Durante muito tempo só conhecia a tradicional de "plástico" que estica e com o tempo vai perdendo cola (fica mais pegajosa) e mais quebradiça, principalmente se usada em.ambientes mais extremos (exterior, dentro de carros). A marca mais vulgar que conheço desde que tenho memória é a "Tesa".
Em 2018 a navegar na net encontrei referências e comprei "acetate cloth tape" para experimentar. Tirando não ter elasticidade, considero ser superior em tudo. Cola muito melhor, é feita num tecido sintético que é muito resistente em esforço e abrasão, mas dá para rasgar no sentido do entrelaçados do tecido apanhando-lhe o jeito. Uso bastante mas o rolo que comprei de 15mmx30m ainda dura. O resultado final é parecido com as cablagens originais automóveis. Recentemente descobri uma outra semelhante "automotive cloth tape" que tenho há pouco tempo, parece-me semelhante mas é "peluda", tem pinta de ser mais resistente à abrasão.
Noutra onda de isoladoras, tens a fita de "Kapton". Não é elástica, não é muito resistente à abrasão. Mas é excelente isoladora, e principalmente é estupidamente resistente à temperatura, ao ponto de não derreter a temperaturas do ferro de soldar. Só com chama é que é afetada, e em vez de derreter arde, mas a temperaturas mesmo muito altas.
Há uma alternativa nova e mais barata ao Kapton, a "high temperature PET", que ainda não experimentei. Tem o mesmo aspeto mas em verde. Como estou satisfeito com a Kapton, e a que tenho dura muito, ainda não vi necessidade de experimentar.
Além dessas tenho experiência com outras fitas "exóticas", mas já não são isoladoras

(double sided 3M, VHB 3M, reforçada com fibra de vidro e fita de espuma de neoprene)