• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Robots monitorizam o Árctico

Started by TigPT, 02 de July de 2009, 14:22

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

TigPT

Parece que a NASA já tem mais uns aninhos que nós na construção de robots e UAVs (Veículos Aéreos não Tripulados) e anda agora a por a tecnologia a favor do bem estar do nosso planeta. Assim entre outras tarefas, este robot que aguenta 31horas de voo continuo anda a mapear o Árctico adquirindo vários tipos de dados sobre esta zona do nosso planeta.


andnobre

bem é mesmo so mais uns aninhos porque do resto nos ja temos....
Vontade de construir um UAV da lusorobotico.  ;) ;)

Sérgio_Sena

Ora que bela ideia!

Podemos começar por um Balão Meteorológico com um payload electrónico, a enviar informação cá para baixo.

Isso sim é de luxo! e ponto de partida para um UAV !
Cumprimentos,
Sérgio Sena

Electronic Gear for Musicians

Instagram

tr3s

Quote from: asena on 06 de July de 2009, 15:52
Ora que bela ideia!

Podemos começar por um Balão Meteorológico com um payload electrónico, a enviar informação cá para baixo.

Isso sim é de luxo! e ponto de partida para um UAV !

Também concordo com o Asena. Acho que o único problema seria mais tarde recolher o payload :P. Imaginem aquilo ir parar ao meio do mar ou de uma auto-estrada :P ahhaha
Tr3s
Daniel Gonçalves

Sérgio_Sena

Há equipas treinadas em portugal (de voluntários), para recuperação do material.
Não esquecer que o GPS é parte integrante do payload.

O último balão que lancei com um grupo de trabalho, foi-se embora para o mar em Stgo. de Compostela. Foi impossivel de recuperar, por causa dos ventos ciclónicos. Ficámos com o record de vôo durante vários meses, por excesso de 16h no ar. É provavel que tenha ficado muitas mais, mas deixou de haver contacto rádio.

O payload levava GPS, rádio de telemetria em 144MHz, sensores vários, e muita fé !  :D

Ando deserto para voltar a fazer outra coisa dessas. Mas tem que ser tudo integrado numa PCB. Máx de duas.
Sem contar com a parte do GPS e Rádios.


É um projecto fantástico. Envolve muitas áreas.
Cumprimentos,
Sérgio Sena

Electronic Gear for Musicians

Instagram

tr3s

Olha não sabia que havia equipas de voluntários para isso! Eeheh Estamos sempre a aprender! :D
Sim senhor... só de imaginar... é altamente!  :D :D :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

andnobre

MikroQuad Test Fight #1
acho que podemos fazer um melhor do que isto.
bem desculpem se isto nao for deste topico.

ricardo-reis