!
19 de Janeiro de 2009, 23:17 por msaleiro | Visualizações: 22985 | Comentários: 7

Boas!

Venho aqui apresentar o meu primeiro robot, que fiz o ano passado para a cadeira de Automação e Robótica. O nome dele é Little Bastard porque simplesmente eu e os dois colegas com que trabalhamos começamos a chamar-lhe isso depois de todos os problemas e chatices que nos deu durante o desenvolvimento :P
O robot é controlado por dois motores DC retirados de impressoras antigas da HP (HP Deskject 690c \ 660c) e são grandes demais para o robot.. por isso pesam muito.. e por isso consomem muito.. ou seja, o robot só funciona "ligado às máquinas" (fonte de alimentação) devido a ser difícil arranjar baterias baratas e leves capazes de descarregar uns 2 Amperes que os motores puxavam :S Na parte de cima está um motor de passo que estava constantemente a rodar um sensor de ultra-sons SRF05, a fazer tipo sonar. A PCB foi desenhada por nós, tem 4 MCUs, sendo que um nunca chegou a ser usado e era para outros desenvolvimentos. Todos os MCUs eram 8051s da Dallas Maxim (DS89C450) e um deles fazia de CPU central, outro de controlador de motores DC e outro de controlador de motor de passo / aquisição de dados. Os dois MCUs controladores comunicavam com o MCU central através de uma comunicação UART. O outro MCU que nunca chegou a ser usado era um PIC16F877A e estava destinado a ser ligado a uns acelerómetros para leitura de dados para efeitos de posicionamento (fazendo o integral duplo do sinal de aceleração obtém-se o sinal de posição. Para o integral utilizar-se-iam métodos numéricos como o método dos trapézios).
Para interface entre os motores DC e o MCU controlador utilizou-se para cada motor um circuito com 2 Ampops com output current de 1 A em montagem push-pull (faz o mesmo efeito que a ponte H).
O MCU controlador controlava a direcção de rotação de ambos os motores, assim como a velocidade dos mesmos através de sinais PWM.
O MCU central fazia o pedido dos dados do sensor a um controlador e depois enviava comandos ao controlador dos motores para mudar as direcções \ velocidades.

O custo até foi bastante baixo, tendo muitos componentes sido obtidos como amostra e outros retirados de outros equipamentos velhos. Praticamente só o sensor SRF05 foi comprado e as lagartas, que foram retiradas de um brinquedo do chinês. A construção foi 100% feito em casa.. lol :P

O robot tinha muitos defeitos de fabrico a nível mecânico pelo que ficou parado desde a apresentação do trabalho à espera de ser substituido por outro que está à espera de tempo para ser desenvolvido. Contudo, aprende-se muito com os erros e só por isso já valeu a pena ter trabalhado no bicho :)
Aqui ficam algumas fotos e dois links para os vídeos dos primeiros testes efectuados.











Espero que gostem, apesar das fotos e vídeos de má qualidade (Viva os telemóveis :P)
Páginas: 1 ... 161 162 [163] 164 165 ... 187

* Quem está online

  • user Google (2)

* Estatística LusoRobótica

  • stats Total de Membros: 4.072
  • stats Total de Mensagens: 106.831
  • stats Total de Tópicos: 9.100
  • stats Total de Categorias: 8
  • stats Total de Quadros: 71
  • stats Recorde utilizadores online: 1.666