• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Elevar tensão - 0.7V para 1.5V

Started by Dave, 17 de February de 2014, 17:00

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

dropes

O lm3909 não o encontro em lado nenhum, de qualquer forma só funcionaria com 1.5V, carrega um condensador e coloca-o em série com a pilha.

@Dave, tenho algumas placas de candeeiros solares, como os painéis já se foram, posso enviar-te, elas convertem tensões baixas 1.5V ou menos para outra de forma a ligar um led, posso ver qual o limite mínimo de tensão para funcionarem.

Njay

#16
Uma vez fiz engenharia-inversa duma lampada solar e este é o circuito que faz acender o LED com uma tensão "baixa":



O circuito era SMD e não sei que transistor leva exactamente, mas conheço bem esta topologia e funciona com "quaisquer" transistores comuns (tb com os BC5x8/6/7/9). Isto funciona com menos de 1V e ainda deve dar para baixar mais um pouco ajustando as resistências.

Hugu

David: arranjo-te os ics por 3€ (portes incluidos)

jmiguelff

Njay essa topologia não é um boost com "auto regulação"? Se em vez do do transistor Q2 utilizares um 555 ou mesmo um micro para fazer PWM também deve funcionar.

Esse circuito dá para fazer umas experiências engraças. :D


Dave

Talvez opte mesmo por pedir umas amostras de alguns DC-DC da Linear.

É mais uma brincadeira que outra coisa... só testei numa pequena planta, mas se numa maior tiver cerca de 1V, então duas em série darão 2V eheheh. Aí já poderei usar um charge pump (tenho ali uns 3 ou 4 IC's) e já dá para o gasto  ;D.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

jmiguelff

Quote from: Dave on 18 de February de 2014, 11:44
Talvez opte mesmo por pedir umas amostras de alguns DC-DC da Linear.

É mais uma brincadeira que outra coisa... só testei numa pequena planta, mas se numa maior tiver cerca de 1V, então duas em série darão 2V eheheh. Aí já poderei usar um charge pump (tenho ali uns 3 ou 4 IC's) e já dá para o gasto  ;D.

Não te esqueças que a eficiência é muito importante nesse tipo de aplicações.

Dave

Charge pump tem bastante eficiência...

Agora conseguir pelo menos 1.5V numa árvore é que já é outra história ahahah
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Njay

Ya é um boost, "não-regulado" (acho que era isso que querias dizer com "auto-regulado"). Se tirares a bobina e o LED ficas com um circuito que é um oscilador de relaxação (relaxamento?) muito antigo (tanto quanto sei publicado pela 1ª vez em 1960) e muito popular nas revistas de eletrónica brasileiras. Tenho um artigo relacionado: http://embeddeddreams.com/site/2008/10/06/fun-and-easy-to-build-buzzer-circuit/ . Sempre achei piada a este circuito e quando vi esta "variante" na lampada solar modifiquei-o para ser um boost regulado a 5V, ainda devo ter praqui o esquema e posso colocar se houver itneresse.

Para a tua aplicação vais querer muita eficiência de facto, Dave. A plantinha mesmo que te dê 3 ou 4V não deve dar grande corrente. Podes procurar por "beam bots", há uma série de circuitos muito simples para "ordenhar" pequenos paineis solares armazenando a energia num condensador e depois fazer qualquer coisa com essa energia quando o cap fica cheio.

jmiguelff

Gosto dos pormenores históricos Njay. :D

Dave

Njay, possivelmente não estou a procurar da forma certa.
Por "beam bots" só me aparece no geral robots movidos a energia solar  :-\...
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Njay

Tb gosto dos pormenores históricos :D

É isso mesmo, robots solares. Toma lá então um link mais directo:

http://www.solarbotics.net/library/circuits/default.htm

Dave

Obrigado Njay... vou investigar melhor a coisa...  ;)
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Njay

O esquema do boost de 2 pilhas AA para 5V 0.1A que fiz baseado no esquema do candeeiro solar: