• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Ajuda com circuito LDR

Started by almamater, 02 de July de 2012, 01:33

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

dropes

Quote from: almamater on 22 de October de 2012, 23:12
Para saber quanto tempo pode durar uma bateria em média posso fazer que cálculos? 

Divides a capacidade da bateria pelo consumo actual, se tiveres variações coloca um condensador grande em paralelo com a alimentação.
Capacidade da bateria e consumo em Amperes, resultado em Horas.

almamater

#16
Ok, com o multímetro em "20m" testei com esta bateria de 9v já cansada e obtive o seguinte:

- Directamente na bateria 0.03 mA
- Em série com o circuito, e quando os Leds acendem, 0.01mA

Presumo assim que com esta bateria teria 3 horas sempre que o circuito estiver activo (no escuro), tou a fazer bem?

Penso tb que com umas 6 pilhas (carregáveis ou não) devo conseguir muito mais tempo, estava a pensar em estar tipo 1 mês ou mais sem trocar de pilhas  ::) mas não sei se vou conseguir, só testando.

senso

A capacidade de uma bateria está escrita na bateria ou na caixa da mesma, não se mede com um multimetro de maneira nenhuma, quer dizer, mede se lhe fizeres um ciclo de descarga, mas como não é recarregavel, pronto, acabo-se a bateria.
10mA, é um valor jeitoso.
Se a bateria tiver 1000mAh, tens 1000mAh/10mA = 100h
As baterias de 9v não são grande coisa a nivel de capacidade..
Avr fanboy

almamater

com os leds a piscar o multimetro diz 0.01mA, pois, sendo assim vou optar por umas 6 pilhas 1.5v e se desse para 100h já ficava contente :)

almamater

Update.

Usei o plástico dum modem ADSL para encaixar o circuito, uma caixa de telemóvel antiga para proteger um pouco do mau tempo, o sensor LDR está posicionado de forma a ter contacto directo com a luz do dia. Algumas fotos da montagem:







Faltou só tirar fotos to resultado final já montado na parede (na rua), durante o dia apaga e à noite acende.