collapse

* Posts Recentes

Cerca eléctrica por SerraCabo
[14 de Junho de 2025, 23:26]

Alguém arranja motores? por almamater
[10 de Junho de 2025, 22:34]

Condensador 4.7uF 0603 por brunus
[09 de Junho de 2025, 15:52]

+ LASERs por dropes
[30 de Maio de 2025, 23:11]

Lenovo IdeaPad 3 Não liga por jm_araujo
[07 de Maio de 2025, 19:10]

Identificar Diodo Zenner por filjoa
[01 de Maio de 2025, 23:07]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Autor Tópico: Lenovo IdeaPad 3 Não liga  (Lida 1118 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Lenovo IdeaPad 3 Não liga
« em: 07 de Maio de 2025, 12:56 »
 :)  Como me pode estar a escapar algo pergunto se têm alguma ideia do que possa estar  causar o problema.

Desde o "apagão" este Lenovo ficou às escuras  ;D, não liga, não tem nenhuma luz com ou sem bateria ligada.

O carregador tem ~20V na saída, a Bateria está nos ~7V (que é o normal) mas na board não encontro qualquer tensão (em condensadores etc.)..

Como não sei se isto está na garantia ou não, não quis estar a descolar autocolantes e coisas assim..

Tem um botão de Reset mas não faz nada.. já desliguei também a pilha CMOS mas nada..

Acham que possa ser BIOS corrompida?

Reparei apenas que se ouve uma estática cíclica se ficar a carregar no botão de Power (ou se a bateria estiver ligada), parece que quer arrancar qualquer coisa mas não arranca..

O modelo da board está por baixo de um autocolante, apenas tenho esta refª visível: "5B21J30192"

Ah, acho que há fusível à vista mas está bom, mas também não lhe está a chegar qualquer tensão..  ::)

Ainda não testei com um carregador diferente, mas acredito que este esteja bom, ao carregar no botão de Power da board ele não se desativa (o que podia dizer que algo estava em curto ali, digo eu), os ~20V continuam presentes..

P.S.: Testei agora com um carregador universal e que tem um LED de Power-On, e esse led fica a piscar se ligar o jack ao portátil, parece que algo está em curto e que fica em loop a ligar\desligar, se remover o jack pronto, fica com o LED ligado.
« Última modificação: 07 de Maio de 2025, 13:21 por almamater »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Re: Lenovo IdeaPad 3 Não liga
« Responder #1 em: 07 de Maio de 2025, 14:46 »
Entretanto confirmo que algo está em curto, daí não ter nenhuma tensão na board.. o carregador automaticamente desliga\liga.

A melhor forma de detetar o componente com defeito é injetar uma tensão baixa e ver se alguma coisa aquece certo? Eu desconfio da parte de cima da board, deve ser um componente destes, já que estão todos os condensadores com continuidade ao GND..

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Lenovo IdeaPad 3 Não liga
« Responder #2 em: 07 de Maio de 2025, 19:10 »
Fonte com limitação de corrente, limitada a 1A , ligar na entrada e procurar o que está a aquecer. Álcool é fixe que evapora mais rápido onde estiver quente  pode-se subir ate 2A ou 3A se estiver difícil de encontrar, mas sempre gradualmente..

Normalmente é condensadores ou IC de gestão da bateria
« Última modificação: 07 de Maio de 2025, 19:12 por jm_araujo »