collapse

* Posts Recentes

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

+ LASERs por dropes
[30 de Maio de 2025, 23:11]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: + LASERs  (Lida 5235 vezes)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
Re: + LASERs
« Responder #15 em: 03 de Fevereiro de 2025, 16:02 »
Pretendo fazer uma "máquina de fumo"mas de baixa potência, se o fumo for muito denso, também não se consegue ver nada mesmo :P
Existem máquinas no Ali por 30€ de 500W, estive a ver também as que são usadas no modelismo de aviões e carros, para simular o efeito do escape.

500W é demasiado, e estou mais inclinado por uma simples (cerca de 14€):

https://pt.aliexpress.com/item/1005008135289790.html

O circuito interior parece-me simples e acho que vou tentar fazer mesmo, creio que consigo colocar um motor mais decente do que o que está nesta foto.
Daria-me jeito uma impressora 3D para estas pequenas peças... demoro mais tempo mas consigo fazer  ;D

Offline josecarlos

• Mini Robot
  • *
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2025, 05:10 »
Olá
Mensagem enviada 😉

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #17 em: 15 de Fevereiro de 2025, 18:13 »
Olá
Mensagem enviada 😉

Respondido :)

Tenho andado a testar vários tipos de líquidos, e vou ficar pela GV + Água destilada.
O aquecimento anda por 30W e parece-me pouco, apesar de criar um vapor intenso, demora bastante tempo a voltar a aquecer.
A ideia do dispositivo que coloquei anteriormente, fica sem efeito, cedo queimaria o algodão e não me agrada o cheiro a queimado; é por isso que as máquinas de fumo têm um tubo em serpentina, aquecido exteriormente, sem materiais que se possam queimar e deitar cheiro.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #18 em: 17 de Fevereiro de 2025, 16:16 »
Procurei por alguns exemplos pela net, e encontrei estes da Pangolin, parecem simples:

Já estes são mais complexos, o da esquerda tudo bem, já o da direita exige maior potência para se distinguir as intensidades do branco:

Teste de cores  :P:

Vou construir a máquina de fumo com estes elementos:

O 1º é uma bomba de água peristáltica, volume <48mL / min.
O 2º é um ferro de soldar de 12V 30W, o que corresponde a 2.5A quando alimentado.
O liquido passará pelo seu centro de 250 a 300ºC (medidos em testes), que é a temperatura ideal para o efeito.

Talvez com um fluxo mais baixo, consiga obter a intensidade de fumo pretendida por mais tempo.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #19 em: 24 de Fevereiro de 2025, 21:27 »
Entrei neste fim-de-semana no mundo das impressões 3D,
tenho a agradecer ao #josecarlos, toda a ajuda, e apoio que me deu.
Há pessoas fantásticas, e ele é uma delas  ;)

Voltando ao tópico, recebi hoje a mini-bomba, abri-a e tem redução planetária, é peristáltica com boa pressão de saída a um baixo fluxo,
só está em falta o ferro, para começar a pensar em como vou montar isto tudo :P

A impressora 3D vai dar imenso jeito para projectos futuros, incluíndo este mesmo  ;D

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #20 em: 25 de Fevereiro de 2025, 19:25 »
Estou a pensar incluir um mecanismo, para que incline 90º o aparelho, e projetar de frente em vez de ser para o tecto.
Este mecanismo ficará dentro de uma caixa, por baixo do aparelho, onde incorpora o motor e a engrenagem para fazer rodar o topo, também terá conter o dispositivo de fumo. 

Provavelmente terei de incluir alguns controles, tipo abrir e fechar, assim como monotorização do fumo, intensidade e tempo entre eles.

Encontrei este video no youtube, de mecanismos mais usados, vou usar o do min. 12:40

Simulação em Algodoo para testar (as engrenagens devem ser diferentes):

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2025, 19:28 por dropes »

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #21 em: 03 de Março de 2025, 17:21 »
Olá.

Tenho andado à volta do mecanismo para rodar o aparelho 90º e ficar na vertical.
Fiz um servo com um motor do prato do micro-ondas, e apliquei-lhe um pequeno motor:

Quanto ao mecanismo, ainda estou a aprender a desenhar em 3D e vou aos poucos;
estive algum tempo com o freecad e depois passei para o fusion, é mais intuitivo e fácil para quem está a começar.
Provavelmente terei de pegar novamente no freecad, por é gratuito.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #22 em: 18 de Abril de 2025, 16:35 »
Olá  :)

Apresento aqui a evolução do bixo

1ª tentativa de criar o mecanismo usando chapas:

Como oscilava um pouco, decidi trocar as chapas por perfil de alumino 1.5mm:

Sucesso, bem mais linear o movimento.

