collapse

* Posts Recentes

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

+ LASERs por dropes
[30 de Maio de 2025, 23:11]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta  (Lida 1828 vezes)

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta
« em: 14 de Julho de 2024, 10:22 »
O que será melhor para ligar sensores na horta?

1 cabo multifilar,
Passar o cabo pelo ar?
Passar o cabo dentro de um tubo? Qual tubo?
Passar o cabo por baixo da terra?
Passar o cabo dentro de um tubo por debaixo da terra? Qual tipo de tubo?

Offline fergas

• Mini Robot
  • *
Re: Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2024, 20:58 »
Cá para mim a melhor pessoa que está a par das variáveis envolvidas e portanto em melhor posição para responder a isso és tu...    ;)
É que isso resolve-se estabelecendo prioridades para a escolha e avançar em função delas que acho se resumem a: custo, beneficio e segurança.
Custo, quanto menor melhor claro. A segurança tem de ficar acautelada, lá está, pelo menor custo possível. O beneficio é o que irás ganhar com a solução escolhida.
Se não houver problema em deixar o cabo no ar, tanto em termos de eventuais danos para o cabo e para as pessoas, como esteticamente, essa será a solução.
Se essa opção não for viável e o cabo tiver de ser protegido, a solução mais barata é o tubo anelado em rolo. Esteticamente pode não dar e o tubo é frágil. Se ficar ao sol com o tempo pode acabar por se degradar e também ficar sujo. E não sei se terá que levar algum tipo de suporte, dependendo da distancia. Depois há o tubo vd em varas de 2.5m creio, e o tubo gris em rolo mas que é um pouco rijo.
Se for para ficar na terra, o tubo vd não seria opção por causa das emendas que deixam entrar agua. Se ficar à superfície, tem de ser num sitio onde não haja qualquer tráfego não vá alguem tropeçar.
E se optares por o colocar debaixo de terra, podes usar o tubo anelado, mas aí o tubo gris é a melhor solução. Mas tem de ficar a uma profundidade a que não haja risco de levar com alguma cavadela, e de preferência com uma camada de areia por cima, e uma faixa plástica de aviso para a presença dele. É a opção mais cara e trabalhosa.
Agora tu é tens de ver qual a melhor escolha  :)

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2024, 22:55 »
obrigado, "tubo gris" não conhecia, já vai ajudar a avaliar.

Se for ao ar, há algum tipo de cabo "melhor"? para suportar os UVs? etc.. ? cabo preto ou branco?

Offline fergas

• Mini Robot
  • *
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2024, 21:52 »
Se for no ar podes sempre colocar um "fio de arame" juntamente com o cabo e juntar os dois com umas abraçadeiras de plástico, de modo a que seja o arame a ser fixado nas extremidades e assim suportar o cabo de modo a que este não sofra tensão.
Quanto à questão dos uv, aqui há tempos um eletricista disse-me que os cabos para o sinal de tv deviam ser pretos por causa de resistirem melhor aos uv. Eu diria que o branco era melhor por refletir mais a luz, mas o que é facto é que tudo o que é cabo que se vê na rua é preto, portanto por alguma coisa há-de ser...

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2024, 17:15 »
Quanto à questão dos uv, aqui há tempos um eletricista disse-me que os cabos para o sinal de tv deviam ser pretos por causa de resistirem melhor aos uv. Eu diria que o branco era melhor por refletir mais a luz, mas o que é facto é que tudo o que é cabo que se vê na rua é preto, portanto por alguma coisa há-de ser...

Pelo que li, a cor (ou o material?) preto transforma os UV em calor (que é dissipado), diminuindo o efeito da degradação

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #5 em: 22 de Julho de 2024, 20:55 »
Existem uns tubos no Leroy pretos para esses fins e outros, exe: https://www.leroymerlin.pt/produtos/canalizacao/tubos-e-sistemas-de-agua/tubos-pead/rolo-tubo-pead-pnd10-d20mm-25m-17367224.html

Têm vários comprimentos.
Andei há pouco tempo à procura de um tubo para fazer a ligação de uma caixa de derivação até ao portão eléctrico, como só necessitava de 5M, acabei de comprar um de PVC rígido branco, para gás.
Foi enterrado, já que o original era canelado, péssima escolha, só servem para se colocar dentro de paredes.

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2024, 12:14 »
Cuidado com as ligações em suspensão. Há uns anos passei cabos de corrente e ethernet (flexivel por causa das tosses) mas, passados uns 4? anos o cabo ethernet começou a dar sinais de intermitência.

O problema deve ser o vento. Muito embora o cabo abane pouco, a oscilação provocada pelo vento, que quase todos os dias sopra com força, é bem capaz de fazer mais estragos do que parece. Agora estou desconfiado que é capaz de vir a acontecer o mesmo ao cabo de alimentação (230V). Logo que puder vou substitui-lo tanto mais que não me convém que haja por ali arcos voltaicos.

Abraço