Distribuição do hardware dentro da caixa:

Tive de fazer algumas alterações ao ferro de soldar, ainda o acho um pouco fraco para o propósito (30W 12V),
apliquei-lhe uma NTC para medir a temperatura, e uma passagem direta do liquido dentro dele. (erro meu)
Medi com um termômetro e o ferro chegou aos 300ºC passado 3 minutos, vou aplicar um tubo à volta deste ferro para que o liquido evapore melhor com o tempo em vez de ser instantâneo, deverá também ter um isolamento térmico com o exterior.

Como aprendemos com os erros, este foi mais um caso de insucesso, existem algumas alterações em curso e sei que vai funcionar,
já fiz mais difícil e improvável que isto, no final, funcionou  ;D

Offline josecarlos

• Mini Robot
  • *
« Responder #23 em: 19 de Abril de 2025, 15:32 »
never give up👍

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #24 em: 26 de Abril de 2025, 13:51 »
Novo ferro de 100W maxmat, a ponta de cobre (d: 7.5mm) foi furada para que o tubo passe dentro dela:

Usei um tubo de cobre de 1 metro, diâmetro 3mm, pelo ALI ficou-me em 3 euritos  :P
Se funciona, bem... talvez fora de casa, aquilo cria uma fumaça exagerada, antes assim, agora tenho de fechar o ferro com massa refrataria, a ventoinha atrás deverá manter o locar fresco durante o funcionamento, e pouco depois.

Bom fim-de-semana a todos :)
JoseCarlos, bom domingo ;)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #25 em: 22 de Maio de 2025, 20:56 »
Olá

Tenho feito algum trabalho nesta caixa, a alimentação estava-me a fazer confusão por ter de ser 12V e 230VAC a entrar.
Após procurar de fontes que tenho por aqui, encontrei uma de impressora, saída 24V 1A, o controlador de tensão baseia-se no TL431,
alterei então a resistência que determina a referencia a este IC, passando para 12V 2A, já testado sem problemas.
Esta placa de alimentação ficará dentro da mesma caixa, havendo apenas uma unica alimentação de 230V para tudo.

Depois da fonte o espaço ficou reduzido e tive de alterar a disposição de quase tudo.

Este é o controlador, complicou um pouco, tem fichas para:

- DC in 12V
- DC out 12V/5V
- Elevador up/down com sensores de fim de curso
- Termistor para mediar a temperatura
- Pump
- Heater (a relé encontra-se na placa da fonte)
- Fan
- 3 Switchs para controlo manual
- ISP por baixo da caixa

Como sobraram alguns pinos, decidi colocar-lhe um mostrador 7 segmentos
Estas funções já foram todas testadas e estão operacionais, neste momento estou a tratar do tanque para o liquido, nada de especial.  :)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #26 em: 23 de Maio de 2025, 15:09 »
Acabei o tanque, ficou com pouco mais de 10ml, parece pouco, mas conseguiu gerar um fumo bem denso em duas divisões com menos de 1ml gastos.
Tive de abrir as janelas para dissipar um bocado, tem pouco cheiro, há quem coloque aromas... vejo isso mais tarde  :P

Offline josecarlos

• Mini Robot
  • *
« Responder #27 em: 23 de Maio de 2025, 19:11 »
Já vai tomando forma 👍

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #28 em: 24 de Maio de 2025, 19:02 »
Já vai tomando forma 👍
Sim, o mais difícil está feito  ;D
Faltam alguns pormenores, estou a demorar demasiado tempo com este projecto, comecei com uma ideia e fui acrescentando até funcionar como queria.

A impressora 3D foi um passo gigante, sem ela, estaria a cortar placas de metal e ainda demorava mais tempo.
Meu receio foi da temperatura do ferro, atingir 300º numa caixa de plástico é má ideia, mas como a ajuda de uma ventoinha e o uso de massa refrataria, acaba por isolar bem.

Estou apenas a aquecer  8)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #29 em: 30 de Maio de 2025, 23:11 »
Pequeno teste da máquina de fumo:

No final vou gravar o vídeo na rua ou numa área maior, apesar de não ter cheiro, é demasiado denso.

ps: Consegui acertar com a densidade do fumo, ao aumentar a percentagem de água, fica mais visível sem difundir tanto a luz.
« Última modificação: 03 de Junho de 2025, 16:12 por dropes »